Prefeito de Cabo Frio faz balanço do Carnaval e admite consolidar parceria com iniciativa privada para o ano que vem

Segundo levantamento da Prefeitura, 60 flanelinhas detidos e autuados; 19 presos por atividades criminosas; 392 notificações de uso de material inflamável na Praia; E nenhuma morte registrada


“O Carnaval em Cabo Frio ocorreu sem nenhuma anormalidade que pudesse comprometer a cidade”, essa foi a avaliação feita pelo prefeito Marquinho Mendes, em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (16), no auditório da Prefeitura. Na ocasião, foi divulgado balanço do evento, com números levantados por todos os setores e órgãos envolvidos. Marquinho destacou que a parceria com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Guarda Municipal e demais órgãos foi fundamental para que a ordem fosse mantida na cidade. Além disso, o prefeito admitiu que para o ano que vem, o governo vai consolidar as parcerias com a iniciativa privada, de forma que a Prefeitura não arque com os custos da festa.

 

De acordo com o levantamento da Secretaria de Turismo, Cabo Frio recebeu 400 mil turistas no Carnaval, vindos principalmente de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e da Argentina. “Isso demostra que estávamos conseguindo atrair o turismo internacional para a cidade e temos que investir mais nisso”, disse o prefeito.

 

Marquinho destacou que o Carnaval na cidade não foi perfeito. Mas que o planejamento para o ano que vem começou nesta sexta-feira, com o levantamento e a reunião de todos os setores, para discutir o que deu certo e errado. “Temos que exaltar o que foi bom e positivo e consertar o que não foi.  Vamos ao longo do ano discutir todas as áreas e tentar melhorar”, disse Marquinho.

 

Entre elogios e tentativa de exaltar os pontos positivos, o prefeito preferiu não fazer muitos comentários sobre os blocos carnavalescos, sobretudo os que desfilaram na Praia do Forte, que tiveram percurso e horários restringidos. “Não vamos tomar nenhuma decisão agora, precisamos analisar todos os lados para podermos nos posicionar melhor”, disse o prefeito. Marquinho teve que ouvir a opinião da dona Audicéia Oliveira da Silva, de 76 anos, que mora no Rio, mas é proprietária de apartamento na Rua Francisco Mendes. Ela disse que há anos vem para o Carnaval de Cabo Frio e gosta de ver os blocos passarem na porta dela, coisa que não acontece nos últimos dois carnavais. “Os blocos trazem alegria para as ruas”, afirmou.

 

Mas o prefeito preferiu desconversar e mudar de assunto, depois de ouvir a senhora.

 

LEVANTAMENTO DA PREFEITURA

 

No balanço, a Prefeitura divulgou que foram apreendidas pela Fiscalização de Posturas, 38 caixas de som; 17 carrinhos e reboques. Além disso, foram realizadas 480 abordagens e 392 notificações relacionadas ao uso de material inflamável na praia, principalmente o botijão de gás, cujo uso está proibido.

 

De acordo com os dados da Guarda Municipal, foram feitas durante o período do Carnaval, 495 notificações de estacionamento irregular; 120 de veículos estacionados em área ambiental; nove automóveis foram apreendidos; 60 flanelinhas detidas e levados para a delegacia, onde foram autuados por exercício ilegal da função.

 

Nenhum homicídio foi registrado em Cabo Frio, segundo levantamento do 25º Batalhão da Polícia Militar. Dezenove pessoas foram presas por atividades criminosas, seis armas e cerca de três quilos de drogas apreendidos. Noventa e cinco carros foram recolhidos pela PM e levados para o pátio municipal, além de 95 motocicletas e 12 carros por som alto. Na delegacia, foram registradas nove ocorrência de furto e sete de roubo; três foragidos da polícia foram capturados; três motoristas alcoolizados foram autuados e uma pessoa foi detida por dano ao patrimônio público.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, nas praias cabo-frienses, foram realizados 59 salvamentos terrestres, número 22% menor do que no mesmo período do ano passado; 20 socorros foram prestados por ambulância, representando queda de 59% em relação a 2017; no mar, 347 salvamentos foram feitos e nenhuma morte registrada.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias