RESGATE DA INFÂNCIA / Torneio de taco na lata leva diversão para o Jacaré, em Cabo Frio, na tarde deste domingo (8)

Competição que resgata uma das brincadeiras mais tradicionais da infância de antigas gerações terá premiações para os três primeiros colocados, e promete levar muita alegria para as ruas do bairro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento


Neste domingo (8), a partir das 14h, a Rua do Pomar, no Jacaré, em Cabo Frio, recebe a segunda edição do Torneio de Taco na Lata.

A competição, que resgata uma das brincadeiras mais tradicionais da infância de antigas gerações, terá premiações para os três primeiros colocados, e promete levar muita alegria para as ruas do bairro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento.

André Luiz ‘Gugu’, um dos idealizadores e organizadores do torneio, destaca que o resgate de atividades ao ar livre e da interação entre jovens é de extrema importância e deve ser incentivado por todos, principalmente pelos pais.

“Sou da época em que o Jacaré não tinha nenhum tipo de calçamento, as ruas eram de barro, e mesmo assim, as crianças se divertiam bastante, de uma forma que não vemos mais hoje em dia. A ideia de promover esse tipo de torneio, que resgata essas brincadeiras tradicionais, surgiu justamente através de uma conversa entre um grupo de amigos de infância do bairro, moradores da Travessa 23 de Abril e Rua do Pomar. Nos questionamos: por que não existem mais crianças nas ruas jogando bola, taco na lata, pião, e bolinha de gude? Resolvemos mudar esse panorama e já fizemos torneio de taco na lata, carrinho de rolimã e pião, e pretendemos fortalecer e ampliar esses torneios, buscando cada vez mais participantes e apoiadores. Em breve, faremos mais um torneio de pião” – declarou Gugu.

COMO BRINCAR – O jogo de taco na lata, também conhecido como taco ou bete, é uma versão simplificada do baseball, onde duas duplas, formadas por lançadores e rebatedores, se enfrentam.

Para o campo, desenhe dois círculos com giz no chão distantes cerca de 8 a 15 metros uma da outra. Dentro dele ficarão as bases. À frente das bases ficam os rebatedores e atrás do limite das bases os lançadores.  Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, enquanto os rebatedores devem defender a base com o taco. Se o rebatedor acertar a bola, o lançador que a jogou corre para pegá-la. Enquanto, isso, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto. 

Quando o lançador pega a bola, os rebatedores param de correr. Se a base for derrubada, os times trocam de posição. Se houver mais de duas duplas os rebatedores saem, os lançadores viram rebatedores e uma nova dupla ocupa os lugares de lançador. É possível incorporar outras regras para dar uma variada no jogo, como, por exemplo, o lançador quando alcançar a bola pode tentar ‘queimar’ um dos rebatedores do lugar onde está, se este for atingido estará eliminado do jogo.

Categorias: Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias