Hospital Dia e Pastoral da Aids realizam campanha de teste-rápido do HIV em Cabo Frio

Iniciativa marca o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce, celebrado neste sábado (dia 7).


No próximo sábado (07) é o Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV e uma ação para testagem do vírus e a sífilis será realizada àqueles que quiserem fazer o teste. A ação está sendo feita em parceria do Hospital Dia e a Paróquia Nossa Senhora Assunção, por meio da Pastoral da Aids. O teste será realizado no dia 06, sexta-feira, no consultório anexo à Matriz Auxiliar, das 9h às 15h, em Cabo Frio. O teste é gratuito e o resultado é fornecido em 30 minutos.

Dois enfermeiros farão a testagem na sexta-feira (6). Haverá também aconselhamento antes e depois da realização do teste. De acordo com Adriana Gonzalez, da Coordenação Administrativa, inicialmente serão colocados 80 kits para a ação, mas se for necessário mais unidades serão colocadas à disposição.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento assintomático, ou seja, antes que os sintomas apareçam. Isso é importante porque facilita a terapia. Qualquer tratamento tem mais êxito quando a doença é descoberta bem no princípio”, opinou Adriana.

Os serviços realizados pelo Hospital Dia são orientações para realização dos testes, tratamento e profilaxia de várias doenças. O teste rápido é feito na unidade, gratuitamente, e o resultado fornece diagnóstico para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, o hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus.

A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

“Nossa intenção é colaborar, abrir espaço para que mais pessoas tenham acesso à informação e ao teste. É necessário que a população perceba a importância de se informar sobre a doença, sobre os riscos de contaminação, de se fazer a testagem”, completou Carlos Roberto Santos, coordenador da Pastoral da Aids.

O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-3481.

 

SAIBA MAIS SOBRE O HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

A Aids é notificada se o indivíduo aparece no hospital com alguma doença oportunista (como câncer ou infecções) ou com a imunidade muito baixa; se, durante o tratamento dessas doenças, o paciente faz o teste de HIV e ele dá positivo, o caso é notificado como Aids.

Como transmite:

- Sexo vaginal sem camisinha
- Sexo anal sem camisinha
- Sexo oral sem camisinha
- Uso de seringa por mais de uma pessoa
- Transfusão de sangue contaminado da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
- Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados

Como não transmite
- Sexo, desde que se use corretamente a camisinha
- Masturbação a dois
- Beijo no rosto ou na boca
- Suor e lágrima
- Picada de inseto
- Aperto de mão ou abraço
- Sabonete/toalha/lençóis
- Talheres/copos
- Assento de ônibus
- Piscina
- Banheiro
- Doação de sangue
- Pelo ar

 

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias