BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (29)

Entregas das chaves do Minha Casa Minha Vida mantida; Sem recuos nas proibições aos ambulantes em Cabo Frio; Ex-prefeito cabista notificado pela Câmara; Abraço na Lagoa em Iguaba; Subsecretário de Ordem Pública baleado em Araruama; E muito mais...


MINHA CASA, MEU PESADELO

A entrega das chaves do Condomínio Monte Carlo, que fica na região do Jardim Esperança, em Cabo Frio, e que faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltou a causar dor de cabeça aos beneficiários nesta quinta-feira (29). Após o ministro das Cidades, Alexandre Baldy cancelar (mais uma vez) a vinda à cidade para a entrega das chaves das unidades habitacionais, prevista para este sábado (30), moradores contemplados no programa interditaram a Avenida Wilson Mendes, na altura do Mercado de Peixes de Cabo Frio, como forma de protesto contra a decisão. Em pouco tempo, a manifestação repercutiu nas redes sociais, e acabou sensibilizando o deputado Júlio Lopes, que após contato com o ministro, conseguiu reverter a decisão e manter a entrega das chaves para este sábado (30), para alívio de centenas de famílias que finalmente poderão realizar o sonho da casa própria. Quem também se articulou e pôde respirar aliviado foi o prefeito Marquinho Mendes, que conforme revelaram assessores, quase teve um infarto quando soube do novo cancelamento. 

 

 

 

SEM RECUOS

Apesar dos ambulantes de Cabo Frio alegarem que a proibição quanto ao uso de botijão de gás na areia das praias da cidade é arbitrária e não seria uma determinação do Ministério Público (MP), o secretário da Cidade, Cláudio Bastos, rechaça. Ele alega que a Prefeitura está apenas cumprindo a determinação do MP e do Corpo de Bombeiros. Ele destacou que a negociação está correndo há mais de 100 dias e disse que os ambulantes não estão sendo impedidos de trabalhar, pois têm a possibilidade de escolher qualquer um dos outros segmentos liberados. Cláudio reafirmou ainda que a Prefeitura não pretende recuar na decisão. Ou seja, com ou sem protesto, a proibição para o uso de botijão de gás nas praias de Cabo Frio continua.

 

 

FINALMENTE NOTIFICADO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Andinho Cardoso, finalmente foi notificado pela Câmara. Os procuradores estavam atrás dele há pelo menos duas semanas. O ex-prefeito teve suas contas de 2016 rejeitadas e o MP está abrindo inquérito para investigar contratação acima do permitido, além de outras despesas feitas às vésperas de deixar o governo. Na Praça do Cova, a turma comentava que para conseguir pegar aquela assinatura, deu trabalho. A procuradora, segundo disseram, esteve de manhã na casa dele, foi recebida pelos pais de Andinho com café e água gasosa, mas teve que aguardar o dito cujo consultar os advogados para saber se poderia assinar a notificação. Mas somente de tarde, quando retornou, foi então que Andinho deu seu aguardado autógrafo. As contas dele serão analisadas pela Câmara cabista no dia 9 de abril.

 

 

PEC 57

O deputado estadual Janio Mendes participou nesta quinta-feira (29), Fórum Regional de Procuradores Municipais, promovido pela ANPM, na sede da OAB no Rio de Janeiro. No evento, ele fez a defesa da PEC 57, que prevê a realização de concurso público para procuradores nos municípios fluminenses. Segundo o parlamentar, a PEC conta com apoio integral da ANPM.

 

 

 

ABRAÇO À LAGOA

Em Iguaba Grande, neste fim de semana, vai ocorrer o abraço simbólico na Lagoa de Araruama. O objetivo é cobrar das autoridades soluções efetivas e não mais paliativas, para o despejo de esgoto na laguna, cartão postal da cidade. O movimento está previsto para ocorrer no próximo domingo (1º), às 9h, na orla do Centro. Segundo os organizadores, a adesão ao movimento é grande e é esperado grande número de pessoas no domingo de páscoa. Na Praça Edila Pinheiro o comentário é que, “quem ama a cidade e não está "proibido" vai ao evento. A turma está falando que Grasiella está revirando a cidade tentando descreditar o movimento. Os organizadores, porém, destacam que o abraço à lagoa será um ato apolítico. Na programação consta o abraço simbólico, seguido de caminhada até a estação de tratamento de esgoto, onde será realizado um aulão explicando para os participantes sobre os fatores principais que contribuem para a degradação da laguna. Vale a pena participar.

 

 

DE OLHO NOS REMÉDIOS

A vereadora de Búzios, Gladys Costa, não perde uma e atenta aos atos do Executivo, foi conferir a entrega dos medicamentos no almoxarifado da Secretaria de Saúde, conforme previsto em publicação feita n Boletim Oficial. Agora a edil promete ficar de olho na entrega dos medicamentos para a população e, principalmente, para garantir que os remédios recém entregues não sejam desviados, queimados ou “qualquer outra coisa”, conforme as próprias palavras usadas pela vereadora em postagem no Facebook.  Com isso, Gladys ganha destaque e dispara nas pesquisas. Não é à toa que tem ex-prefeito se mexendo mais, patrocinando postagens nas redes sociais, na tentativa de recuperar a popularidade que tinha antes de ser engolido pela vereadora.

 

 

DOBRADINHA DO PP

Nesta quinta-feira (29), o deputado federal Júlio Lopes fez uma visita à redação do Portal RC24h, juntamente com Anderson Moura, subsecretário de Turismo do Estado do Rio, Alcimar e Alan Silva, da executiva do PP de Cabo Frio, e Sérgio da Kisabor. O objetivo do parlamentar foi se apresentar para a equipe do Portal e comunicar que Anderson e Alan são pré-candidatos a deputado estadual, fazendo dobradinha com Júlio Lopes nas eleições deste ano.

 

 

SUBSECRETÁRIO BALEADO

Em Araruama, na véspera do feriado da Semana Santa, o comentário foi o subsecretário de Ordem Pública da cidade, Cláudio Lopes Moura, que é 2º sargento da Polícia Militar, foi baleado em confronto com bandidos no bairro Bananeiras, na noite de quarta-feira (29). Ele estava na diligência que foi averiguar denúncia informando sobre uma quadrilha que estava praticando roubos na cidade. O secretário Municipal de Ordem Pública, 1º sargento Magalhães, também participou da ação que acabou com a detenção de quatro homens. O sargento Moura levou um tiro de raspão em um dos braços, foi atendido na UPA e passa bem.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias