A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session4a235cf36c6fbcd50e1a9cc1d86b9a6d78ba055a): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (22) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (22)

Câmara de Cabo Frio desiste de reajustar salários dos vereadores; Picos de luz prejudicam sessão legislativa em Arraial; Prefeita de Iguaba assume Secretaria de Obras; Vereadores de Búzios se posicionam contra medida de Granado na Saúde; Bate-boca na Câmara aldeense; E muito mais...


REAJUSTE AOS VEREADORES VETADO

A Câmara de Cabo Frio divulgou nesta quinta-feira (22), que a atual administração não fará uso da autorização legal para aplicar o reajuste salarial aos vereadores, conforme dispõe o Projeto de Lei Complementar 001/2018, votado e aprovado na sessão da última terça-feira. A decisão foi anunciada, por meio de nota, depois da polêmica entorno do reajuste relativo à data base dos servidores do Legislativo. Depois do bafafá da última plenária, o presidente da Casa, Aquiles Barreto, reuniu os vereadores e a maioria decidiu abrir mão do reajuste de 2%, que representariam pouco menos de R$ 200 mensais. O atual valor dos subsídios dos vereadores é o mesmo fixado pela Resolução n°0854/2004, a qual conforme dispõe a legislação em vigor somente poderá ser alterada para os subsídios da próxima legislatura, ou seja, 2021/2024, antes do pleito de 2020, se for o caso.

 

 

PONTOS DE VISTA

O bafafá do reajuste salarial, conforme relatamos na Boca Miúda desta quarta-feira, começou quando o vereador Rafael Peçanha votou contra o PLC 001/2018, alegando ser contrário ao reajuste para os vereadores devido à crise, ao atraso no pagamento dos servidores do Executivo, o aumento para o Legislativo não se justificaria. Na verdade, tudo é uma questão de ponto de vista, e este, é o que Rafael defendeu. Mas Vanderlei Bento, por exemplo, acredita que o colega da oposição, na realidade, "votou contra o reajuste do servidor da Câmara", que é previsto por lei. Quem ficou em maus lençóis foi o presidente da Casa, que se reuniu com os vereadores, e defendeu que os 2% de reajuste para a vereança deveria ser suspenso, permanecendo apenas o dos funcionários. Depois da polêmica, fica a dúvida: qual será o ponto de vista do cidadão?

 

 

 

FOGO CRUZADO

A vida não anda nada fácil para o secretário de Educação de Cabo Frio, Alessandro Teixeira, que desde que assumiu a pasta vive no meio do fogo cruzado entre o governo e o sindicato. É a crise financeira, a greve, as reivindicações da categoria, as reclamações dos pais, cujos filhos estão sem aula ou não conseguem transferência, o Ministério Público, a Justiça... Ou seja, problemas de todos os lados. Nesta quinta-feira (22), ele se reuniu com o prefeito Marquinho Mendes e o secretário de Fazenda Clésio Guimarães, para apresentar a proposta que o Sepe Lagos levou para a audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Rio. Lembrando que a categoria se reúne nesta noite em nova assembleia para decidir os rumos do movimento.

 

 

NÃO TEVE SESSÃO

Não teve sessão legislativa na Câmara de Arraial do Cabo, nesta quinta-feira (22). Os motivos, de acordo com nota emitida pela assessoria de imprensa da Casa, foram: “falta de e, posteriormente, falta de energia”. Ou seja, não tinha número de vereadores suficiente para abrir a sessão nesta manhã e de quebra, os picos de luz colocaram em risco os eletroeletrônicos pertencentes à Câmara. Por esse motivo, ainda segundo a nota, “o relógio foi desligado até que a energia se estabilizasse, preservando assim, o patrimônio do local. Caso a maioria dos vereadores estivesse presente, todos os aparelhos eletrônicos seriam desligados para que a sessão fosse realizada”. Para acabar com o disse-me-disse na cidade, o comunicado da Câmara destacou ainda – “Desse modo, informamos oficialmente, que qualquer notícia diferente da presente informação, é enganosa”.

 

 

 

O CHOQUE DE ORDEM DA PREFEITA

Os servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de Iguaba Grande foram surpreendidos pelo anúncio da prefeita Grasiella Magalhães, que resolveu exonerar o secretário, Luis Jerônymo de Mesquita, e assumir ela mesma a pasta. A chefe do Executivo esteve no galpão para passar as nova metodologia aos funcionários e, para isso, teria usado de um tom mais duro nas palavras e determinações. O rigor foi tanto que Grasiella chegou a bater boca com um pedreiro concursado. A prefeita teria dito aos servidores que a cidade está largada, suja, e eles não estavam dando conta do recado e por isso, todos passariam por choque de ordem sob comando dela. O comentário na Praça Edila Pinheiro é que, se ela cuidar da limpeza como cuida das finanças do município, a situação da cidade vai piorar.

 

 

 

SAÚDE EM BÚZIOS

Em Búzios, a sessão da Câmara desta manhã, foi marcada pelo posicionamento dos vereadores sobre a recusa da Secretaria de Saúde em prestar atendimento a moradores da Vila Verde e Alto da Rasa, nos postos dos bairros. A alegação é que algumas ruas na divisa dos municípios, pertenceriam a Cabo Frio e, portanto, as pessoas devem recorrer à rede de saúde cabo-friense. Os moradores protestaram e nesta quinta foram para a Casa Legislativa acompanhar a sessão. Todos os edis foram contra a medida do governo. Josué chegou a dizer na tribuna que falou para André Granado que é contra à determinação. Gladys Costa disse que “o prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, foi guloso e desumano, quando engoliu a linha imaginária que divide os municípios, e interviu nas ruas 33,34 e 35. Em ato inconstitucional, que hoje é usado pelo chefe do Executivo de Búzios, para negar atendimento aos moradores”. A discussão foi grande, mas agora resta saber qual será o posicionamento do governo. Lembrando que Granado já teve desgaste grande com o episódio do fechamento de turmas do Ensino Médio na rede municipal, que foi vetado pela Justiça, sob pena diária de R$ 10 mil.

 

DIVISA DOS MUNICÍPIOS

A questão dos limites entre Cabo Frio e Búzios já gerou muita polêmica e agora está nas mãos dos deputados, na Alerj. O Projeto de Lei que incorpora o bairro Maria Joaquina ao município de Búzios foi vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão. O veto será revisto no plenário da Assembleia Legislativa no próximo dia 27. A expectativa dos vereadores buzianos é que os deputados derrubem o veto. Muitos deles vão para o Rio acompanhar a sessão.

 

AINDA SOBRE BÚZIOS...

Sobre o choque de ordem realizado na Praia dos Ossos, na última quarta-feira (21), o secretário de Serviços Públicos, Walmir Nobre Júnior, também arregaçou as mangas e meteu a mão na massa, ajudando o pessoal na geral dada no local.

 

 

 

 

MAIS UMA DELE

A sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia, desta quinta-feira (22), foi marcada pelo bate-boca entre o presidente Bruno Costa e o vereador Zezinho Martins, por causa de um projeto de lei orçamentária, enviado pelo prefeito, para apreciação em plenário. Acontece que Zezinho e Bia de Guga pediram que a pauta passasse por segunda votação em uma extraordinária, convocada após a sessão ordinária desta manhã, devido à urgência da mesma. Brunão, alegando que isso iria contra o regimento interno, vetou. Os vereadores pediram que ele desse uma pausa de cinco minutos, para que o regimento fosse consultado, a fim de verificar se estariam mesmo infringindo as normas, se a pauta fosse votada hoje. O procurador da Casa foi dar explicações na tribuna, a mando do presidente, e confirmou a justificativa de Bruno. Isso enfureceu Zezinho, que é grande conhecedor do regimento interno da Câmara aldeense. Ele, antes do encerramento da plenária, tomou a palavra e escrachou o presidente e o procurador. Mas o bate-boca só pode ser visto por quem estava na Câmara, pois a transmissão ao vivo, via Youtube, caiu. Para a turma do Canhão, isso aconteceu porque Zezinho indicou um servidor exonerado para receber moção de aplausos e, antes que a mesma fosse aprovada, a internet foi para o espaço.

 

 

PENDÊNCIAS DO BPRV

A deputada estadual Márcia Jeovani recebeu no gabinete dela, na Alerj, o chefe do Posto 11 do Batalhão de Polícia Rodoviária de Araruama, subtenente Rezende Lima. Na reunião com a parlamentar, ele reforçou a necessidade de instalação de redutor de velocidade (tachões) no trecho da RJ 106 - Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao posto do BPRV, assim como a retirada de veículos apreendidos na área externa, tendo em vista os riscos de proliferação do mosquito e doenças graves, como a própria febre amarela. A deputada anotou tudo e agora vai atrás das autoridades responsáveis para poder resolver essas pendências.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias