COLUNISTA RC24H - VINICIUS MARQUES: FAKE NEWS, OS BOATOS NA INTERNET

Diante da série de "Fake News" ou notícias falsas, disseminadas na internet nas últimas semanas, vamos mostrar dicas para fugir deste tipo de prática.


Falar sobre Fake News pode parecer um tema recente, após o trágico e polêmico caso da Vereadora Marielle Franco, mas desde o ano de 2016 esse termo se tornou popular, durante as eleições presidenciais americanas, e desde então veículos de notícias de todo o mundo têm alertado sobre as sérias consequências que tal prática pode ocasionar.

O termo é usado para as notícias falsas, deturpadas ou imprecisas que são publicadas, na maioria das vezes, na Internet, mais especificamente no Facebook e nas correntes de WhatsApp, traduzindo para o português, Fake News,  significa literalmente "notícias falsas". O auge de sua popularidade ocorreu após ser usada repetidamente pelo então candidato Donald Trump, durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2016. Considerada no ano de 2017, a palavra do ano, segundo o dicionário Collins e como no Brasil temos um certo Delay tecnológico parece que o boom dessa terrível novidade chegou apenas agora ao Brasil, e talvez,  em boa hora para aqueles que têm interesses escusos.

 

Não tem sido difícil observar em nosso Feed de Notícias do Facebook e em nosso WhatsApp, inúmeras fake news, as notícias falsas, no entanto, vão além de brincadeiras inocentes na Internet, e também são utilizadas para a dissipação de vírus fazendo vítimas reais.

Em 2014, por exemplo, Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte, em São Paulo, após ter sido confundida com uma sequestradora de crianças no Facebook. Já em 2016, no Rio, um serralheiro, Carlos Luiz Batista, precisou se esconder após sua foto circular no WhatsApp sendo acusado de estupro.

O fato é tão sério que as próprias redes sociais têm tentado aplicar medidas e recursos para barrar as fake news.

Os esforços das companhias não bastam. As redes sociais são compostas em sua maior parte pelas participações e interações dos usuários. Para garantir um ambiente saudável é imprescindível que sejamos cuidadosos em relação ao conteúdo que compartilhamos na Internet. A boa notícia é que não é um bicho de sete cabeças identificar tais fake News, no entanto, envolve um pouco de atenção e esforço. Reunimos nesta matéria algumas dicas para que juntos possamos identificar e dificultar a divulgação de boatos.

 

Identificando Fake News

 

1. Não compartilhe se ainda não leu:

Uma prática comum é o título ou o destaque da notícia não ter ligação com o contexto da matéria, durante a leitura é importante observar as datas, referências, fontes, observar se há incoerência e erros ortográficos em excesso. Páginas mal-intencionadas muitas vezes usam notícias genuínas e alteram apenas trechos relevantes.

 

2. Use o Google:

Uma excelente maneira de desmascarar boatos é uma busca no Google. Existem vários sites dedicados a desvendar boatos, como por exemplo, E-farsas, Boatos.org, Fatos & Boatos, Verdades e Boatos e muitos outros. Se ao buscar determinada informação você encontrá-la apenas em páginas desconhecidas, suspeitas, você provavelmente está diante de uma fake news.

 

3. Pesquisar a finalidade e credibilidade da página:

Alguns sites como; o Sensacionalista e o Piauí Herald, criam notícias falsas com o intuito de fazer humor. Por isso, é importante certificar-se de que não está diante de uma página humorística.

Outros sites mal-intencionados, por sua vez, usam nomes parecidos com os veículos famosos, como O Globo ou a Folha de São Paulo, devemos prestar atenção aos detalhes da URL e da aparência da página. Se houver qualquer dúvida, volte ao Google e veja se encontra a mesma notícia em veículos de credibilidade.

 

4. Observar a data da veiculação da notícia:

Os disseminadores de boatos costumam resgatar fatos antigos, em sua maioria já esclarecidos, e compartilhá-los como sendo um acontecimento atual. Por isso, sempre observe a data de publicação original.

 

5. Use o bom senso:

É importante manter as emoções no seu devido lugar, por mais que não nos simpatizemos por certa pessoa, grupo ou empresa, devemos manter o foco em descobrir a veracidade dos fatos antes de divulgá-los como verdade, sempre consultar fontes oficiais.

Esses passos são como uma receita de bolo para mantermos as nossas redes sociais seguras e sadias, com diálogos inteligentes, livres de injustiças e grotescas mentiras.

 

 

 

Vínicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22)99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24H.

 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias