BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (10)

Os climas: pesado na Câmara São Pedro da Aldeia, frio em Arraial do Cabo, nem tão amistoso em Búzios; Rafael Peçanha de olho nos gastos do Executivo; Contas de Alair Corrêa seguem fora da pauta da Câmara; O niver da Grasi; UPA reformada em Araruama; E muito mais...


BATE BOCA EM SÃO PEDRO

A sessão extraordinária da Câmara de São Pedro foi marcada por bate-boca entre vereadores. Tudo por causa das contas de 2014 do prefeito Chumbinho. O presidente da comissão de Finanças, vereador Zezinho Martins, após ser encaminhado pelo presidente Bruno Costa para votação, revelou que não poderia dar seu parecer, porque apesar de ter se esgotado prazo de 60 dias, ele não conseguiu apreciar a documentação disponibilizada. Vale ressaltar que o TCE já havia aprovado. Houve uma ressalva que foi zerada. Devolvido aos parlamentares, Bruno decidiu colocar em votação, mesmo sem o parecer, conforme prevê o regimento. Zezinho não gostou. E quando Zezinho não gosta, ele implica firme: “Acho muita incoerência apertar o prazo para o meu parecer nesse monte de folhas, quando não são apertadas para dar o parecer outras matérias que não cumpriram prazo de 15 dias”, debochou ele, mandando uma indireta direta aos vereadores Ediel e Naldinho com relação ao loteamento da Remu que está paralisado.  

 

 

 

 

PARECER SEPARADO

A vereadora Claudinha entrou no circuito e pediu que fosse lido um parecer em separado emitido por outros membros da Comissão. Zezinho leu, mas gostou menos ainda. Bruno colocou em pauta mesmo debaixo de protestos de Zezinho. Entre um voto e outro, novos bate-bocas. Vitinho reclamou da falta do parecer da presidência da comissão. E Bia de Guga protestou pela falta de comunicação para o encaminhamento na sessão extraordinária. Foi então, que surpreendentemente, Zezinho propôs que as contas de 2016 entrassem juntas na pauta. No entanto, está última, teve parecer contrário do TCE. “O plenário é soberano. Não somos base do governo? Coloca em votação as duas”, insistia Zezinho. Mas Bruno não aceitou e manteve-se irredutível, alegando que hoje seriam apreciadas somente as contas de 2016. Zezinho se enfezou: “Não é o que o senhor quer. Essa casa é soberana. Vossa Excelência não vai me calar. Eu sou favorável a aprovação das duas. O senhor tem que votar meu requerimento oral”, disparou o vereador do solidariedade”. Ninguém entendeu nada. Muito menos quem acompanhou pelo youtube.

 

 

 

                                                                                       

                                                                                       CONSPIRAÇÃO FINAL
Mas apesar de Zezinho e Vitinho terem demonstrado bastante disposição de votar logo as contas juntas (2016 e 2014), presidente da Câmara, Brunão Costa, não aceitou pressão nem apelação. E no final, somente as conta de 2014 foram apreciadas e aprovadas por nove votos favoráveis. Apenas Zezinho se absteve. Depois da sessão, Naldinho, Claudinha e Ediel ficaram toda  tarde reunidos no gabinete. O trio parece estar fechadinho e decidido os rumos que vão tomar juntos. Isso seria um sinal de como serão votadas as contas de 2016? E agora Canhão?

 

 

 

 

 

 

PARA ONDE VAI O DINHEIRO?

O vereador de Cabo Frio, Rafael Peçanha, mandou ofício para o Executivo, solicitando um protocolo de intenções para o uso dos R$ 18 milhões provenientes da venda da folha de pagamento da Prefeitura. O edil pretende ficar no pé do governo, para fiscalizar como vai ser gasto o dinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AINDA NÃO ENTROU NA PAUTA

As contas do ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, referente ao exercício de 2016, não entraram na pauta de votação da Câmara desta terça-feira (10). Nos corredores da Casa Legislativa, o comentário é que a reprovação é certa. Mas a turma está de olho nos vereadores reeleitos. Acontece alguns tendem a votar pela aprovação das contas, já que faziam parte da bancada de apoio a Alair Corrêa. O restante devem seguir o parecer do TCE, pela reprovação das contas.

 

 

 

CLIMA FRIO EM ARRAIAL

Quem achou que a votação das contas do ex-prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, esquentaria os ânimos no Cabo, se enganou. Por lá o clima ainda está frio, quase congelado. Nem os fofoqueiros de plantão da cidade estão comentando o assunto. Estressados mesmo estão Andinho e Tequinho. Mas, como boa parte dos vereadores já foi da base de apoio aos ex-prefeitos, o resultado da votação ainda é uma incógnita.

 

 

 

 

 

 

PALCO PRAIANO

A Prefeitura de Arraial do Cabo obteve autorização para a construção de palco multiuso nas areias da Praia Grande. O secretário de Governo, Comunicação e Evento, Ronnie Plácido, foi quem articulou tudo e conseguiu a liberação junto ao ICMBio, APAC, na Secretaria de Meio Ambiente e com a Resex. A inauguração deve acontecer no dia 12 de maio, junto com o aniversário da cidade, e na programação ainda terá a apresentação de DJs e o show da banda Melin (Superstar). A construção do palco já começa nesta quarta-feira (10). O próximo passo é construir outros dois palcos, um em Figueira e outro nas Prainhas do Pontal.

 

 

 

 

CLIMA NÃO TÃO AMISTOSO

Em Búzios, o comentário na Rua das Pedras, é que o clima na Câmara, entre os governistas, não anda tão amistoso assim. Parece que uma briga interna, envolvendo dois edis, um que desde o início do mandato é da base governista e outro que era do extinto G5 e foi para a base do governo meses atrás, tem crescido a cada dia.  Por falar em aliados do prefeito, um dos itens da pauta da sessão desta terça (10), da Câmara de Búzios, a Emenda 0039/2018, de autoria do vereador Valmir Nobre, dispõe sobre solicitar ao prefeito que assuma a gestão da Orla Bardot. Como assim gente? A orla Bardot por acaso não é pública? O que será que o edil quer com essa emenda?

 

 

CEM MESES PARA PAGAR

Ainda sobre a pauta da Câmara de Búzios... O Projeto de Emenda Modificativa, número 0001/2018, cujos requerentes são os vereadores Lorram Silveira, Adiel da Silva, Joice Costa, Josué dos Santos, Miguel Pereira, Nilton César e Valmir Nobre, dispõe sobre reduzir o parcelamento de débitos do município com o Regime de Previdência Social, para 100 (cem) prestações mensais, iguais e sucessivas. Esse assunto já rendeu muitas críticas, pois o governo quer parcelar a dívida dele com a previdência, deixando prestações para pelo menos outros três prefeitos pagarem. Vamos ver o que os vereadores vão alegar para sustentar a aprovação da pauta.

 

 

NIVER DA GRASI

Nesta terça-feira (10), a prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, completa mais uma primavera. Muita gente foi até ela para lhe desejar os parabéns. Na Praça Edila Pinheiro, a mais famosa da cidade, a turma está de olho e contabilizando quantos carros vão passar rumo à fazenda onde Grasi mora, para puxar o saco da prefeita. Dizem que estão anotando a placa e tudo. Mas só dizem...

 

 

EXTRAÇÃO ILEGAL DE TERRA

Ainda sobre Iguaba Grande. Uma loja de material de construção está sendo acusada de extrair terra ilegalmente. O caso foi denúnciado para a Unidade de Polícia Ambiental (UPAM) que está atuando no caso, que envolve o nome do vereador Adalberto. Não há mais informações sobre a ocorrência, que até o fechamento desta edição da coluna estava em andamento. 

 

UPA REFORMADA

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho, entregou a UPA reformada e pintada, conforme prometeu para a população. A cerimônia contou com a presença do secretário de estado de Saúde, Sérgio D’Abreu Gama. Além da UPA, a prefeita anunciou o início do projeto "consultório móvel", que vai levar especialistas para atender nos bairros, nos moldes do projeto "Sorriso Saudável. Para isso será utilizado um ônibus adaptado. Lívia concedeu entrevista à Intertv e disse que está fazendo de tudo para acabar com as filas do PAM. Ela disse, inclusive, que as pessoas não precisam mais ficar nas filas, pelo menos as que moram em bairros que possuem policlínicas. Nestas localidades, o agendamento pode ser feito na unidade de saúde

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias