BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (15)

Primeiro não do TSE e Marquinho tranquilinho; kamilla responde Ilana; Comoção por Marielle; Reajuste ao servidor da Câmara Búzios; Vantoil Procon de Iguaba; Grasi e Prolagos; Renatinho e a regularização; Chiquinho avante na campanha; Chumbinho dando satisfação e muito mais...


ELEIÇÕES NO CEARÁ

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu por novas eleições na cidade Tianguá, no Ceará.  A decisão saiu nesta manhã de quinta-feira (16). Foi o primeiro Recurso Especial Eleitoral, depois que o STF aplicou o prazo de oito anos de inelegibilidade a todos os condenados por abuso de poder, ocorridos antes da entrada em vigor da ficha limpa. E decisão tirou do cargo definitivamente o prefeito eleito pela maioria, Luiz Menezes de Lima. TSE decidiu pela execução imediata do acórdão da corte no julgamento do Respe 283-41.2016, que estava suspenso pelo Min. Gilmar Mendes desde 21.12.2016, com a conseqüente a realização de novas eleições no município de Tianguá/CE.  Os advogados especializados no assunto estavam de olho nesse julgamento. Outros 23 prefeitos estão na mesma situação. Dentre os quais: Marquinhos Mendes e Carlos Augusto Balthazar.

 

"TRANQUILINHO"

O prefeito Marquinho já está de volta de Brasília. E segundo disse, a questão julgada hoje pelo TSE não o preocupa: “Estou tranquilinho. Tanto que nem assisti ao julgamento”. Marquinho aproveitou para comentar que o adiamento da entrega das chaves do Minha Casa, Minha vida, se deve pelo fato do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, ter feito questão de estar presente. Por isso, pediu ao prefeito para rever a data. A nova agenda será divulgada em breve.

 

 

SEM SUSTO

Mas para um dos advogados do prefeito de Cabo Frio, Dr. Davi Figueiredo, essa decisão não afeta em nada a vida futura de Marquinho. Para Davi, o caso não se assemelha ao do prefeito cabo-friense: “Nenhum caso é semelhante ao dele. A irretroatividade da Lei da ficha limpa é apenas uma das teses de defesa. Ou seja, somente uma das teses de defesa foi superada. Restam outras nuances a serem apreciadas pelo TSE”, explicou o advogado. O recurso de Marquinho ainda não tem data marcada para entrar em pauta. Mas a defesa segue irredutivelmente confiante nas demais teses de defesa.

 

 

 

 

COMOÇÃO POR MARIELLE

A morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) trouxe à população um sentimento de angústia diante da violência que tomou conta do estado do Rio de Janeiro. Na Região dos Lagos, autoridades e representantes de grupos de políticas públicas lamentam. Um dos primeiros a se posicionar, foi o deputado Janio Mendes, que pediu “rigorosa investigação” sobre o crime. Mas as mulheres que militam na política de nossa região, como a vereadora Letícia Jotha, deputada Márcia Jeovani e a coordenadora de política para mulheres de Cabo Frio, Tereza Tenan revelaram a frustração e o sentimento de impotência diante do ocorrido. Mas apesar dessa comoção, lamentavelmente tivemos muitos cidadãos locais que voltaram a transformar a morte da vereadora numa disputa entre a direita e esquerda, tornando a vida humana cada vez mais insignificante. E pior, muito dizendo que ele teve o que mereceu, por defender as comunidades carentes do Rio. As investigações apontam para um crime cometido por policiais, como no caso da juíza de Niterói. A verdade é uma só: mulher na política ainda incomoda muito. E desde o golpe que retirou Dilma do poder, as mulheres despencaram no ranking de igualdade de gênero.  E a tendência é a coisa piorar ainda mais nas eleições desse ano.

 

 

 

 

RESPONDENDO ILANA

A primeira dama de Cabo Frio, Kamilla Mendes, não agüentou e respondeu também no facebook aos ataques de Ilana Bento a fez essa semana. Postou um texto ontem que estava repercutindo ainda hoje. Num determinado trecho ela diz assim: “quero agradecer todo o apoio que recebi todos os telefonemas e manifestações de carinho e indignação de vocês com o ataque covarde que sofri ontem, covarde, porque em momento algum, a Senhora Ilana teve a coragem de citar meu nome em suas postagens maldosas, criminosas e de péssimo gosto, mas insinuou, dando a entender que estava falando de mim”, desabafou Kamilla. O texto está na página pessoal dela. De qualquer maneira, segue a dica: não convidem duas para o mesmo evento que sapato alto vai voar.

 

 

 

 

 

GRASI E ROMA

Nesta quinta-feira (15), a prefeita Grasiella Magalhães e o vice-prefeito Leandro Coutinho estiveram na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, em reunião com o presidente da Concessionária, Carlos Roma. Grasiella e Leandro foram cobrar soluções para o problema de lançamento de esgoto na Laguna, que ocorre com a abertura da comporta em dias de fortes chuvas. Roma se colocou à disposição para solucionar a questão. Segundo ele, emergencialmente será feita uma limpeza na saída do Rio Salgado, enquanto isso, a concessionária elabora um projeto para a construção de um cinturão coletor em torno do rio.
 

 

 

 

RECLAMAÇÃO DE CONSUMIDOR

O vereador líder da oposição de Iguaba Grande, Vantoil Martins, aproveitou a data de hoje (Dia Mundial do Consumidor), e deu uma de PROCON, em plena tribuna, durante a sessão. Pegou a palavra e disparou: “A Prefeitura é uma prestadora de serviços, nas áreas de saúde, educação, serviços públicos, etc., e a população se equivale a um consumidor. No entanto, com a cidade suja, ruas escuras e esburacadas, os cidadãos não têm motivos para comemoração. O desrespeito com o cidadão, principal consumidor dos serviços da Prefeitura, está vergonhoso”, denunciou Vantoil. E não foi só isso a polêmica de Iguaba. A novidade agora é que depois da prefeita anunciar o fim do transporte universitário, agora, na Praça Edila Pinheiro, comenta-se que será a vez da APAE, que também não receberá recursos públicos da Prefeitura há tempos.

 

 

 

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS 

O Prefeito Renatinho Vianna realizou nesta quinta-feira (15), a entrega da primeira remessa deste ano, dos documentos da regularização dos imóveis do Morro da Boa Vista, em Arraial do Cabo. A iniciativa tem como princípio a continuidade de projetos em prol da comunidade. O programa teve início há 12 anos e busca auxiliar o morador no processo de regulamentação da casa própria e do contrato de concessão de uso real. Olha a cara de felicidade de Natinho.

 

 

 

CINTURÃO PRAIA DOS ANJOS

A Prolagos divulgou nesta quinta-feira (15), que as obras para a construção do Cinturão da Praia dos Anjos, terão início no dia 9 de abril deste ano. O projeto promete acabar com o problema antigo de despejo de esgoto no local. De acordo com a concessionária responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto em Arraial do Cabo, serão investidos 2.077.380,50 (dois milhões, setenta e sete mil, trezentos e oitenta reais e cinqüenta centavos). Prefeito Renatinho Vianna está mais aliviado com o anúncio concreto, que tira do papel um sonho antigo do povo cabista.

 

 

 

 

REAJUSTE PARA CÂMARA

A Câmara Municipal de Búzios reajustou em 5% o salário dos servidores do Legislativo a partir de abril, com retroativo à data base, fixada em 15 de março.  O Projeto de Lei 15/2018, que trata desse reajuste, foi aprovado com urgência na sessão desta quinta-feira (15) e vai ser encaminhado ao Executivo para publicação no Boletim Oficial. O reajuste será compensado com o percentual da Revisão Geral Anual, na hipótese de aprovação de projeto de lei, assim, evita a acumulação de realinhamentos remuneratórios nesse exercício. Vale destacar que o aumento salarial não se aplica aos vereadores.

 

FALANDO NISSO

Ligando para vereadora Gladys para tirar a dúvida sobre o reajuste salarial, ela acabou revelando que não só o reajuste não se aplica aos parlamentares buzianos, como ela mesma está preparando outro projeto que vai propor a redução salarial dos nobres edis. Será que vai passar?

 

 

 

DANDO SATISFAÇÃO

O prefeito aldeense,Chumbinho deu o ar da graça nas redes sociais para dar uma satisfação aos moradores da periferia aldeense. Informou que uma equipe da prefeitura já está atuando no Vinhateiro tapando os buracos que eram motivos de queixas há meses: “a Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou o tapa-buracos no Vinhateiro, atendendo a diversas solicitações dos moradores. Sabemos que outro bairro ainda tem problemas relacionados às vias e vamos seguir trabalhando para atender o máximo de locais possíveis. Hoje a ação continua no Vinhateiro e nos próximos dias outros lugares receberão o serviço”, disse ele no post. Muito bem prefeito. Assim que se faz!

 

 

 

CAMPANHA DIRETA

O pré-candidato a governador, Chiquinho da Educação (que o povo já apelidou de Chiquinho da Enganação), esteve essa semana reunido com o Presidente Estadual do AVANTE, o Dr. Vinicius Cordeiro; com o secretário nacional da sigla, Paco; Diretor do Ministério do Turismo, Felipe Mota; além dos parceiros Paulinho, Russo e Edinaldo Basílio. Estiveram fazendo uma resenha política, como ele mesmo postou em suas redes sociais. Além disso, Chiquinho esteve ciscando no território de Márcia Jeovani,(na Alerj), num encontro reservador no gabinete do deputado Marcos Abraão. Ou seja, ele segue “avante” com o sonho de chegar ao palácio Guanabara.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias