Pacientes com câncer recebem atendimento pelo SUS em Cabo Frio

O atendimento pelo Sistema Único de Saúde iniciou nesta terça feira (13).


Os pacientes que necessitam de tratamento de radioterapia para tratar doenças como o câncer já podem contar com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Cabo Frio. A novidade contempla moradores da Região dos Lagos e Costa do Sol que necessitam de tratamento para a doença. Nesta terça-feira (13), a primeira paciente a ser atendida no Centro de Tratamento e Câncer, na clínica Onkonsol foi uma moradora de Rio das Ostras. A capacidade inicial de atendimento aos pacientes do SUS será de aproximadamente 30 pacientes novos por mês.

A nova unidade de atendimento está sendo considerada uma vitória para as mulheres, uma vez que, outrora, as pacientes que precisavam de tratamento tinham de se deslocar até Campos dos Goytacazes ou para o Rio de Janeiro para consultas radioterápicas. “Todos na Clínica estão muito satisfeitos de finalmente conseguirem dar essa praticidade e comodidade aos pacientes de nossa Região. Antes eles se viam obrigados a se deslocarem até a cidade de Campos, extremamente distante, para receberem o tratamento. Se já é distante para quem está com saúde, imagine para aquele que estão em tratamento” – afirmou o Drº Luis Eduardo Prata, responsável pelo Centro de Tratamento e Câncer da Onkosol

 

Para a médica Maria Carolina Lopes, responsável pelas primeiras consultas na tarde desta terça-feira (13), os pacientes terão à disposição um serviço de excelência. “O Centro de tratamento vai propiciar um atendimento de qualidade para todos, com alta tecnologia e os recursos mais modernos na área de radioterapia, pelo SUS, na nossa cidade. Um tratamento deste nível sendo ofertado com igualdade para todos que necessitem, sem que estas pessoas precisem passar por deslocamentos tão longos, que interferem, inclusive, na efetividade do tratamento”,- explicou a médica.



Inicialmente, Cabo Frio vai oferecer 20 vagas por meio da regulação da Secretaria Estadual de Saúde, com um atendimento regionalizado. Ao longo dos meses, haverá um ajuste da quantidade de vagas, de acordo com a capacidade do prestador do serviço e de acordo com os recursos disponibilizados para custear o procedimento. Nesta terça-feira estavam previstas quatro consultas, sendo uma de um paciente de Rio das Ostras e três de Cabo Frio.

 



O secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar, ressalta a importância desta conquista para os moradores da cidade. “É uma conquista da cidade de Cabo Frio e de toda a Baixada Litorânea a população ter à disposição um tratamento deste nível na cidade. O paciente que precisa da radioterapia não terá mais que se deslocar em uma longa viagem para receber o tratamento. Este é o fruto do trabalho de um ano da equipe de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, que organizou todo o sistema de regulação de alta complexidade e de convênios da saúde do município, possibilitando que esta importante etapa fosse alcançada”, avaliou o secretário.

 

O que é a radioterapia?

- É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Cerca de 50% dos pacientes com câncer é tratada com radiações. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes. Para muitos deles, a radioterapia é bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada.

 

 

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias