BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (6)

Nomes cogitados para a sucessão de prefeito de Cabo Frio; Todo mundo de olho no julgamento da ADI; Prefeito de Arraial em Brasília; Roda de Conversa do PSOL; Vereador de Iguaba em Canoa Quebrada; Janio faz proposta para encurralar prefeito de Búzios; E muito mais...


NOMES PARA A SUCESSÃO

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, está em Brasília nesta terça-feira (6). Ele esteve em visita oficial nos ministérios do Turismo e do Esporte para tocar projetos que estão em andamento no município. Na tarde de segunda-feira (5), o prefeito se reuniu com os secretários para discutir a situação política dele e do governo. Em tal reunião teriam saído os nomes de três pessoas para a sucessão de Marquinho Mendes, caso ele tenha o mandato cassado. Seriam eles: Aquiles Barreto, Kamylla Mendes e Luís Geraldo. Pelo menos é o que se ouve nos corredores da Prefeitura

 

 

DE OLHO NO JULGAMENTO DA ADI

Nesta quarta-feira (6), a sorte está lançada. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na 4ª sessão ordinária com início previsto para às 14h a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5619), com pedido de medida cautelar, em face do parágrafo 3º, do art. 224, do Código Eleitoral, introduzido pelo art. 4º da Lei nº 13.165/2015, que estabelece a hipótese de novas eleições no caso de decisão da Justiça Eleitoral, com trânsito em julgado, que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidatos eleitos em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Isso quer dizer que, caso a ADI passe pelo STF, em caso de cassação do diploma do primeiro colocado, em cidades com até 200 mil eleitores, quem assume o cargo é o segundo, não havendo necessidade de nova eleição. Ou seja, é o caso de Cabo Frio e Búzios, cidades cujos prefeitos estão com os mandatos por um fio muito curto e fino.

 

 

REUNIÃO EM BRASÍLIA

Como já havíamos adiantado na Boca Miúda, o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e o presidente do Porto do Forno, Oscar Victorino, estão nesta terça-feira (6), na sede do Ibama, em Brasília, para tratar os interesses do município em relação ao Porto do Forno.

 

 

 

 

 

 

ENQUANTO ISSO NA CÂMARA CABISTA...

Na sessão desta terça-feira (6), na Câmara de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, o presidente da Câmara falou sobre a necessidade de criar o seguro escolar para a rede pública do município. Ayron indicou ainda a proposta para a criação das secretarias itinerantes, com objetivo de atender e escutar a população em todos os cantos da cidade. O presidente pediu também a ampliação das linhas de ônibus Cabo Frio x Arraial, no horário da madrugada. Indicação esta que criou debates entre os legisladores que apoiaram a proposta falaram sobre o serviço da empresa Salineira.

 

 

 

 

FESTIVAL DA LULA

O secretário de Governo Comunicação e Eventos de Arraial do Cabo, Ronnie Plácido, e o subsecretário, Raphael Barreto, se reuniram com a chefe da Resex Mar, Viviane Lasmar e com o presidente da Associação de Pescadores de Arraial - APAC, Quinzinho, para discutir o planejamento do Festival da Lula, que acontecerá no feriado da Semana Santa, no final deste mês. O encontro aconteceu na segunda-feira (5) e na ocasião, eles discutiram sobre a possibilidade do Festival da Lula, no ano que vem, ser realizado em outra data.

 

 

RODA DA CONVERSA

Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o PSOL Cabo Frio, Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento de Mulheres da Região dos Lagos e Unidade Popular farão a Roda de Conversa ‘A Mulher em foco’, onde serão debatidos temas relacionados e políticas públicas.  A roda de conversa acontece às 17h na Praça Porto Rocha, Centro. Este evento, aliás, foi o motivo do desentendimento dentro do PSOL de Cabo Frio. Em contato com o Portal RC24h, o presidente do diretório, Lucas Müller, disse que foi uma situação desnecessária, motivada pela arte do folder do evento, levantada por uma integrante que, segundo ele, "gosta de criar crises internas desnecessárias".

 

 

 

DECRETO LEGISLATIVO

Na audiência pública para discutir o Ensino Médio em Armação dos Búzios, realizada pela Comissão da Educação da Alerj e pela Câmara de Búzios, o deputado estadual Janio Mendes foi o autor da proposta de decreto legislativo, anulando o decreto do prefeito, que cancelou as matrículas feitas no Paulo Freire e INEFI. O presidente da câmara buziana, João Carlos, o Cacalho, ficou de colocar o decreto na pauta da sessão de quinta-feira (8). Janio explicou que, com o cancelamento do decreto de André Granado, ficam estabelecidas as matrículas que já foram feitas. Ele lembrou que já existe uma liminar conseguida pelo Ministério Público, que obriga o prefeito a reativar todas as inscrições. Mas que Granado trabalha na Justiça para cassar a decisão, mas que, com o decreto legislativo, o município ficará sem objeto para o recurso. "Fiz o encaminhamento da proposta na audiência, que foi aprovado pela plenária, com a presença de oito vereadores. Vamos trabalhar em uma comissão para a instalação do ensino médio pelo estado na Rasa em 2019, com as seguintes perspectivas: construção de uma escola, em um terreno ao lado da Faetec; reestadualização do prédio da Maria Rita, com a prefeitura concluindo a obra da creche no bairro ou o uso de parte do espaço da FAETEC", explicou Janio.

 

 

ONDE ANDAS COM A CABEÇA?

Nessa questão do Ensino Médio, em Búzios, o prefeito André Granado está mais encurralado do que nunca. Na verdade, não se sabe onde o chefe do Executivo anda com a cabeça, pois entrou numa disputa com a comunidade escolar, que o está deixando em maus lençóis. Além de estar recorrendo na Justiça, tentando derrubar a liminar que manda restabelecer as vagas fechadas, ele não se apresentou hora nenhuma aberto ao diálogo. Na audiência pública realizada ontem, que contou com a presença do deputado estadual Flávio Serafim, presidente da Comissão da Educação da Alerj, da defensora Pública estadual, Eufrásia Maria de Souza, além da comunidade escolar, o Executivo não mandou nenhum representante. E os vereadores tentaram de alguma forma, ou ao menos deram a entender isso, foram muito criticados pelo público presente. Se o governo não tratava o assunto como crise, é melhor repensar a estratégia.

 

 

HOMENAGEM ÀS MULHERES

O Conselho Comunitário de Segurança de Iguaa Grande, vai realizar no dia 27 de março, às 18h, durante a 10ª reunião ordinária, uma homenagem para todas as mulheres que tiveram destaque e são exemplos em diversos setores da sociedade. O comandante do 25º Batalhão da PM e o delegado da 129ª DP estarão presentes. A CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, está entre as homenageadas.

 

 

 

VEREADOR CANOA 'FURADA'

Em Iguaba Grande, a turma da Praça Edila Pinheiro quer saber qual a justificativa usada pelo vereador Adriano Mairink, o Tikinho, para não comparecer na sessão desta terça-feira (6). A ausência dele foi sentida, mas o curioso foram as fotos postadas nas redes sociais, dele e da namorada aproveitando uma temporada na praia de Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará. O comentário na praça é que, se ele fosse funcionário de empresa privada não poderia se ausentar fora do período de férias, sem uma boa justificativa. O pior é que o nobre vereador, somente comunicou a falta, mas não deu nenhuma explicação. Que é isso hein?

 

 

QUE PRIORIDADE É ESSA?

A Prefeitura de Iguaba Grande, para cortar os ônibus que transportam os universitários, alegou que a prioridade do governo é o Ensino Fundamental. Mas nesta terça-feira (6), o veículo que transportava alunos da Rede Municipal quebrou na Estrada da Capivara e os alunos que nele estavam tiveram que seguir a pé para a escola. Um universitário que passava pelo local presenciou tudo, fotografou e enviou para o Portal RC24h com o seguinte questionamento: "Que prioridade do governo é essa?". E mais, de acordo com os estudantes, apesar da prioridade do governo, as crianças da Educação Infantil não têm direito ao ônibus. Complicado, hein?

 

 

A PERSEGUIÇÃO EM SÃO PEDRO

A perseguição na Aldeia ao "Buxixo com Pimenta", grupo do Facebook, administrado pelo 'comentarista político' mais crítico de São Pedro, o Marcos Mala Trajano, está pesada. Nesta semana, o grupo foi denunciado e por essa razão vai ficar 30 dias suspenso da rede social e poderá passar até por análise legal. Na linguagem do Facebook, foi arquivado. A turma da Praça do Canhão já está falando em intriga da oposição, já que o grupo do irreverente Mala é o que mais fala a verdade sobre política e todas as outras questões da cidade, doa a quem doer.

 

 

A EXPECTATIVA EM ARARUAMA

Em Araruama, a expectativa é a leitura da representação feita por um grupo de fiscais do município, com pedido para que seja apurada a possível compra – por parte da Secretaria de Saúde – de medicamentos com prazo de validade perto do fim. O presidente da Casa, Carlos Alberto Siqueira da Silva, o Russo, prometeu colocar em pauta na sessão desta terça (6), o que significa que a Câmara poderá abrir uma CPI para apurar a denúncia. Na Praça do Blindex, o comentário é que isso já é uma causa perdida, pois o marido da prefeita, Chiquinho da Educação, ja teria entrado na jogada e pressionado a bancada governista a vetar a CPI. Vamos ver no que vai dar esse imbróglio todos.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias