VÍDEO/ Trecho da Lagoa de Araruama vira esgoto em Iguaba Grande. Peixes mortos e urubus são cena comum na areia

Prefeitura ainda não respondeu sobre o problema e Prolagos vai averiguar o porquê da situação


Moradores de Iguaba Grande que moram próximo da lagoa de Araruama, estão revoltados com o cenário em que se tornou a água no trecho próximo da Estrada do Arrastão, próximo da ponte (altura do km 98): um verdadeiro mar de esgoto. Desde a sexta-feira (9), quando as imagens foram feitas por internautas, as reclamações triplicaram. As pessoas afirmam que a cena tem se tornado comum toda vez que chove.

No fim de semana, muitos peixes mortos podiam ser vistos na areia, assim como a presença de urubus naquele trecho.

 

Os moradores contam que Iguaba possui tratamento em tempo seco, mas o problema com as chuvas é que os dejetos depositados no fundo do rio Salgado e que não são captados pelas bombas correm para a lagoa quando as comportas são abertas, por causa da correnteza formada.

"A verdade é que nosso rio foi transformado numa fossa e a Lagoa sumidouro. É um grande problema que enfrentamos. É de fazer chorar", disse um morador.

A reportagem do Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura e a Prolagos. A administração municipal encaminhou nota sobre o problema. Leia abaixo:

PREFEITURA DIZ QUE PROBLEMA OCORREU POR CAUSA DA ABERTURA DAS COMPORTAS DO RIO SALGADO

"A Prefeitura Municipal de Iguaba Grande esclarece que o fato ocorrido ontem, dia 11/03/2018, onde circulou um vídeo nas redes sociais mostrando esgoto nas margens da Lagoa de Araruama nas proximidades do Rio Salgado, que o mesmo ocorreu pelo fato da abertura das comportas deste rio, de responsabilidade da Prolagos, neste período de chuvas.

Informamos que o Contrato de Concessão com a empresa Prolagos prevê a coleta de esgoto em tempo seco, no qual define que em situações de alto índice pluviométrico, as comportas precisam ser abertas para evitar inundações. 

Sabemos que hoje esse sistema não é o mais adequado, porém foi o eleito e aprovado em 2002.

Diante disso, informamos que foi enviado ofício para a concessionária Prolagos desde 31/01/2018, requerendo a obra do sistema coletor de esgoto no entorno do rio Salgado, para ser incluída no próximo aditivo ao Contrato de Concessão, que será objeto da revisão quinquenal ainda este ano.
Solicitamos também a conscientização da população para não interligar o sistema individual de esgoto das residências na rede de drenagem pluvial ou em qualquer recurso hídrico.

Vale mencionar que em locais não dotados de rede separativa de esgoto os imóveis precisam realizar o tratamento primário, através de fossa, filtro e sumidouro".

A Prolagos também se pronunciou sobre o ocorrido. 

PROLAGOS INFORMA QUE NÃO HOUVE LANÇAMENTO DE ESGOTO

A Prolagos informa que não houve lançamento de esgoto in natura no local conforme mencionado. O Rio Salgado, em Iguaba Grande, possui uma comporta que faz parte do sistema de captação de esgoto chamado "tempo seco", que consiste na interceptação do esgoto presente nas redes de drenagem (água da chuva), evitando que o mesmo seja despejado in natura no meio ambiente. No entanto, quando chove muito e por um período prolongado, o sistema tempo seco exige que as comportas sejam abertas, pois há o risco de inundação da cidade. As comportas são automatizadas e só abrem quando a água represada nelas atinge um nível pré-estabelecido junto às prefeituras que fazem parte da concessão, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, ONG's e orgãos ambientais. Quando isso acontece, o esgoto já está diluído pela água de chuva.

Esse sistema foi o modelo aprovado no início da concessão para ajudar a recuperar a Lagoa Araruama e foi fundamental na conquista dos resultados positivos desse ecossistema nos últimos anos.  A empresa ressalta ainda a importância da manutenção da rede de drenagem (água da chuva), que é de responsabilidade do município, que deve realizar fiscalizações de ligações clandestinas de esgoto e limpezas constantes para que o material nesse sistema não seja despejado na lagoa.?

 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias