Dia da água: Semana é de conscientização nas escolas da Região dos Lagos

A data que foi criada pela ONU, em 1992, é comemorada, nesta quinta-feira 22 de março para lembrar a importância da água como bem da humanidade.


Em comemoração ao Dia Mundial da Água diversas programações estão sendo viabilizadas nas cidades da Região dos Lagos para conscientizar a população sobre o bem mais precioso da terra: A água. Debates, plantio de mudas e até um abraço simbólico a laguna de Araruama são alguns dos atos que irão marcar a data que é comemorada no dia 22 de março.  A data foi criada pela ONU com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Em Iguaba Grande as ações já iniciaram com plantio de 50 mudas de árvores na orla da cidade. Um abraço simbolico está sendo programado para o dia 01 de abril no município. “A nossa intenção nesse momento é fazer a recomposição da mata sciliar, que conserva as raízes e não deixa que ocorra o desmoronamento nem erosão, e com isso a conservação do corpo hídrico” afirmou o secretário Paulo Sérgio, secretário do meio ambiente.

Diante da importância da água para nossa sobrevivência e a escassez  em algumas regiões, voltar a atenção para levar informações as crianças que representam o futuro do planeta sobre atitudes em nossos dia-a-dia que colaborem para a preservação e, o não desperdício desse bem tão precioso, é imprenscidível . Por isso, a cidade de Araruama criou a I Semana da Água, que será realizado de 19 a 24 de março, no qual crianças da rede municipal de ensino, terão acessos a palestras com profissionais sobre  “Poluição dos Rios, Escassez e Uso abusivo da Água”. Na quinta-feira 22, Dia da água 200 alunos irão fazer a limpeza da Lagoa de Araruama. No dia 24, os alunos farão um SOS a Lagoa de Juturnaíba.

 “O objetivo é conscientizar os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da água como fonte de vida, orientando novas práticas, mudanças de hábitos para evitar seu desperdício e mostrando soluções para diminuir o problema da poluição dos rios, pois a água é considerada o “ouro” do século XXI”- informou a assessoria de comunicação da prefeitura de Araruama.
 

A data foi criada em 1992 para desenvolver discussões sobre o tema. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso a água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1.400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene. Em Cabo Frio as comemorações pelo Dia Mundial da água vai reunir 80 crianças em um laboratório móvel da Prolagos verificando a qualidade da água oferecida à população das cidades atendidas pela concessionária. Em seguida haverá plantio de mudas no entorno da estação elevatória localizada ao lado do shopping Park Lagos, nas Palmeiras.

“Será uma ação bem legal que contará, ainda, com uma palestra sobre falta de água no planeta, com participação do personagem Prolaguito, e plantio de árvores ao redor do Horto Municipal e oficinas para alunos da rede municipal”, contou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Em Arraial do Cabo,  nesta quinta-feira (22), a ação envolverá alunos da rede pública de três escolas: CIEP Cecílio Barros Pessoa, Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar e Escola Municipal Sotero Teixeira de Souza (Pernambuca). Pela manhã, uma equipe da SEMA e a Prolagos irão até a Escola de Pernambuca para o plantio de mudas de árvores e uma conversa sobre água. O projeto de ação pelo dia da Água, tem o intuito de conscientizar os alunos sobre o consumo adequado da água.

No município de São Pedro da Aldeia a assessoria de comunicação não divulgou a programação do Dia Mundial da Água na cidade até a finalização desta matéria.

 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias