BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (26)

MP acusa governo Alair de fraude em licitação; Prefeitos de olho da ADI 5619; Festival de Jazz e Blues de Arraial do Cabo; Licitação da Merenda em Búzios; TCE acolhe denúncia de vereador de Cabo Frio; A Comunicação Zero em Araruama; E muito mais...


FRAUDES DE ALAIR

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), denunciou na sexta-feira (23), “três responsáveis por fraudar licitação na Secretaria Municipal de Administração de Cabo Frio”, na época do governo Alair Corrêa. Dentre os apontados, o ex procurador geral do município, Dr Marcos Menezes.  Além do advogado, a promotoria acusa também Adalberto Martiniano Alves Junior e Carlos Eduardo Bueno Netto. De acordo com MP, os denunciados teriam fraudado a licitação para outorga de concessão de uso da administração e exploração comercial do Cais Municipal do Canal do Itajurú, conhecido como Terminal Transatlântico. “As provas são veementes que os denunciados frustraram o caráter competitivo da licitação, afastando empresas que poderiam realizar o serviço a ser contratado com melhor qualidade e preço”, diz a denúncia. A cada escândalo de corrupção, fica mais a certeza de que Cabo Frio realmente é uma pobre cidade rica e que seus governantes (ou ex governantes) não sabem a diferença do público para o privado.

 

 

 

 

TODOS DE OLHO NA ADI

O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5619) no Supremo Tribunal Federal (STF), está gerando muita expectativa na Região dos Lagos, sobretudo nas cidades onde os prefeitos têm pendências com a Justiça. Ação, com pedido de liminar, é contra mudança introduzida na legislação pela chamada minirreforma eleitoral (Lei 13.165/2015), que impõe a realização de novas eleições em caso de indeferimento de registro, cassação de diploma ou perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. O julgamento está previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (7) e a expectativa em Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras é grande.

 

 

 

 

TODOS DE OLHO NA ADI II

A semana começa com pelo menos mais uma preocupação para os prefeitos como o de Cabo Frio, Marquinho Mendes; Búzios, André Granado; Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, o julgamento da Adi 5619. Todos eles respondem por processos na Justiça que podem impugnar o registro ou até culminar na cassação do mandato. Com a mudança na Lei 13.165/2015, em caso do afastamento do primeiro colocado na eleição, não haverá a possibilidade da realização de novas eleições, sendo o segundo colocado convocado para assumir. Em Búzios, Alexandre Martins é só expectativa. E detalhe, o julgamento, está previsto para acontecer no dia do aniversário dele. Imagina o que ele quer de presente?  

 

 

 

 

NÃO FAZ DIFERENÇA PARA IGUABA

A única que não deve se preocupar muito com a ADI é a prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães. Não porque ela não esteja pendurada no cargo por liminar, mas sim porque no caso de Iguaba, os efeitos da ADI 5619 não valerão de nada. Isso porque o segundo colocado (Hugo Canellas) teve o registro indeferido pela Justiça. Então, caso Grasiella tenha o diploma cassado, Iguaba terá novas eleições, já que 50% dos votos válidos estariam anulados.

 

 

 

 

OUTRO PATAMAR

A secretaria de Governo e Eventos de Arraial do Cabo surpreende mais uma vez dando uma “pernada” nas cidades próximas como Búzios e Cabo Frio. Isso porque conseguiu trazer um dos eventos mais cobiçados em toda Região dos Lagos, que aliás, já tem até nome, será o Arraial Blues e Jazz festival, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de julho, em plenas férias escolares. Vai atrair um público dos mais desejados por todos os municípios. Sabe aquele velho discurso: “temos que qualificar nosso turista?” São eventos com esse estilo que conseguem atingir esse Target. Como no caso de Rio das Ostras, que consegue lotação da rede hoteleira com visitantes diferenciados em termos de capacidade de gasto. Os amantes desse estilo musical são de alto poder aquisitivo e costumam ter mais respeito pelo meio ambiente. Certamente a combinação tão almejada. Com isso, Arraial consegue ascender a outro patamar como destino turístico.

 

 

 

 

POSSE NA EDUCAÇÃO CABISTA

   Noventa e quatro concursados já começaram a atuar nas escolas municipais de Arraial do Cabo, nesta segunda-feira (26). Todos assinaram o termo de posse na última sexta, em solenidade realizada na Casa do Educador. Foram convocados professores do 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano, creche I e creche II, inspetor de alunos, orientador educacional, supervisor educacional, psicólogo, fonoaudiólogo e auxiliar administrativo. De acordo com o secretário de Administração cabista, Luiz Cláudio Leal Barreto, o Kall Alemão, foram chamados 138 concursados, sendo que 94 se apresentaram para a assinatura do termo de posse e 44 desistiram. O déficit será preenchido por meio de contratações, seguindo a ordem de aprovação, até que o próximo processo de convocação seja concluído, evitando assim transtornos para a rede municipal de ensino.  

 

 

 

LICITAÇÃO DA MERENDA

A vereadora Gladys Costa esteve nesta segunda-feira (26) no departamento de licitações da Prefeitura de Búzios, para acompanhar a licitação para a terceirização da merenda da rede municipal. O processo começou pela manhã, quando 10 empresas apresentaram a documentação, sendo que seis foram descartadas e quatro seguiram para a próxima etapa, que começou na parte da tarde. A vereadora denuncia que o governo André Granado quer terceirizar o serviço de produção da merenda escolar, porém, o município não vai economizar em nada com isso. Pelo contrário, os custos vão passar de R$ 3 milhões para R$ 6.800 milhões. A empresa que ganhou para fornecer a alimentação do Rodolpho Perissé foi a Global Service, que também concorre na licitação da merenda.

 

 

 

 

 

TCE ACOLHE DENÚNCIA

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) acolheu a representação do vereador de Cabo Frio, Vanderlei Bento, sobre a falta de transparência com a arrecadação do estacionamento no município. Conforme o voto da conselheira relatora, Marianna M. Willeman, o município não atende os parâmetros mínimos da transparência, deixando muito a desejar. E por falar nos Bentos, o pai, deputado estadual Silas, em entrevista na Rádio Cabo Frio AM, escrachou com governo Marquinho, dizendo que está igual ao de Alair. E Silas disse que não tem colher de chá. "Não tenho medo deles", disparou quando o assunto era receio de ser atacado por ter sido vice de Alair. "Eu era um vice que não tinha poder de nada", disse o deputado se defendendo. 

 

 

 

 

 

OBSERVATÓRIO LEGISLATIVO DA INTERVENÇÃO

No último sábado (24), o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, participou da primeira reunião do Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança do Rio de Janeiro (Olerj), com prefeitos e autoridades da Educação do estado. O fórum fará o controle social, acompanhamento do planejamento estratégico, coleta de informações e análise das ações implementadas na intervenção federal. Nesse primeiro encontro, a Educação foi a pauta principal, como referência na questão da intervenção. O Observatório funcionará de 1º de março de 2018 a 31 de janeiro de 2019, é formado por representantes da Câmara, membros de entidades civil e privada, órgãos estaduais e municipais, além da população atingida pela intervenção. O prefeito cabo-friense, aliás, foi o único da Região dos Lagos a participar do evento.

 

 

 

 

 

PEDALANDO E ARRECADANDO

O secretário de Esportes de Cabo Frio, Átila Motta realizou no domingo (25), o Passeio Ciclístico Solidário, na Praia do Forte, e conseguiu arrecadar cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados à APAE. Apesar de não ter orçamento, Átila, que veio da iniciativa privada, não tem o hábito de ficar de pires na mão esperando soluções caírem do céu. E dessa forma, ele vem conquistando o respeito de atletas e empresários da cidade que estão sempre em fechamento com o secretário, ajudando a promover a prática esportiva, mesmo sem dinheiro (e sem luz). O nome disso é boa vontade política.

 

 

 

 

HAVIA UMA ESTRADA NO MEIO DO BURACO

O que deveria ser uma estrada, não passa de um conglomerado de crateras que humilham a comunidade que mora em Porto do Carro, mas especificamente na Estrada dos Passageiros. Alvo de reportagem, hoje na InterTV, deu vergonha alheia assistir. Essa estrada é assim há muito tempo. E o pior: entra prefeito, sai prefeito, todos prometem, mas nada fazem. Inclusive o sr Claudio Chumbinho que se acha o rei da administração municipal das cercanias. Puro engodo. E tem quem ainda defenda que ele seja candidato a prefeito em Cabo Frio. Menos, né?! Bem menos. Primeiro manda passar um asfalto digno na porta da casa das pessoas, porque seis anos como prefeito, já deu mais do que tempo para tal.

 

 

 

 

COMUNICAÇÃO ZERO

Inacreditável o trabalho que a Comunicação de Araruama faz. O pior disparado entre os sete municípios da Região dos Lagos. E olha que São Pedro e Iguaba nem responsáveis pela área de Comunicação existem. O site do governo de Araruama é de gosto duvidoso, apresentação confusa e está desatualizado. Inacreditável imaginar que haja esse tipo de serviço sendo prestado aos jornalistas. Isso parece ser bastante sintomático. Sem falar que eles não respondem nem ao Fantástico. A prova que estão pouco se lixando para opinião pública. Merecem o título de pior Comunicação da Região dos Lagos, sem sombra de dúvidas. E o mais impressionante é que o maridão da prefeita Lívia (Chiquinho), é pré-candidato a governador. Imagina se ganha??? O povo certamente não vai ter acesso à informação nenhuma.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias