Contas de Luz terão reajustes de mais de 21% a partir desta quinta-feira (15)

De acordo com as administradoras de energia elétrica fatores como os altos custos com reparos e a evolução da tarifa abaixo da inflação influenciaram o novo reajuste.


A partir desta quinta-feira (15) as contas de luz irão chegar mais caras nas casas dos consumidores da Região dos Lagos. Os reajustes deverão ultrapassar os 21% para todo o estado do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a revisão tarifária da Enel Distribuição Rio, o que acarretará em novo reajuste para os domicílios. De acordo com dados das distribuidoras em uma conta de R$100, apenas R$ 22,7 são destinados às atividades da agência para operação, expansão, manutenção da rede de energia elétrica, o que influenciou o aumento.

Os custos de transmissão, compra de energia e encargos setoriais foram decisivos para o aumento da cobrança que pegou os consumidores de surpresa. Os reajustes repassados pelas distribuidoras chegarão em média de 21,04% para todos os clientes. Consumidores residenciais (B1), a nova tarifa será de 21,44%. Já para os clientes que se conectam em média e alta tensão, o aumento será, em média, de 19,94%.

Os reajustes são definidos por lei e regulamentação, sem gestão da concessionária, representam juntos 12% da revisão tarifária deste ano. A compra de energia foi impactada pelos elevados custos de geração de energia no País, uma vez que os reservatórios das hidrelétricas continuaram baixos. Já o aumento dos encargos deve-se a maiores despesas e subsídios embutidos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – fundo administrado pelo Governo para custear alguns subsídios às tarifas.

   Segundo a Aneel, a revisão tarifária é realizada a cada cinco anos e visa reconhecer os investimentos realizados pela companhia no período anterior. A companhia ressalta ainda que mesmo com a revisão deste ano, a evolução da tarifa nos últimos 10 anos está 10% abaixo da inflação acumulada no mesmo período, medida pelo IGP-M e pelo IPCA.

Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias