COLUNISTA RC24h - Vinícius Marques: Aprenda a identificar e remover Vírus no seu Smartphone

Saiba tudo que você precisa para manter o aparelho de celular protegido. Segundo Vini Global, devemos identificar os sintomas e agir imediatamente para não ficar no prejuízo.


 As ameaças virtuais desenvolvidas para celulares são muito dinâmicas e mudam a cada dia. Novos vírus surgem com grande frequência, por conta disso, ficar alerta e deixar o smartphone protegido são as melhores recomendações. Apesar do vasto número de vírus e malwares existentes certas consequências provocadas por eles são bem fáceis de serem identificadas. Assim, para manter o aparelho protegido, devemos identificar tais sintomas e agir imediatamente. Outra dica é manter um antivírus atualizado instalado no celular.

 

Principais sintomas

Pop-ups suspeitos: Os pop-ups são banners que saltam na tela do aparelho. Ao tornar-se comum a aparição de banners de jogos, produtos, ou ainda, quando entrar em um site, ocorrer um redirecionamento estranho é bem provável que você esteja infectado.

Tráfego de dados muito alto: Acompanhar o consumo de dados no celular é uma boa opção. Alguns vírus utilizam a internet para enviar e receber informações do seu aparelho. Ao notar tráfico de dados além do comum pode ser que seu aparelho esteja infectado.

Consumo de créditos: Existem alguns vírus que podem consumir os créditos do seu celular para enviar mensagens de texto ou ainda fazer ligações.

Downloads suspeitos:  Ao notar alguns aplicativos diferentes, remova-os, não tente usar para descobrir o que são. Uma das táticas das pessoas mal-intencionadas é a de instalar remotamente “apps” cavalo-de-troia para que você morda a isca e perca seus dados pessoais.

Lentidão: Caso o celular estiver muito lento seu aparelho pode estar infectado. Muitos vírus utilizam o poder de processamento do aparelho para tarefas em segundo plano.

Bateria durando pouco: Por fim fiquem de olho no tempo de duração da bateria. Se ela acaba muito rápido esse pode ser um sintoma de que o seu aparelho esteja infectado. Claro, pode ser um defeito na bateria, mas, na maioria dos casos o problema está ligado a vírus.

Em todos os casos citados acima o procedimento padrão deve ser a instalação de um antivírus (a sugestão do Viniglobal é o antivírus CM Security) caso não sejam sanados os problemas, deve-se tomar a precaução de salvar os dados contidos no aparelho e fazer uma restauração das configurações de fábrica. Caso não obtenha sucesso em nenhuma das duas tentativas procure um suporte técnico e solicite a reinstalação do sistema operacional do seu smartphone.

 

 

 

Vínicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22)99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24H

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias