BÚZIOS / Campeonato Brasileiro de Windsurf começa nesta sexta (30)

Competição será disputada no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos, reunindo celebridades do universo olímpico da modalidade


Mais de oitenta velejadores de várias partes do Brasil estão em Armação dos Búzios durante este final de semana para a disputa do Campeonato Brasileiro de Windsurf, que acontece de sexta (30) a domingo (1º) no Búzios Vela Clube, na Praia de Manguinhos.

Vários competidores já estão no balneário desde o início da semana participando de uma série de simulações de regatas, largadas, treinos, palestras, vídeos e bate papos promovidos pelo velejador olímpico Ricardo Winicki, o Bimba, que escolheu Búzios como seu refugio e local de treinamento levando em conta, principalmente, as variações climáticas da cidade, que conta com mudanças súbitas de vento e ondulações.

As condições climáticas, normalmente encontradas nos meses de março e abril, são de temperatura ambiente e da água em torno de 28º C, com ventos variando entre 6 e 20 nós. Não é uma época de ventos muito fortes. Além da participação do tricampeão mundial da modalidade, o Bimba, atleta brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Pan-americanos e com cinco olimpíadas no currículo em 25 anos de vela, a competição vai contar  com presença do também velejador Fernando Pasqualin, medalha de bronze no Mundial de Raceboard, na Espanha, no ano passado, e técnico do velejador Bimba nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

A atleta olímpica Patrícia Freitas, ouro nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, em 2011, também confirmou sua participação. O americano Carson Crain já chega em Búzios essa semana para começar os treinamentos. O ex-aluno e hoje instrutor do Centro de Treinamento Olímpico Bimba Windsurf, Albert Carvalho, número um da modalidade em 2017, garante que a competição será bastante disputada em função da grande participação de velejadores de ponta do país.

Também ex-aluno e hoje instrutor do Centro de Treinamento do Bimba, o jovem velejador Daniel Pereira, de 18 anos, que representou Búzios e o Brasil nos dois últimos Jogos da Juventude, Nova Zelândia em 2017 e China, no passo passado, está treinando diariamente para seu bom desempenho na competição. Adrianno Azevedo, atual campeão do evento, já confirmou presença e vem defender o título com unhas e dentes. Renato Amaral, ex-atleta do Projeto Social e medalha de bronze no Mundial da Juventude fará parte da comissão de regatas.

 

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA - 30 de março 2017

10h50 - Fim das inscrições

11h - Reunião de Velejadores

12h - Regatas

17h30 – Limite para largada

19h - Jantar de confraternização – UNIQ BEACH LOUNGE, na Praia de Geribá

 

SÁBADO - 31 de março

11h – Regatas

17h – Limite para largada

18h – Confraternização – Búzios Vela Clube com chope Artesanal Trópica

 

DOMINGO - 1º de abril

10h – Regatas 

16h – Limite para largada da última Regata

18h - Entrega de prêmios e Encerramento no Chez Michou

*Matéria do êxito Rio

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias