Mico é encontrado morto em Araruama nesta quarta (21) e aumenta a apreensão sobre um possível surto de febre amarela no município

Animal não tinha marcas aparentes de ferimentos e será encaminhado para análise. Nesta terça (20), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que três saguis morreram em decorrência de febre amarela em Araruama e que a cidade agora se encontra em estado de alerta contra a doença


Na tarde desta quarta-feira (21), um mico foi encontrado morto no quintal de uma residência na Rua Bonfim, no bairro Areal, em Araruama, aumentando ainda mais a apreensão no município com relação à frebre amarela. De acordo com o relato da moradora do imóvel, o animal não aparenta ter marcas de ferimentos, o que pode ser um indicativo de que o macaco tenha morrido em função da doença.

Nesta terça (20), a Secretaria Estadual de Saúde e equipe de epidemiologia confirmaram que três saguis foram encontrados mortos no bairro Parque Hotel em decorrência de febre amarela, ressaltando que o município agora se encontra em estado de alerta contra a doença.

O mico encontrado morto nesta quarta (21) será recolhido pelos órgãos responsáveis e encaminhado para o Rio de Janeiro para que exames sejam realizados em laboratórios especializados, mas ainda não é possivel estimar um prazo para o resultado dos laudos.

 

MACACOS NÃO TRANSMITEM FREBRE AMARELA AOS HUMANOS

É importante lembrar que a febre amarela é transmitida por um mosquito infectado por seu vírus. Nas regiões de mata, por exemplo, os insetos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes picam os macacos e transmitem a doença aos animais, que acabam sendo tão vítimas quanto os humanos. Também é importante ressaltar que os macacos cumprem uma função importante: ao contraírem o vírus, eles servem de alerta para o surgimento da doença no local. Desse modo, contribuem para que as autoridades sanitárias tomem logo medidas para proteger moradores ou pessoas de passagem na região.

 

POR QUE É IMPORTANTE NÃO MATAR OS MACACOS? 

"Porque são os nossos primeiros alertas de que o vírus circula na região. Quanto menos macacos, mais o mosquito buscará sangue das pessoas. O macaco protege os humanos. O nosso problema é que as áreas de mata são cada vez menores. Os macacos são dispersores de sementes. São fundamentais para que a floresta seja saudável", alerta a Fiocruz.

 

*Foto: Fala Araruama

Categorias: Araruama

Fotos da notícia




Outras notícias