Vídeo - Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, fazem protestos em Cabo Frio

Os moradores percorreram alguns veículos de comunicação da cidade para chamar a atenção das autoridades sobre o dilema vivido por eles. A Prefeitura de Cabo Frio informou que está mantida a entrega das chaves para o dia 31 deste mês.


Os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, Monte Carlo, fizeram protestos em frente à algumas rádios cabo-frienses reivindicando a entrada deles nos conjuntos habitacionais, na manhã desta sexta-feira (23).  Além do transtorno vivido pelos contemplados do programa de habitação do governo federal, que estavam com a entrada nas casas prevista para o dia 16, os beneficiários reclamam que terão de desembolsar um valor, que eles alegam não ter, para continuar a ter moradia, até que as chaves do programa habitacional sejam entregues.  A Prefeitura de Cabo Frio, afirmou que o Ministério das Cidades, confirmou a data de entrega das chaves para o dia 31 de Março.

 

 

O Programa Minha Casa, Minha Vida beneficia moradores com renda baixa. Muitos deles sobrevivem com valor ínfimo no orçamento para cuidar da família com até oito membros. Os futuros moradores alegam que estavam com caminhão de mudança pagos, muitos haviam transferido os filhos para a escola próxima ao conjunto habitacional e outros entregaram as casas em que viviam de aluguel para morar na sonhada casa própria. No entanto, um dia antes da entrega das chaves, prevista para o dia 16, a solenidade foi cancelada, o que pegou os moradores de surpresas e causou uma série de transtornos.

“ Nossos filhos estão sem escola pois pedimos transferência e não conseguimos nos mudar. Tem pessoas que perderam o emprego porque o patrão não quis pagar a passagem e a maioria está a ponto de ficar na rua porque ainda está na casa que morava de aluguel e sem dinheiro para pagar o mês. Precisamos de uma solução definitiva” pediu Charlayne Santos, moradora de Praia do Siqueira.

 

 

Os moradores seguiram em protesto, na manhã desta sexta (23),  pela rádio Ondas e depois foram até a rádio litoral, onde foram ouvidos, no programa Bom dia Litoral, do radialista Ademilton Ferreira. Na ocasião o secretário de habitação, Eduardo Leal, afirmou que está confirmado a data de entrega das chaves do Minha Casa, Minha Vida para o dia 31 deste mês. “ Chegamos a data limite. Agora com a vinda do ministro, Alexandre Baldy, ou não, os moradores vão receber as chaves” – afirmou o secretário.

 

Previsão de mudança dos moradores é até dia 05 de abril

Segundo informações da coordenadora de convênios públicos, Cláudia Magalhães, as mudanças serão feitas até o dia 05 de abril, isso porque, foi necessário criar uma logística para que todos consigam ocupar as casas sem transtornos.  "São 1.800 famílias, não têm condições de todos se mudarem de uma vez. Estamos pedindo aos moradores que estão com alta vunerabilidade para entrar em contato com os CRAS de seus bairros para comunicar suas dificuldades para que a gente possa estudar cada caso”- revelou Cláudia.

Ainda de acordo com a coordenadora, o documento que os moradores têm em mãos, é um termo de responsabilidade, não assinado, segundo Cláudia Magalhães, os contratos assinados pelos futuros moradores estão em posse da Caixa Econômica Federal que está viabilizando o reconhecimento de firma, em cartório, para retornar os documentos para os moradores.

“Os beneficiários do programa devem apresentar o termo de responsabilidade, no ato da entrega da chaves, para entrarem nas residências. Os moradores na assinatura dos contratos elegeram os síndicos e conselheiros fiscais do condomínio, referente a cada bloco, estes deverão se mudar primeiro para ajudar a coordenar a mudança dos demais. A mudança dos outros moradores serão feitas por apartamentos” – afirmou a coordenadora Cláudia Magalhães.  

Cláudia Magalhães, que é coordenadora de convênios públicos da Prefeitura de Cabo Frio, esclareceu a reportagem do RC24h, que as entregas das chaves, não foram canceladas por três vezes, e sim, duas vezes. De acordo com ela, no dia 09, não havia possibilidades da entrega por apenas 50% dos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida terem assinado os contratos.

  

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias