BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (9)

As contas de Alair Corrêa, em Cabo Frio, e Andinho em Arraial do Cabo; Fofuras de Grasiella Magalhães; Impasse segue em São Pedro da Aldeia; A nova capitã do PP de Búzios; E muito mais...


PARECER CONTRÁRIO

As contas do ex-prefeito, Alair Corrêa, referentes aos exercícios de 2015 e 2016, já passaram pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Cabo Frio. E, em ambos os casos, receberam pareceres contrários à aprovação. Ou seja, os vereadores seguiram o Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). No caso das contas de 2016, o tribunal detectou 11 irregularidades, entre elas despesas, no total de R$ 86.775.714,45, sem o devido registro contábil e o prévio empenho; déficit financeiro no montante de R$ 202.725.240,18, ocorrido em 2016, ao término do mandato, indicando o não cumprimento do equilíbrio financeiro estabelecido por lei; e desrespeito ao limite de despesas com pessoal desde o segundo quadrimestre de 2015. Também foram registradas 17 impropriedades, 28 determinações e duas recomendações. O comentário na rádio corredor da Câmara é que as contas de Alair dificilmente serão aprovadas em plenário e ainda não há previsão para entrar na pauta de votação. Só um milagre para isso acontecer. Detalhe: essa situação pode colocar em risco os planos dele de se eleger deputado estadual.

 

 

AMPLA DEFESA

A votação das contas do ex-prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, foi adiada pelo presidente da Câmara. A apreciação da pauta seria realizada em plenário nesta segunda-feira (9), mas foi adiada para a terça-feira que vem (17). Um dos motivos é o direito de ampla defesa de Andinho. O presidente da Casa, Ayron Freixo, quer que o ex-prefeito tenha tempo para se defender, de forma que, dependendo do resultado, não venha questionar ou desqualificar a decisão do plenário. Na Praça do Cova, o comentário é que, na verdade, o que contribuiu para o adiamento da votação foi o carinho que algumas pessoas têm por Tequinho, que pode ser afetado caso as contas sejam reprovadas. Acontece que o ano de 2016, foi o que Andinho teve o diploma de prefeito cassado pela Justiça. O município então passou um mandato tampão de poucos meses, cujo prefeito foi Luciano Tequinho. Desta forma, as contas da breve gestão dele estão atreladas às de Andinho. E isso não é nada bom, já que a pauta chega na Câmara com o parecer prévio contrário do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Ou seja, os conselheiros do TCE orientam os vereadores a votarem pela reprovação das contas. Caso isso aconteça, os dois ficaram inelegíveis. Tequinho até tentou na Justiça o desmembramento das contas. Mas a juíza negou e ainda extinguiu o processo. Por tudo isso, a tensão é tão grande.

 

 

PREFEITO DE FOLGA

O breve período de folga do prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, começou nesta segunda-feira (9). Ele viaja com a família para os Estados Unidos e vai permanecer fora por 11 dias. Quem responde no lugar dele é o vice, Serginho Carvalho. E por falar nele, nesta manhã o prefeito em exercício recebeu a visita do deputado estadual, Iranildo Campos, do Solidariedade, em pauta eleições 2018 e projetos para Arraial do Cabo.

 

 

 

FOFURAS DE GRASI

Depois que a prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, recebeu o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e o presidente da Câmara cabista, Ayron Freixo, no fim da semana passada, a turma da Praça Edila Pinheiro ficou intrigada. Os dois foram até Grasiella para pegar a assinatura dela em documento que será entregue na Agenersa, solicitando a liberação de recursos para que a Prolagos realize as obras do cinturão de esgoto da Praia dos Anjos. Então a turma questionou: por que a prefeita não faz o mesmo, coloca ofício debaixo do braço e sai atrás dos demais prefeitos, para conseguir as obras de esgoto para a Lagoa de Araruama? Sabe como é, a turma ficou ressabiada ao ver que Grasiella foi tão fofa com Renatinho, mas não teve a mesma fofura com o abraço na lagoa.

 

 

EXPECTATIVA FRUSTRADA

Em Cabo Frio, a expectativa quanto à saída de Marquinho Mendes do cargo de prefeito, para concorrer nas eleições de outubro não se confirmou. O prazo para desincompatibilização para pessoas que ocupam cargos de chefe do Executivo acabou na última sexta-feira (6). As apostas eram que MM sairia da Prefeitura na expectativa de se eleger como parlamentar e, desta forma, reaver o foro privilegiado. Só que isso não aconteceu.

 

 

ANDERSON JÁ SE DESCOMPATIBILIZOU

Anderson Moura, de Araruama, já renunciou ao cargo de subsecretário de Estado de Turismo. Fez isso na sexta-feira (6), porque vai concorrer a uma vaga de deputado estadual pelo PP. Ele agora segue na pré-campanha política e nos últimos dias vem conversando com familiares e amigos, estudando o quadro econômico e social em que vive o estado e avaliando os desafios que terão os futuros deputados estaduais.

 

 

 

NO COLO DE JOICE

A vereadora de Búzios, Joice Costa, é a mais nova presidente do diretório municipal do PP. No sábado (7), foi empossada a nova diretoria do Partido Progressista, capitaneada pela edil. Mais do que isso, ela também é pré-candidata a deputada estadual. Estiveram na península para a posse da nova diretoria, o deputado federal Júlio Lopes, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), André Ceciliano.

 

 

IMPASSE CONTINUA

Em São Pedro permanece o impasse na questão do lote da empresa italiana Remu, no pólo industrial. Na tarde desta segunda-feira (9), os vereadores da comissão de Meio Ambiente da Câmara aldeense, Naldinho Linhares e Ediel Teles, se reuniram para tratar das próximas medidas que serão tomadas. Já no governo, a expectativa é que a Justiça se manifeste sobre o pedido de Mandado de Segurança, solicitado pelos advogados da Remu, até a quarta-feira (11).  Segundo o secretário de Governo de Chumbinho, Eron Bezerra, a expectativa é otimista.

 

 

SEM REPERCUÇÃO

Não foi grande a repercussão da filiação de Chiquinho da Educação ao PSD. Ele ingressou no partido na semana passada e vai concorrer a uma vaga no Senado. Nas redes sociais, a postagem da filiação não chamou muito a atenção, pelo menos no perfil de Chiquinho. Já no de Marcelo Amaral, que também foi para o PSD, a repercussão foi maior, com mais curtidas e comentários e compartilhamentos. A julgar pelo Facebook, pode-se dizer que Marcelo Amaral está com a popularidade em alta, ao contrário do marido da prefeita Lívia. Mas ainda é cedo para fazer afirmações. Todos eles seguem trabalhando na pré-campanha. Amaral, inclusive, já anunciou que quem está à frente do processo de construção da pré-candidatura dele a deputado estadual é o vereador Zé Antônio da Agrijar.

 

REUNIÃO ABERTA DO PSOL

Nesta terça-feira (10), o PSOL de Cabo frio realiza a primeira reunião aberta do ano, com o objetivo de conhecer os novos membros e simpatizantes do partido na cidade. Será uma reunião/confraternização no Teatro Quintal, que fica na Rua Américo Ferreira da Silva, número 3, no Parque Burle.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias