BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (12)

As desculpas de Marquinho Mendes; Avanço nas negociações com a Educação; Os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio; A favorita em Búzios; IPTU Verde em Arraial do Cabo; O desgaste com esgoto na lagoa em Iguaba; Os coladinhos de Araruama; E muito mais...


INFERNO ASTRAL

Não bastasse o inferno astral que o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, vem enfrentando, ainda tem alguns contratados, achando que estão fazendo belo serviço, tirar o ambulante das ruas. O último episódio gerou muito desgaste para Marquinho, foi a da Dona Rosemar, vendedora de pipoca há 15 anos na cidade. Os fiscais de posturas queriam levar o carrinho dela, a cena foi para as redes sociais e causaram grande comoção. Nesta segunda-feira (12), o prefeito recebeu a ambulante e familiares dela no gabinete para pedir desculpas. “Dona Rosemar é a vendedora de pipoca que foi abordada por uma equipe da Fiscalização de Posturas na última sexta-feira. Estive hoje com ela para deixar claro que a forma como ela foi tratada está totalmente equivocada. É preciso ter respeito com as pessoas e esta sempre foi a nossa determinação. A Dona Rosemar é trabalhadora e tem seus direitos garantidos”, afirmou Marquinho Mendes. Aliás, é bom o governo observar com mais carinho essa história da Fiscalização de Postura. Basta ver na própria postagem do prefeito o número de ambulantes reclamando do mesmo problema pelo qual passou a D. Rosemar. #Ficaadica

 

 

AVANÇO DAS NEGOCIAÇÕES

Marquinho Mendes se reuniu com representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos) na tarde desta segunda (12). No encontro ficou acordado que o prefeito vai dar isonomia do contrato, dia 15/03 e 15/04; Descongelamento da mudança de nível, não ultrapassando muito de R$ 500 mil mês no pagamento de abril; Reposição do desconto do pagamento da folha de março, que será pago em abril. Agora a proposta vai ser levada para a assembleia da categoria, convocada para amanhã, dia 13, às 18h, na Escola Municipal Edilson Duarte.

 

 

OS PRÉS

Cabo Frio vive momento pré-eleitoral para prefeito. Vários nomes já surgiram como pré-candidatos em uma eventual eleição. Claro que tudo depende do resultado do julgamento do recurso do prefeito Marquinho Mendes, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas em política é assim, joga-se os nomes para ver o receptividade e o retorno dos eleitores.

 

 

 

 

 

 

 

 

‘A VICE SOU EU’

Cristiane Fernandes estava nesta segunda-feira (12), almoçando com o filho Emanoelzinho, no restaurante mais badalado da Vila Nova, no maior estilo mamãe. Quando questionada sobre como estavam as negociações para a nova eleição, ela disse que estava tudo parado, aguardando o julgamento do recurso de Marquinho na Justiça. A única coisa que está certa para Cristiane é ela ser vice de Dr. Adriano na disputa.

 

 

 

PRÉ-CANDIDATO PELO PMB

O vereador Vanderlei Bento é pré-candidatíssimo a prefeito de Cabo Frio pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).  Ele disse que vai pedir direito de resposta, para o Bom Dia Litoral, do radialista Ademilton Ferreira. Acontece que nesta manhã, em entrevista, Marquinho Mendes disse que não se lembrava do nome do vereador. Aliás, as saídas de Marquinho foram hilárias, sem querer, querendo, ele “confundiu” o nome Adriano Moreno por Adriano Corrêa. E ainda mandou uma que não se lembrava do Bento. Todos estão de olho prefeito!

 

 

LEITÃO AINDA NÃO VAI, MAS PC VAI...

Cláudio Leitão do PSOL ainda não decidiu se vai sair como candidato a prefeito numa eventual eleição. Ele disse que prefere aguardar um fato concreto para resolver se encara a disputa ou não e também uma posição do partido sobre o assunto. Já Dr. Paulo César, o comentário na cidade é que ele sim é candidatíssimo.

 

 

 

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Já Rafael Peçanha, que também já anunciou que é pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, vai participar nesta semana, do XIII Fórum Social Mundial, na cidade de Salvador, Bahia. Ele vai ministrar duas conferências. A primeira sobre o tema: “Sustentabilidade: desafios das energias renováveis para o Brasil”, contando com a experiência de pesquisa de doutorado dele em Antropologia pela UFF.  E a outra sobre o tema: “Direitos Humanos: discursos, capacitação e legislação participativa”, debatendo dois projetos: um que facilita a qualquer cidadão, por meio da internet, sem coleta de assinaturas, apresentar propostas de lei (a Resolução 1466/2017, de autoria dele, que cria o Programa Ideia Legislativa) e outro que cria um programa de capacitação de agentes defensores dos direitos humanos (Projeto de Resolução 069/2017). Neste caso, o vereador estará representando a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Câmara Municipal de Cabo Frio, da qual é presidente.

 

 

A FAVORITA

Como em Búzios a questão da posse do segundo colocado já é passado também, os jogadores do xadrez da política já começam a colocar seus times prontos para o que der e vier. Embora a turma do governo faça questão de dizer o tempo todo que está tudo tranquilo e que Dr. André vai conseguir terminar seu mandato, na Orla Bardot, a conversa que corre com o vento é outra. Na boca do povo, o nome mais certo para substituir o prefeito é Joice Costa (PP). Uma mulher, evangélica, representante da família tradicional e de total confiança de Dr. André Granado. Escolha bem interessante para o propósito. Será verdade?

 

 

PASSANDO O RODO

Dr. Sergio Azevedo, pré-candidato a deputado estadual, anda ligeiro quando o assunto é articulação política. Nesta segunda-feira (12), o advogado esteve circulando ao lado do vereador Vitinho de Zé Maia, fechadíssimo com Serginho nessa caminhada rumo à ALERJ. Outro vereador aldeense que também está junto é Franklin da Escolinha: “pessoa espetacular”, elogiou Sergio. E na praça do Canhão, a turma já comenta que Dr. Sergio não vem para brincar. Tanto que além dos dois vereadores, ele arregimentou Jomar Jotha, Batista, Neném e Matheus Quiquinho. Só cabra bom de voto. Olho no homem, hein?!

 

 

FALANDO NISSO

No entanto, sendo da base do governo, perguntei ao Vitinho, (discretamente), se ele iria apoiar alguém de São Pedro da Aldeia para deputado federal (afinal, tem gente do governo que é pré-candidato). Vitinho se limitou a responder que vai depender da escolha de Serginho nessa dobradinha. Para bom entendedor, meia palavra basta!

 

 

IPTU VERDE

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, vai enviar à Câmara o projeto de Lei que cria o IPTU Verde no município. Segundo ele, o objetivo é fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, mediante a concessão de benefício tributário ao contribuinte. Por exemplo, será concedido desconto no IPTU aos proprietários de imóveis residenciais que fizerem uso de sistemas de captação de água da chuva ou reuso da água; sistema de aquecimento hidráulico solar; construção com material sustentável; utilização de energia eólica. O PL deve seguir para a Casa Legislativa em breve para a apreciação dos vereadores.

 

 

ABRAÇO NA LAGOA

Depois do episódio do despejo de esgoto na Lagoa de Araruama, em Iguaba Grande, ocorrido no fim de semana, na altura da Estrada do Arrastão, moradores e quiosqueiros se organizam para fazer um ato, ainda neste mês. O objetivo é dar um abraço na Lagoa de Araruama e chamar a atenção das autoridades municipais, da Prolagos e do Consórcio Lagos São João para virem a público explicar o que está sendo feito para a preservação da Lagoa de Araruama e quais são os projetos a médio e longo prazo. Sobre o episódio, a Prefeitura de Iguaba emitiu nota informando que a responsabilidade não é do governo e sim da concessionária que cuida do esgoto na cidade. De qualquer forma, o episódio gerou mais um dentro os vários desgaste que a prefeita Grasiella tem tido nos últimos meses.

 

 

 

COLADINHOS UM NO OUTRO

O pré-candidato a governador do Estado do Rio, Chiquinho da Educação, e o presidente da Câmara e pré candidato a deputado federal, Carlos Alberto Russo, se reuniram com lideranças políticas em Saquarema, no fim de semana. Ou seja, andam como sempre, coladinhos um no outro. E quem pensava que Russo botaria a CPI dos Remédios para frente na Câmara de Araruama, estava muito enganado. Ele jogou para a plateia, ou seja, para a bancada que segurou o rojão, conforme mandou o governo.

 

 

REFORMA DA UPA

Já a prefeita de Araruama, Lívia Bello, anunciou nesta segunda a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Está sendo realizada a troca de todo o telhado da unidade e já foi adquirido um gerador de última geração, além de equipamentos e móveis novos para substituição assim que a troca do novo telhado for concluída. A UPA de Araruama foi reaberta no dia 1° de janeiro de 2017, a unidade estava com atendimento restrito há vários meses e chegou a ser fechada pelo governo passado em dezembro de 2016, por falta de medicamentos e profissionais com salários atrasados.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias