Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio elege novos membros nesta sexta (20)

Elaboração do Plano de Cultura de Cabo Frio gerou debates acalorados na cidade


Nesta sexta-feira (20) o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb vai sediar o IV Fórum Municipal de Cultura, que acontecerá das 9 às 14h. Durante o evento serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio, sendo nove titulares (e outros nove suplentes) pela sociedade civil, representando segmentos como artesanato, artes cênicas e teatro, áudio plásticas e visuais, blocos e Escolas de Samba, cultura afro, dança, literatura; música e LGBT. O prazo de inscrição dos candidatos terminou no último dia 6, e a lista dos considerados aptos (e inaptos) está disponível no site da prefeitura (https://bit.ly/2JIlXjf) desde o último dia 9 de abril.

A apuração dos votos acontecerá no mesmo dia do IV Fórum Municipal de Cultura, com proclamação dos conselheiros titulares e suplentes eleitos por seus respectivos segmentos. Todo o processo eleitoral está descrito no edital disponível no site da Prefeitura, na seção “Comunicados” (https://goo.gl/655brJ). Em caso de empate, vence o candidato que tiver mais tempo de atuação no seu segmento, seguido do mais idoso, caso persista.

O Fórum Municipal de Cultura é uma etapa que antecede a realização da IV Conferência Municipal de Cultura de Cabo Frio, confirmada para o dia 3 de maio, das 14h às 20h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, e que terá como tema "Cultura Como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico em Cabo Frio, no Estado e no Brasil".

 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE CULTURA DE CABO FRIO GEROU CRÍTICAS E DEBATES ACALORADOS NA CIDADE

A elaboração do Plano de Cultura de Cabo Frio gerou debates acalorados na cidade. Algumas pessoas do meio artístico cabo-friense se manifestaram contrários a determinadas decisões da atual gestão da Secretaria de Cultura do município, criticando pontos sobre a formulação do Plano Decenal de Cultura e a realização da IV Conferência Municipal de Cultura, que ocorre no dia 3 de maio, das 14h às 20h, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

Um dos mais insatisfeitos é José Facury, ex-secretário de Cultura de Cabo Frio e que deu início ao projeto de criação de um plano de Cultura para o Município, elaborado por anos junto ao meio artístico local, mas que não foi levado adiante após sua saída do cargo de secretário.

De acordo com Facury, além de engavetar o plano deixado praticamente pronto por sua gestão, a atual equipe da Secretaria de Cultura resgatou o projeto de forma equivocada, sem seguir os parâmetros necessários.

Com relação à IV Conferência Municipal de Cultura, que será promovida no dia 3 de maio, Facury também não poupou críticas:

“Para começo de conversa, não se trata da quarta conferência, e sim a terceira. No entanto, existem pontos mais grave. Além de não ter sido convocada com a participação da sociedade civil ou o conselho que está em processo de eleição, também há a falha de ter sido marcada no mesmo dia e horário da Conferência Regional da Baixada Litorânea, agendada previamente pela Secretaria Estadual de Cultura em São Pedro da Aldeia. Trata-se de uma atitude grosseira e irresponsável, que vai de encontro a todas ações integradas que almejamos na região e no Estado. Eu, como Conselheiro Estadual de Cultura, só tenho a lamentar” - disparou.

 

Programação do IV Fórum Municipal de Cultura (20/04):

9h: Credenciamento

9h30: Abertura da plenária geral e leitura do edital

9h50: Explanação sobre os eixos da Conferência de Cultura

10h10: Apresentação dos candidatos e indicação dos fiscais para cada segmento

10h30: Plenária dos segmentos

14h: Plenária final com registro do resultado e encerramento

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias