Mutirão de limpeza retira quase uma tonelada de resíduos da Lagoa de Juturnaíba

O manancial de Juturnaíba é o maior da região e responsável pelo abastecimento de oito municípios.


Cerca de 200 voluntários retiraram quase uma tonelada de lixo da lagoa de Juturnaíba, no evento SOS Lagoa, que aconteceu na cidade de Araruama, em celebração ao Dia da Água. Foram retirados resíduos como; sacos plásticos, garrafas pet, latas e até pneus e guarda-sol. Na ação foi plantado mudas de ipê amarelo, aroeira, pau-ferro e pau-brasil no entorno do manancial.

O manancial de Juturnaíba tem 48 km² de extensão, sendo o maior da região e responsável pelo abastecimento de oito municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. A represa está localizada sobre o Rio São João, formada pelos rios Capivari e Bacaxá, no limite entre os municípios de Araruama e Silva Jardim, e tem capacidade de reservação até 131 milhões de m³.

 

 

“A Lagoa de Juturnaíba é uma joia para a nossa região e precisa ser preservada para garantirmos o abastecimento para futuras gerações. Essas ações de educação ambiental são fundamentais para lembrarmos a população sobre importância de cuidarmos do meio ambiente e reforçar que este é esforço conjunto, um papel de todos” – comentou o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.

Os participantes receberam camisa e boné alusivos ao evento, que está na 10ª edição, e participaram de um churrasco de confraternização. A ação foi realizada em parceria entre as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba e a Prefeitura Municipal de Araruama. 

Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias