A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session772b4718662ac2b59c3bcba5c5aca095d5cddead): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Astrônomo faz palestra sobre o tema em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Astrônomo faz palestra sobre o tema em Cabo Frio

O projeto "Astronomia no Museu" terá palestra sobre "Asteroides: viajantes cósmicos” e observação de astros.


Cabo Frio está na rota internacional dos eventos científicos e de astronomia. O projeto “Astronomia no Museu”, que acontece bimensalmente, há dois anos, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), nesta sexta-feira (13), às 18h. A edição deste mês de abril será especial e vai celebrar o “Asteroid Day Brasil 2018” em todo o estado do Rio de Janeiro. Faz parte da programação a palestra “Asteroides: viajantes cósmicos”, ministrada pelo astrônomo do Planetário da Gávea, Naelton Araujo, e observação de astros. O evento é gratuito e aberto ao público.

Este é o terceiro ano do movimento “Asteroid Day Brasil”, um evento de cunho internacional com o apoio da ONU e diversas entidades internacionais de pesquisa do espaço e Astronomia, dentre elas a NASA (agência espacial dos Estados Unidos) e ESA (Agência Espacial Européia). Foi criado por um grupo encabeçado pelo astrofísico Brian May, guitarrista da banda de rock Queen. “A programação é anual e traz discussões sobre a temática dos asteroides, suas origens, tipos, categoria, história, pesquisa, nomenclatura, e tudo sobre as pesquisas desses corpos celestes e sua importância e influência no sistema solar, e nossa vida aqui na terra. Acontece em várias partes do mundo em dias diferentes”, explicou o coordenador do projeto “Astronomia no Museu”, Marcelo Fernandes.

O Dia do Asteroide é comemorado em 30 de junho, porque nessa data, em 1908, na Sibéria, aconteceu a mais brutal e impactante queda de asteroide que se tem conhecimento. O projeto Astronomia no Museu vai iniciar a celebração no dia 13, mas outro evento está programado para junho.

A palestra “Asteroides: viajantes cósmicos”, fala sobre a composição do Sistema Solar.  Segundo o palestrante, Naelton Araújo, “o Sistema Solar é composto do Sol, que concentra cerca de 90% da massa, e uma quantidade enorme de astros menores sem luz própria: planetas, planetas-anões, asteroides e cometas. Dentro desse contexto será possível aprender sobre os astros e tirar dúvidas sobre o assunto”.

O palestrante Naelton Araújo é astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, do Planetário da Gávea e mestre em Educação, Gestão e Difusão em Ciências. Também é curador do Cineclube SciFi e idealizador do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST). Naelton foi operador de satélites por 10 na Embratel e atualmente compõe a equipe do Podcast SciCast. Possui especialização em Radioastronomia e experiência em Mecânica Celeste, História da Astronáutica e Ficção Científica.

Cada encontro do projeto “Astronomia no Museu” é uma palestra diferente ministrada por grandes nomes da área científica, e sempre após as discussões, quando as condições meteorológicas permitem, o público segue para observação de astros em evidência por trás das lentes do telescópio, disponibilizado pela organização do evento. O evento é realizado pela Rede Rio Astronomia em parceria com a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e o Mart.

O Mart fica localizado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. A Rede Rio Astronomia disponibiliza o telefone (22) 99914-3052 para outras informações.

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias