A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session4175cbdb4a84f75549d6e84185bc92763dce3e0e): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H - VINÍCIUS MARQUES: Será que está na hora de formatar o meu computador? | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H - VINÍCIUS MARQUES: Será que está na hora de formatar o meu computador?

Em alguns casos a formatação será a única solução para se livrar de certos problemas.


Com o passar do tempo, os computadores costumam apresentar certas intermitências, que dificultam as atividades do usuário. É claro que esse não é o único fator que torna o funcionamento dos computadores falho. As condições de armazenamento, o tempo e a forma de utilização também influenciarão nessa decisão. Por isso, é sempre importante tomar certos cuidados com o seu computador.

Quase sempre, em situações muito críticas, será necessário realizar a formatação do computador. Casos como infestações de vírus, sequestro de dados ou pane geral – a famosa Tela Azul da morte – são alguns exemplos.

Para evitar equívocos é importante entender os principais fatores que levam os computadores a serem formatados, identificando alguns sinais será mais fácil acionar a seu técnico para solucionar o caso.

 

Restaurar ou formatar um computador?

Na prática, estes dois conceitos são bastante diferentes um do outro.Cada um deles é indicado para casos diferentes. Formatar um computador implica em apagar totalmente o seu conteúdo, sendo necessário reinstalar seu sistema operacional do zero; imagens, fotos e documentos são eliminados, e não podem ser recuperados novamente.

A formatação é o último recurso para solucionar os problemas dos computadores, caso nenhuma outra ação seja capaz de resolvê-lo. Principalmente em caso de computadores que já possuem mais tempo de uso.

O usuário também pode optar apenas por restaurar o computador. Essa é uma decisão menos radical, antes de pensar em formatar a máquina. Nessa situação, o sistema operacional voltará as configurações de fábrica iniciais e os arquivos armazenados no dispositivo serão mantidos.

A restauração é indicada para máquinas com até dois anos, que ainda estão em plena condição de uso. Essa é uma forma de fazer uma “limpeza” que deixará o seu computador mais ágil novamente.

 

Quando formatar o computador?

Existem dezenas de razões que levam um computador a ser formatado. Entre alguns dos motivos mais comuns estão:

· Infestação de vírus ou sequestro de dados;

· Venda e/ou doação do computador para terceiros;

· Pane geral do sistema operacional;

· Lentidão ao utilizar o computador;

· Quando a restauração da máquina não foi suficiente para resolver o problema;

· Atualizações de sistema malsucedidas;

· Troca de hardwares.

Nas empresas, principalmente, o mais indicado é contar com o apoio de um técnico nesse momento. Eles poderão avaliar se a formatação é realmente a ação mais indicada.

 

Cuidados na hora da formatação do computador

 

Antes de iniciar a operação para formatar um computador é preciso listar todos os programas necessários. Esse é um passo importante para que o usuário possa voltar a usar o seu computador como antes. Algumas aplicações são indispensáveis independentemente de quem for utilizar a máquina: Pacote Office, navegadores, drivers para impressora ou scanner. Com base nas atividades para as quais o computador for destinado, outros programas serão necessários. Um Designer Gráfico com certeza precisará de softwares para edição de imagem e vídeo. Enquanto um profissional financeiro, deverá fazer uso de sistemas de faturamento e bancários.

Nunca esqueça também que os sistemas operacionais são pagos – como o Microsoft Windows, por exemplo. Talvez seja necessário reinserir sua licença, para que ele possa ser ativado. Então, certifique-se que esse número esteja em mãos.

Outro ponto extremamente importante antes da formatação, é realizar um backup completo de seus dados. Além de garantir a segurança de seus arquivos, caso haja algum contratempo durante a formatação, você poderá utilizar o backup para reiniciar o processo.

 

É possível se prevenir contra uma formatação de computadores?

 

Infelizmente a resposta para essa pergunta não é positiva. Por mais precauções que o usuário possa tomar, com o passar do tempo, o momento de formatar o computador chegará. Por exemplo, as constantes atualizações de sistemas operacionais são uma das razões que tornam a formatação necessária.

Conforme os sistemas são atualizados pelos seus fabricantes – na maioria dos casos, em que uma nova atualização sobrepõe uma antiga – os programas acabam deixando “rastros”, que tornam os computadores mais lentos. Outros softwares, além dos sistemas operacionais, também costumam deixar esses rastros.

Essa lentidão, quase sempre, é imperceptível no começo. Porém, conforme mais e mais atualizações ocorrem, ela passa a ficar evidente. Essa queda de performance, mais cedo ou mais tarde, irá se apresentar, mesmo em computadores modernos e com sistemas atuais. Logo, como não é recomendável não fazer as atualizações periódicas, esse problema um dia chegará.

É comum que as atualizações de drivers também causem lentidão. Principalmente quando não são testadas exaustivamente pelos fabricantes, gerando efeitos colaterais indesejáveis.

Restaurar o computador periodicamente é uma alternativa, que, possivelmente, pode postergar a formatação.

 

Quando formatar e quando trocar de computador?

 

A evolução dos sistemas operacionais traz funcionalidades extremamente sofisticadas e úteis para os usuários. Em contrapartida, essas melhorias acabam exigindo muito mais do processamento da máquina (memória, disco, processador e etc.).

Os computadores mais antigos – entre 5 e 7 anos – têm dificuldade de suportar toda essa carga de processamento. A forma de demonstrar esse empecilho é ficando mais lento, com o passar do tempo. A essa altura, mesmo com uma formatação, a capacidade original do computador não será recuperada. Logo, será preciso escolher entre continuar com o sistema operacional antigo ou trocar de computador.

 

Posso formatar computadores por conta própria?

 

A formatação de computadores é um processo possível de se realizar por conta própria. Entretanto, esse é um procedimento demorado e trabalhoso. Ele facilmente pode apresentar problemas que um usuário, sem conhecimento necessário, não será capaz de resolver.

Por isso, o mais recomendado é contar com a ajuda de um profissional especialista de tecnologia. Principalmente no caso de empresas, que podem sofrer graves consequências ao menor descuido. Assim sendo, deixe esse trabalho nas mãos de um técnico especializado. Além de ser muito mais seguro, você poderá ficar tranquilo para se dedicar às suas atividades diárias. Na Viniglobal Soluções em informática o custo desse serviço varia entre 50,00 e 100,00 já com o backup dos arquivos.

 

 

 

 

Vínicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22)99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24H

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias