BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (21)

Suspensão de habeas corpus a Claudio; Marquinho e articulações em Brasília; Reajuste na Câmara, MP pede prisão de Jeffinho; Mentira deslavadas em Araruama; Bruno acusado de plágio em SPA; Coletiva em Arraial e muito mais....


OLHO DO FURACÃO
A determinação da justiça de suspender o habeas corpus de Claudio Moreira, ex-presidente da COMSERCAF (preso acusado de desviar R$ 60 milhões da autarquia), pegou todo mundo de surpresa em Cabo Frio. Até mesmo o prefeito Marquinho Mendes que estava em viagem para Brasília. Sem entrar no mérito de justo ou injusto, a única certeza, é que esse vai e volta só faz remexer em algo que o governo vinha se esforçando para apagar da memória do povo cabofriense. Mas deu ruim. Claudio volta para prisão e o assunto retorna com força total para os notíciários abalando enormemente o governo em meio as agruras que vem enfrentanto. Claudio já se apresentou à delegacia da Federal de Niterói. Enquanto isso, a oposição deita e rola.

 

 

 

 

ARTICULAÇÕES EM BRASÍLIA
Alguns prefeitos da Região dos Lagos como Marquinho Mendes (CF), Dr André Granado (BZ) e Carlos Augusto (RO), que compõem o OMPETRO estiveram nesta quarta-feira (21), em Brasília, tomando café da manhã com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, juntamente com uma comitiva de vários deputados do Rio de Janeiro, dentre os quais, Julio Lopes e Cristiano Áureo. O encontro (oficialmente), seria para tratar de buscar formas de melhorar repasses federais dos royalties e para saúde. Reunião bem estratégica, uma vez que acontece em meio a discussão sobre intervenção federal, Reforma da Previdência e a possível candidatura de Maia ao governo do estado. Entretanto, extra-oficialmente, há quem aposte que essa reunião tem mais a ver com articulação da requerimento de urgência apresentado pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB), cujo objetivo é evitar a retroação da Lei da Ficha Limpa. Tal retroatividade afetaria diretamente (e especificamente) os três prefeitos que estão na foto. Mas eles juram que estiveram lá somente para ver se arruma mais um dinheirinho com royalties. Fica a vontade para acreditar em qualquer uma das versões. A oficial ou a não oficial.

 

 

 

 

 

AUMENTO POLÊMICO
Um aumento salarial aos servidores da Câmara foi aprovado ontem em Cabo Frio, por ampla maioria, e deu o que falar. O detalhe é que tal aumento atinge também os vencimentos dos vereadores em 2%.  Somente Rafael Peçanha votou contra. A explicação dele é que a "cidade está afundada em crise e atrasos salariais, por isso, não se justifica aumento". Mas outros vereadores da oposição, como Vanderlei Bento, argumentam as motivações que o fizeram votar favorável. Vanderlei alega que os problemas do executivo não afetam a Câmara e o reajuste anual é direito do servidor: "Eu estou abrindo mão do reajuste que será repassado para meu salário. Apresentei requerimento hoje (21), abrindo mão do aumento que eu teria direito, para mostrar que meu voto não foi incoerente. Votei pelo servidor e não em meu benefício, esclareceu Vanderlei. Bento aproveitou o ensejo para abrir mão também da vaga de estacionamento que o mandato lhe assegura. 

 

 

 

 


PRESDIENTE ESCLARECE
Já o presidente da Câmara, Aquiles Barreto, esclarece que  trata-se de uma reposição anual, obrigatória por lei, do plano de cargos e salários, que determina essa reposição anualmente. "É para o salário não ter defasagem", explicou ele. Aquiles disse ainda que isso acontece em todas as categorias no Brasil mas, muitos não pagam. "Aqui na Câmara, como o orçamento nos permite, fizemos o plano de cargos e salários ano passado e esse ano já fixamos a reposicão", complementou o presidente.

 

 

 


MINISTÉRIO PÚBLICO EM AÇÃO
Se há omissão em diversas esferas de poder, no MP de Iguaba Grande, não! Os promotores entraram com embargo de declaração, pedindo efeito suspensivo ao beneficio desfrutado por Jeffinho do Gás, que estava preso acusado de homicídio e conseguiu ser libertado por meio de habeas corpus, há cerca de um mês. Nas argumentações, o MP fala que "a liberdade de Jeffinho é nociva diante de ameaças às testemunhas", E foi além. Diz ainda que "uma vida foi ceifada, longe de nós que só lidamos com papeis e estamos distante dos fatos e das pessoas, logo, temos que nos acautelar bem da situação, sob pena de deixarmos a porta aberta para ocorrência de mais crimes e no mínimo desestimular a Justiça como um todo". Bem pasada as alegações do MP. Mas o pior, é que são reais e pertinentes.

 

 

 

 

 

MENTIRA DESLAVADA
Essa turma de Lívia/Chiquinho de Araruama parece ter perdido a noção da realidade. Postam nas redes sociais que resolveram o problema de marcação de consulta, com foto de uma servidora distribuindo maçã e tudo mais. Só para inglês ver.  A prova foi que a InterTV estave nesta manhã no município, e foi ao tal PAM da sofrência. E tinha até idosa com câncer que passou a noite inteira na fila para marcar uma relis consulta (isso sem falar no sofrimento de centenas de outros idosos). Mas e a maçã? (deve estar se perguntando o atento leitor). A mação era só pra enganar o povo mesmo e fazer a foto para dizer que estava tudo resolvido. Na classe jornalística em geral de toda Região dos Lagos, a avaliação sobre a Comunicação de Lívia é péssima. Nenhum veículo (só os deles) consegue receber release, tampouco respostas da prefeitura sobre as demandas do município. A corte de Araruama acha que não precisa responder nada e nem a ninguém. Isso porque o tal Chiquinho da Educação almeja ser governador. Vai vendo... 

 

 

 

COLETIVA NA SEXTA
O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna convocou uma coletiva de imprensa para esta sexta-feira (23), às 10h, no Porto do Forno, para fazer um balanço sobre verão, em especial, Carnaval. promete apresentar dados comparativos com anos anteriores. Inicialmente a coletiva iria acontecer na quinta, mas a Comunicação adiou por um dia. O prefeito, aliás, está bastante animado, principalmente porque a Prolagos divulgou o valor que será investido na construção do cinturão de esgoto da Praia dos Anjos, que deverá acabar com o problema antigo no local.De acordo com a concessionária, serão investidos R$ 2.077.380,50 (dois milhões, setenta e sete mil, trezentos e oitenta reais e cinquenta centavos). As obras devem começam  ainda neste primeiro semestre de 2018. Renatinho não vê a hora de se livrar dessa demanada que é um verdadeiro constrangimento a todos os cabistas. 

 

 

NOVO VACILO
O presidente da Câmara aldeense parace que tem imã, quando o assunto é gafe. O tal vídeo que ele postou nas redes sociais tentando atrair os cidadãos, parece que foi tiro no pé. Isso porque além da repercussão ter sido péssima, com vários internautas debochando e ironizando a postagem (perguntando sobre os escandalos que ele está envolvido), pasme você, uma agência de publicidade que realizou uma campanha para o ex-governador (e atual presidiário) Sergio Cabral, viu o vídeo de Brunão e denunciou plagio na música de fundo. O diretor da agência disse que vai entrar na justiça. E agora Brunão?

 

 


PEGANDO NO BATENTE
O secretário de Ordem Pública de Búzios, Dom, meteu a mão na massa nesta manhã de quarta-feira (21), no choque de ordem que aconteceu na Praia dos Ossos. Pegou uma pá e ajudou a equipe a dar uma geral na localidade que estava largada. Pssoal que passava pelo local ficou incrédulo com o que viu. Atém porque, os secretários Buzianos costumam andar de salto alto. Mas Dom não está nem aí. Até vassoura dizem que ele passou na rua. A população adora ver que existem secretários que saem dos seus gabinetes e de seus pedestais e se mostram gente humilde e trabalhadora. Demonstração de que não perdeu as raízes. Mandou bem!

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias