BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (16)

Mais um desgaste para a prefeita de Iguaba Grande;A coletiva de Marquinho Mendes sobre o Carnaval; Oposição no pé do prefeito cabo-friense; A preocupação com a intervenção militar no Rio; Prefeito de Búzios tem três dias para recorrer ao TSE; E muito mais...


COMO É QUE É ISSO?

A prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, em postagem no Facebook colocou mais lenha na fogueira do Carnaval, que aliás, estava quase apagada, mas agora está soltando faíca para todos os lados. Na postagem, Grasiella disse que “todos contribuíram para o Carnaval. Até mesmo quem não queria, mas teve que se curvar à ordem. Foi moral a contribuição de R$ 2 mil de cada pessoa que comercializa há mais de 10 anos sem pagar qualquer tostão ao município. Vamos regularizar. Não sou desonesta, não sou mentirosa. Não quis ser covarde determinando o fechamento dos quiosques em pleno verão / Carnaval, contrariando a orientação da Direção de Tributos e Procuradoria Municipal. Quem assina o documento infra é o filho da senhora que explora o Quiosque 12”. Pronto! Fogueira acesa. A comerciante Zane Machado retrucou. Disse, também em postagem no facebook, que não pagou nada à Prefeitura. “O sr. secretário de Turismo me informou que pagaria do bolso dele essa “COAÇÃO” se preciso fosse, para minimizar os efeitos. Pouco antes das 20 horas o pastor Marco Aurélio voltou ao Quiosque e levou o recibo de QUITAÇÃO da referida “divida” e se aproveitou da boa-fé do meu filho e entregou o recibo em questão que o assinou. Reafirmo que não paguei um tostão deste referido boleto”, se defendeu Zane.

 

 

COMO É QUE É ISSO II

Ou seja, a prefeita poderia ter ficado quieta, ter deixado a poeira baixar e tudo se resolver. Ao contrário, foi para a rede social, de forma teimosa tocar em assunto que já rola há uma semana. O curioso é que, o recibo assinado pelo filho da comerciante, é de 10 de fevereiro, mas o que consta no DAM é que o dinheiro entrou para a Prefeitura no dia 15. Mas como pode ser isso? É o que todos querem saber em Iguaba Grande. Será que a prefeita deu mais um tiro no pé? É o que se comenta na Praça Edila Pinheiro, para o desespero dela. Ou seja, mais um desgaste.

 

 

 

COMO É QUE É III

Zane, a proprietária do quiosque desafiou: “Eu não paguei absolutamente nada e vou provar. Esse recibo veio quitado para meu filho. Eles querem dar uma satisfação aos outros quiosqueiros que pagaram erroneamente. Vou ao MP e vou pedir a filmagem de quem fez o depósito no banco. Tem que aparecer quem é o cidadão que pagou”, disparou Zena revoltada.

 

 

A COLETIVA

A coletiva de imprensa do Carnaval de Cabo Frio, convocada pelo prefeito Marquinho Mendes, para esta manhã (16), foi para apresentar dados positivos e disfarçar a má impressão deixada pela festa, além dos problemas tão criticados nas redes sociais. A Associação de Blocos de Cabo Frio (Abaccaf) teve a folia atrapalhada pela Secretaria de Cultura. Reclamações de caixas de som, perseguição aos ambulantes e a desordem na orla Malibu foram tratadas como detalhes sem importância. O planejamento para o ano que vem começou nesta sexta-feira, mas nem tudo foi abordado, muita coisa, como o próprio prefeito preferiu dizer, foi deixado para ser discutido depois. Enquanto a coletiva rolava na Prefeitura, nas redes sociais as críticas não paravam de aparecer. “Traduzindo: uma bagunça danada, roubo pra tudo que é lado, uma desordem total. Aí me vem o prefeito falar isso tá de brincadeira né?”, postou um internauta. “O Carnaval de Cabo Frio foi o da caixinha de som. Desordem total”, comentou outro.

 

 

ESCORREGANDO PARA OS LADOS

Ainda sobre a coletiva de imprensa desta manhã, o prefeito foi bastante escorregadio nas respostas. Tudo o que ele pode evitar comentar para não gerar polêmica e virar o assunto para o lado negativo ele fez. Os blocos ficaram para depois. A esperança agora está na força da Secretaria de Turismo, Fabíola Bleicker, em conseguir driblar as animosidades.

 

 

 

 

ENQUANTO ISSO A OPOSIÇÃO...

Enquanto a coletiva rolava na Prefeitura, os vereadores da oposição, nas redes sociais divulgavam as últimas ações. Vanderlei Bento foi à sede da Polícia Federal, em Macaé, para denunciar ao que ele chama de “manobra do prefeito”, para se ausentar do país. No começo do mês, Marquinho Mendes enviou mensagem para a Câmara, pedindo autorização para 60 dias de férias, incluindo a liberação do Legislativo para viagens internacionais. Marquinho se explicou dizendo que não vai viajar e que isso é praxe. Mas mesmo assim, Vanderlei pediu para o delegado observar essa movimentação e se necessário, reter o passaporte do prefeito cabo-friense. Que ousadia, hein?! Já Rafael Peçanha foi ao Ministério Público apresentar denúncia sobre o aterramento da salina Peroana, que fica no bairro Caminho Verde, próximo à Ilha do Japonês.

 

 

 

DEBATES SOBRE O CARNAVAL

O Programa Sidnei Marinho convidou aos organizadores do Carnaval de Cabo Frio, entidades de classe e representantes do governo para um debate, na segunda-feira (19), às 9h da manhã, na TV Litoral News.

 

 

 

 

 

 

PROCESSANDO GERAL

O secretário de Governo e Eventos, Ronnie Plácido, fez uma queixa crime na quinta (15), na 132 DP, contra o ex-prefeito Andinho e um jornalista da Região. Segundo Ronnie, o motivo da queixa (e do processo civil) é calúnia e difamação (no caso do jornalista). Já contra Andinho a causa é injúria. “Comigo é assim, falou besteira, tem que provar. Essa turma de viúvas do governo passado, que perdeu a mamata está revoltada porque conseguimos fechar a programação de Reveillon e Carnaval sem gastar um centavo dos cofres públicos, mostrando que é possível. Isso incomodou muita gente”, disse Ronnie. Andinho, em tempo, disse que Ronnie é um vagabundo. E a matéria do jornal diz ainda que um empresário fornecedor de estruturas para shows, disse que Ronnie recebeu propina. Ronnie está muito p* da vida com a afirmação.

 

 

 

COLETIVA EM ARRAIAL

E de olho nos comentários que ela afirma serem “maledicente”, decidiu convocar uma coletiva de imprensa na próxima semana, para fazer prestação de contas do Reveillon E Carnaval, além de um comparativo com os anos anteriores. Prefeito Renatinho Vianna não abre mão dessa prestação de contas e disse que também deverá processar os mesmos envolvidos no disse-me-disse.

 

 

TRÊS DIAS

Em Búzios, para o prefeito André Granado e o vice Henrique Gomes se mantiverem nos cargos, sem os que os diplomas sejam cassados, eles devem correr. Os recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já acabaram e agora, a defesa dos dois tem três dias para que recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre Martins, autor do processo que pede a cassação da chapa de Granado, disse que está bastante otimista. “Espero que julgue o mais rápido possível, inclusive, já tem município com eleição marcada agora para março”, disse Alexandre.

 

 

 

 

 

 

PALAVRAS DE MULHER

A deputada estadual Marcia Jeovani vai falar sobre políticas públicas de saúde da mulher, neste sábado (17), às 9h, na Rádio Costa do Sol AM 560, no Programa Palavras de Mulher.

 

 

 

 

 

 

 

 

INTERVENÇÃO FEDERAL

Toda a população do Estado do Rio de Janeiro assistiu apreensiva ao noticiário desta sexta-feira (16), que dava conta da intervenção federal no Rio. O presidente Michel Temer assinou nesta tarde o decreto. Ele admitiu que a medida é "extrema", mas que às vezes é necessário tomar essas atitudes para restaurar a "ordem" no país. Mas para os moradores do interior, o receio é que tais medidas acabem favorecendo a migração da criminalidade para o interior. O decreto se restringe à área de segurança pública. Segundo o mesmo, o interventor é o general Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste do Exército, sediado no Rio de Janeiro. Ele fica subordinado ao Presidente da República e não está sujeito às normas estaduais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção", afirma trecho do decreto. Ele também "exercerá o controle operacional de todos os órgãos estaduais de segurança pública.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias