COLUNISTA RC24H - SILAS BENTO: ATÉ QUANDO VAMOS VIVER ESSA BARBÁRIE?

"Os policiais estão sendo vítimas de uma crescente violência nas ruas que atinge a população de modo geral. Essa violência no Rio e no Brasil é consequência de desigualdades sociais e falta de políticas públicas, mas no Rio de Janeiro, chegamos a uma situação sem precedentes"...


Foi com muito pesar que recebi, nesta quarta-feira, a notícia de mais um policial militar morto no Rio de Janeiro. Desta vez a vítima foi o cabo Luciano Coelho, assassinado no centro de Cabo Frio, ao reagir a uma tentativa de assalto. Só este ano, já passam de 30, o número de policiais mortos no estado.

Essa situação reflete a pouca importância que o Estado e parte da sociedade dão aos agentes da lei. Todos dizem que estamos vivendo uma guerra, mas a verdade é que o Estado brasileiro está deixando matar e morrer. É como se essas mortes fossem inerentes a um processo, mas precisamos refletir e ver que todos nós estamos perdendo essa guerra para a violência.

Os policiais estão sendo vítimas de uma crescente violência nas ruas que atinge a população de modo geral. Essa violência no Rio e no Brasil é consequência de desigualdades sociais e falta de políticas públicas, mas no Rio de Janeiro, chegamos a uma situação sem precedentes. Não podemos deixar de falar também na guerra contra as drogas que é um fator preponderante para o aumento da criminalidade e da violência. É através dela que se obtêm recursos para a aquisição de armas de fogo e que se financiam as organizações criminosas no país.

Não podemos abrir mão da estratégia como método mais eficiente de combate à criminalidade sem o emprego da violência. Precisamos aproveitar essa intervenção federal na área da segurança para cobrar mais planejamento em segurança pública porque não vejo outra saída para essa crise que o estado vive.

Precisamos ter em mente que o único caminho para a diminuição da violência é a cidadania. E esta só pode ser vislumbrada com políticas urgentes de diminuição das desigualdades sociais, como educação de qualidade, saúde, saneamento básico, urbanização, cultura e lazer. Será que se o Rio de Janeiro tivesse investido os bilhões de reais, utilizados em segurança pública nos últimos anos, em políticas de inclusão social não estaríamos vivendo outra realidade hoje?

 

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias