Pronatec abre inscrições para cursos gratuitos em São Pedro nesta terça-feira (17)

Vagas são para salgadeiro, padeiro e cozinheiro


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abriu inscrições para cursos gratuitos de Salgadeiro, Padeiro e Cozinheiro, nesta terça-feira (17) em São Pedro da Aldeia. O atendimento aos candidatos será feito na sede do Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Como pré-requisito, o interessado deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) do Governo Federal. No ato da inscrição, é necessário apresentar documentação pessoal e número do NIS.

Para os cursos de Padeiro e Cozinheiro, os candidatos devem possuir 18 anos completos. Já para o curso de Salgadeiro, a faixa etária é de 16 anos. No ato da inscrição, o candidato menor de idade deve apresentar ainda os documentos de identidade e CPF do responsável. Além do número do NIS, os interessados devem apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

O início dos cursos está previsto para o mês de junho. Ao todo, serão destinadas 25 vagas por turma, nos períodos da manhã (Salgadeiro), tarde (Padeiro) e noite (Cozinheiro). As aulas acontecerão na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Pedro da Aldeia – a unidade de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Os alunos também receberão uma ajuda de custo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sagat.cursos@gmail.com.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia, Dimas Tadeu, os cursos profissionalizantes vão atender a uma demanda de mercado crescente – a do setor de gastronomia.

“Neste momento em que observamos uma realidade de desemprego, estamos recebendo três cursos do Pronatec, possibilitando ao nosso munícipe, dentro do público-alvo, uma alternativa de trabalho e renda. Esta é uma oportunidade excelente, principalmente por ser na área de alimentação. Hoje, o mercado de trabalho tem sido grande para linhas de restaurante e estabelecimentos do ramo alimentício. Outra alternativa muito procurada para a geração de renda tem sido através da produção própria, como salgadeiros e panificadores, que são negócios em crescimento na região”, destacou.

Categorias: São Pedro da Aldeia Educação

Fotos da notícia




Outras notícias