A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session803d1f679c9f7b5d23c0bd55769344af96a400c3): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H / SILAS BENTO - Os impactos da intervenção Federal na segurança pública do Rio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H / SILAS BENTO - Os impactos da intervenção Federal na segurança pública do Rio

"A meu ver não se trata de uma medida 'sem sentido' como muitos falam. Essa intervenção era necessária diante da situação de descontrole que vivemos. Além disso, o emprego das Forças Armadas na segurança pública tem dado resultados positivos pelo Brasil"


A intervenção decretada pelo Governo Federal na segurança pública do Rio de Janeiro tem gerado várias discussões sobre os impactos da medida de combate a violência no estado. Temos ouvido várias críticas de especialistas a cerca da iniciativa, mas a verdade é que, do jeito que a violência no Rio de Janeiro tem se propagado, alguma medida deveria realmente ser tomada. A população esperava por uma resposta.

A meu ver não se trata de uma medida “sem sentido” como muitos falam. Essa intervenção era necessária diante da situação de descontrole que vivemos. Além disso, o emprego das Forças Armadas na segurança pública tem dado resultados positivos pelo Brasil. 

O problema agora é com os efeitos da medida do governo e o que será feito para evitar a fuga de criminosos da capital para as cidades do interior, como Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé. Sim, as cidades da Região dos Lagos e da Baixada Litorânea estão na mira dos bandidos, porque com a segurança do estado nas mãos de um general do Exército, esses bandidos vão buscar abrigo nesses municípios. 

Não acredito que os criminosos se desloquem para outros estados como muitos afirmam. O mais provável é que eles busquem locais próximos às suas áreas de atuação. Então o que devemos discutir neste momento? É necessário que se faça um planejamento das ações para evitar qualquer prejuízo oriundo da intervenção. 

Essa não é a primeira vez que as Forças Armadas atuam na segurança pública do Rio. Uma vez ou outra as Forças Armadas aparecem para dar uma sensação maior de segurança ou apoio a operações policiais. Foi assim em 2008 com o início de instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS); em 2010, na ocupação do Complexo do Alemão; em 2013, na Jornada Mundial da Juventude; em 2014, na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de 2016. Em todos esses casos a presidência da República emitiu a Garantia da Lei e Ordem (GLO) para que as Forças Armadas pudessem apoiar a segurança no Rio, e com o Exército sufocando a criminalidade na capital, os índices de violência nesses munícipios cresceram.

Estou preocupado com o deslocamento desses criminosos. Precisamos policiar as entradas e saídas desses municípios. Acho que devemos fazer uma política especial neste sentido. Precisamos criar barreiras para impedir que essas cidades sejam invadidas pelo crime.

Estou solicitando a presença do general Walter Souza Braga Netto na tribuna da ALERJ para que possamos entender melhor o alcance dessa intervenção, além de conhecer como será executado o plano de contingência com a Polícia Militar e Polícia Civil e a participação das secretarias de segurança dos municípios da nossa região, a fim de evitar danos maiores do que aqueles que já vivemos no nosso dia a dia.

 

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias