BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (7)

Prefeito de Cabo Frio pede licença para a Câmara, mas nega que vá viajar; O bloco dos sem apoio; MP manda prefeito de Búzios cancelar fechamento do Ensino Médio; Ajuda para a Apae de Arraial do Cabo; Audiência pública em São Pedro e muito mais...


MENSAGEM EXECUTIVA

O vereador, líder da oposição Vanderlei Bento foi para as redes sociais questionar a mensagem executiva, enviada pelo prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, para a Câmara, na qual ele pede autorização ao Legislativo para passar dois meses fora do Brasil. A mensagem foi enviada nesta quarta-feira (7) para a Casa Legislativa e não se sabe quando entrará para votação. Vanderlei destaca ainda que o pedido do prefeito é absurdo, tendo em vista o caos em que está a cidade, com greves de servidores, pagamentos atrasados, problemas na saúde, buracos para todos os lados. “Para que o prefeito quer uma folga de dois meses? Para descansar? Para fugir? Isso é inacreditável!”, disse o vereador.

 

 

 

“AFIRMAÇÃO LEVIANA”

O prefeito Marquinho Mendes quando leu anota, entrou em contato para rechaçar com veemência a questão levantada pelo vereador. Segundo Marquinho, é praxe dele como prefeito encaminhar todo ano uma mensagem de autorização ao legislativo para que ele possa se ausentar da cidade, sem precisar fazer pedido. “Isso é comum. Sempre fiz isso. Todo prefeito faz. Mandar o pedido para garantir uma viagem caso haja necessidade, mas isso não significa que vou viajar. Aliás, nem tenho previsão de viagem na minha agenda. O vereador fez uma afirmativa mentirosa e leviana com objetivo de se promover”, explicou Marquinho. 

 

 

 

 

BLOCO DOS SEM APOIO

Apesar da Secretaria de Cultura estar apoiando apenas moralmente organização do Carnaval dos blocos de Cabo Frio (sem dinheiro nem estruturas), parece que há preocupação redobrada com os desfiles das agremiações na Praia do Forte. Neste ano, a exigência é que a folia acabe, impreterivelmente, às 18h. Mas tal horário se aplica apenas para os blocos que vão desfilar na orla, pois os que vão sair em outras regiões da cidade, podem permanecer até de madrugada. Joir Reis, presidente da Associação de Blocos de Cabo Frio (Abacaf), afirma que as quatro agremiações que vão desfilar na Praia do Forte estão “sofrendo uma perseguição tácita pois há uma cobrança britânica com relação ao horário”. 

 

 


BLOCO DOS SEM APOIO II

E Reis disse mais: “essa cobrança é desnecessária. Nós acordamos com o próprio prefeito (por intermédio da Secretaria de Turismo) e iremos cumprir a palavra, ao contrário da Secretaria de Cultura, que no início do processo disse que só participariam as agremiações do projeto Carnaval Sangue Bom 2018, elaborado pela Abacaf. Só que a própria Secretaria, às vésperas do Carnaval, lançam o "Carnaval das Culturas", dividindo as atenções sobre a organização e planejamento do festejo”. Joir ressaltou ainda que o secretário Choppinho foi taxativo numa reunião, no início do ano, ao afirmar que só faria Carnaval o bloco que estivesse no projeto da associação”. Por isso, segundo ele, a “Abacaf tem que se libertar da Cultura o quanto antes”. E essa ideia conta com a concordância de praticamente 100% dos presidentes das agremiações.

 

 

 

SE RECUPERANDO

Nesta semana quem foi flagrado fazendo caminhada na Praia do Forte foi Dr. Adriano. Ele contou ao Portal RC24h que ainda está se recuperando da última cirurgia. E, para manter a forma faz caminhadas na orla.

 

 

 

 

 

 

 

ENSINO MÉDIO

O Ministério Público abriu ação civil pública, com tutela de urgência, para obrigar o prefeito de Búzios, André Granado, a cancelar a extinção do Ensino Médio na Rede Municipal de Ensino. O fechamento de turma do período noturno, no Colégio Municipal Paulo Freire e no INEFI, não agradou a comunidade escolar, que foi para as ruas, para a Câmara e para a porta do MP e da Prefeitura, para protestar. Os professores do Colégio Paulo Freire também se mobilizaram e deram prazo para Granado, até o próximo dia 20, para que a situação seja revertida, sob pena de greve. Até o momento o prefeito não se pronunciou sobre o assunto. Apenas a Secretaria de Educação emitiu nota desmentindo o fim do Ensino Médio no município, o que não convenceu ninguém, nem a comunidade escolar, muito menos o MP.

 

 

 

 

 

 

BATE BOCA NA SESSÃO

O início dos trabalhos legislativos em Armação dos Búzios foi marcado pela bateção de boca na sessão na noite de terça (6). A plenária foi aberta com a posse de Lorran Silveira, na vaga de Dom, que agora é secretário no governo de André Granado. Até então tudo bem. Mas o clima começou a esquentar quando a vereadora da oposição, Gladys Costa, teve os 15 minutos para explicações pessoais. Depois de fazer diversas acusações, como a de pagamento indiscriminado de horas extras pelo Executivo a servidores da Saúde e Guarda Municipal, a edil alegou que não teve apoio da Casa, tampouco dos membros da comissão, para dar continuidade e encerrar os trabalhos da CPI da Saúde. Sobrou até para o presidente da Casa, Antonio Carlos, o Cacalho. Ela levou todos os documentos arrecadados pela CPI até agora e entregou tudo ao presidente, não sem antes falar poucas e boas. Depois de muita gritaria, Cacalho explicou que Gladys pediu afastamento da CPI no dia 7 de dezembro. Mas ela deixou toda documentação trancada em uma sala e na terça, retirou tudo e colocou sobre a mesa diretora. Cacalho disse que a CPI não vai acabar em pizza, ressaltou que quer resultado e um relatório até 9 de março.

 

 

 

AUMENTO SALARIAL

Os deputados estaduais da Região dos Lagos, Janio Mendes, Márcia Jeovani e Silas Bento votaram a favor do aumento do percentual para o piso salarial dos servidores no Estado do Rio de Janeiro. O Poder Executivo encaminhou mensagem com reajuste de 2,95% e o parlamento fluminense aprovou em 5% para todas as categorias. Ainda em discussão a categoria dos professores de Ensino Fundamental (1 ao 5 ano), com regime de 40 (quarenta) horas semanais da faixa V para faixa V. O salário dos professores da Educação Infantil passou de R$ 2.421,77 para R$ 3.044,78.

 

 

 

 

HOMENAGEM EM ARARUAMA

O deputado estadual Janio Mendes recebeu, em Sessão Solene realizada na Primeira Igreja Batista de Araruama, na noite de terça-feira (6), o título de cidadão araruamense. A indicação foi do vereador Mauricio Mello pelo relevante trabalho do deputado no município. Durante discurso de agradecimento, Janio recordou a história de Araruama e da derivação do município de Cabo Frio - em 1859. “Para nós é motivo de muito orgulho e muita alegria receber o título de cidadão araruamense, tenho certeza que esse é o sentimento que emana de todos que aqui estão. Pertencer a uma galeria de cidadãos tão ilustres é uma honra. Araruama é um município que vem evoluindo cada dia mais e tenho orgulho de fazer parte desta história. Eu já me considerava cidadão araruamense, uma vez que Araruama deriva de Cabo Frio, e esse título só vem confirmar esse sentimento”, disse o deputado.

 

 

 

ESTACIONAMENTO NO CARNAVAL

A Apae de Arraial do Cabo vai ficar com 50% do valor arrecadado com o estacionamento no Estádio Municipal, durante o período do Carnaval. A articulação foi do vice-prefeito da cidade, Serginho Carvalho, que fechou a parceria entre a Prefeitura e a entidade, que agora vai poder utilizar o recurso para manter as atividades que desenvolve no município. O presidente da Apae cabista, Elço Vieira dos Santos chegou a mandar uma carta de agradecimento ao prefeito Renatinho Vianna.

 

 

 

PAPAI DO ANO

O presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, é só felicidade. A mulher Milena deu a luz ao casal de gêmeos nesta quarta-feira (7). Os bebês nasceram nesta manhã, prematuros de 35 semanas, mas com muita saúde para a alegria do papai e da mamãe.

 

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Aconteceu na Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia, nesta quarta-feira (7), a audiência pública para discutir a ocupação do solo no município. O secretário de Urbanismo e Habitação, Wilmar Mureb, por determinação do prefeito Chumbinho, foi quem presidiu o evento, que contou com a participação de Ricardo Azevedo, da Prolagos, além de representantes do Iphan, Ivo Barreto, da Secretaria de Ambiente, Lagoa e Pesca, Liane Martins, e dos vereadores Bruno Costa, Zezinho Martins, Mislene e Naldinho.

 

 

 

 

MAIS UMA EMPRESA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, esteve na manhã desta quarta-feira (7), na inauguração da nova sede da Lagos Meat Distribuidora. Em postagem no Facebook, ele destacou que “São Pedro da Aldeia se tornou um município com muitas possibilidades de investimentos, pois tem áreas de terras disponíveis, logística e está muito bem localizada. O nosso incansável trabalho pelo desenvolvimento econômico junto a geração de empregos continua e tenho muito orgulho do tanto que estamos realizando, estamos no caminho certo”, destacou o prefeito aldeense. Quem também esteve na inauguração foi o deputado estadual Janio Mendes.

 

 

 

 

TURISTA ASSUSTADO

O depoimento de um turista que passou anos sem visitar Iguaba Grande, mas esteve na cidade nesta semana, dá uma visão clara dos problemas pelos quais passa o município. “Sujeira, favelização dos bairros, esgoto a céu aberto, as poucas ruas asfaltadas em condições precárias, postes e os fios arrebentados (ao chão), luzes queimadas, praças largadas, orla suja e muito, mas muito lixo mesmo”. Essa foi a descrição do turista que ainda a real: “Tenho que dar o braço a torcer e afirmar que o atual governo (executivo e legislativo) conseguiu. Não sei se é falta de dinheiro, ou se é guerra política entre os poderes, ou talvez descaso ou mesmo boicote do quadro funcional. O que realmente importa é fazer cumprir aquilo pelo qual foram todos eleitos: cuidar da cidade e isto, os poderes não estão conseguindo. É o que eu digo sempre, faça o básico bem feito e com excelência e o extra quando der”, postou o internauta.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias