BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (6)

Oposição ganha mais uma em Búzios; Cabo Frio homenageado no Rio; Arraial tem nova licitação antes do Carnaval; Coordenadoria LGBT será mantida em São Pedro; Aniversário de Araruama; E muito mais...


VITÓRIA DA OPOSIÇÃO

Em mais um episódio do processo de cassação do prefeito de Búzios, André Granado, a oposição (leia-se Alexandre Martins) ganhou mais um round. Os advogados do vice, Henrique Gomes entraram com embargo, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) mas o mesmo foi julgado improcedente, ou seja, a parte recorrente perdeu por votação unanime pelo colegiado de desembargadores e vai se manter a decisão de primeiro grau. Falta agora o TRE fazer a publicação, o que deve acontecer nos próximos dias. A expectativa agora é que o processo suba para Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes do prazo inicialmente previsto. Na Rua das Pedras, o comentário é que o novo recurso seja julgado dentro de alguns meses. A turma de Alexandre Martins está bastante ansiosa, esperançosa e acreditando que a possibilidade de ocorrerem novas eleições para prefeito em Búzios é enorme.

 

 

 

CABO FRIO HOMENAGEADO

O prefeito cabo-friense, Marquinho Mendes, participou nesta terça-feira (6), de cerimônia no Palácio Guanabara, no Rio, para o recebimento de homenagem concedida pelo Sebrae e Governo do Estado pela implantação do Sistema de Registro Integrado e do Alvará Digital em Cabo Frio. “Temos atuado para diminuir a burocracia na abertura de novas empresas e nosso trabalho está sendo reconhecido. A abertura da Casa do Empreendedor e a emissão do Alvará Digital foram conquistas recentes e muito importantes para Cabo Frio. Agradeço ao governador Pezão e ao presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Seguiremos atuando em conjunto para fortalecer as micro e pequenas empresas”, postou o prefeito no Facebook.

 

 

 

PARABÉNS SECRETÁRIO

Quem comemorou aniversário nesta segunda-feira (5), foi o secretário de Fazenda de Cabo Frio, Clésio Guimarães. A data foi comemorada na Prefeitura com direito a bolo e tudo. O secretário, que nos últimos meses de governo é o mais procurado, já que é o que cuida das finanças e do pagamento dos salários, recebeu os parabéns do prefeito, com direito a homenagem no Facebook. “Hoje celebramos o aniversário do grande professor, amigo e nosso secretário de Fazenda, Clésio Guimarães. É uma honra tê-lo como amigo e também como colaborador em nossa equipe de governo. Clésio nos ensina diariamente e nos inspira a fazer sempre o melhor trabalho. Um homem correto e sábio, que tem sido fundamental para a nossa cidade neste momento. Só tenho a agradecer e a desejar muita saúde e muitos anos de vida. Parabéns, Clésio!”, postou o prefeito.

 

 

 

MELHOR EXPLICANDO

O secretário de Educação de Cabo Frio, Alessandro Teixeira, entrou em contato para explicar sobre a dívida da Prefeitura de Cabo Frio com benefícios dos servidores, como triênio, quinquênio e enquadramento. Segundo ele, o governo não tem como pagar de maneira imediata e saldar a dívida do funcionalismo de uma só vez, conforme exige o sindicato. Alessandro explicou que antes, ele terá que se reunir com o secretário de Fazenda e o prefeito, por causa da repercussão e impacto disso na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Por isso disse que não tem como pagar agora e tudo de uma vez. São R$ 24 milhões de dívida e para quitar esse valor de uma só vez vai gerar repercussão no orçamento anual da Prefeitura. Então temos que analisar e planejar esse pagamento”, explicou Alessandro.

 

 

 

ANTES DA FOLIA

Antes de começar a folia em Arraial do Cabo, vai ter nova licitação via youtube. Dessa vez será para compra de merenda escolar. O pregão presencial começa às 10h, no departamento de compras e licitações, na sede da prefeitura. Ao todo, 19 empresas retiraram o edital. O Ministério Público foi convidado a participar e acompanhar todos os procedimentos para garantir a transparência e lisura. O prefeito Renatinho Vianna revelou que espera economizar algo próximo de R$1.500.000,00 (um milhão e meio).

 

 

 

EMPENHO PESSOAL

O Secretário de Governo e Eventos de Arraial do Cabo, Ronnie Plácido, está dando mais um show de competência. Assim como fez no Réveillon, o Carnaval está garantido em todos os bairros da cidade (inclusive desfiles de trios por toda orla da Praia Grande) com infraestrutura, subvenção e tudo mais, sem a prefeitura precisar gastar um centavo. Ronnie se empenhou pessoalmente em buscar patrocinadores. Ele mesmo articulou com cervejarias e empresas com potencial compatível. Mandou desenvolver projetos e tratou de ligar ele mesmo para os executivos das grandes empresas para conquistar patrocinadores. Fez por dedicação e por entender que a cidade perde sem um Carnaval organizado e atraente. Desta forma, os presidentes de blocos só precisam mesmo se preocupar em fazer a festa bonita e animada. Apesar de estar há pouco menos de seis meses na pasta, Plácido provou que sabe mais de “show business” e turismo que muita gente que se vangloria por aí. E outra: demostrou que o amor ao município deve superar vaidades e se sobrepor à vontade dos elitistas. Nota 10.

 

 

 

 

CONVÊNIOS COM A CAIXA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, assinou dois novos convênios com a Caixa Econômica Federal que permitirão realizar a reforma do Teatro Municipal da cidade e a segunda etapa de construção da Orla do Camerum. “Mais uma vez estamos assinando convênios que irão beneficiar a população. A reforma do Teatro e a continuidade da Orla do Camerum são ganhos importantes para a nossa cidade. Agradeço a Caixa e toda a nossa equipe de governo que segue trabalhando com muito empenho para continuar o desenvolvimento e as mudanças que são necessárias para que os aldeenses tenham dias melhores”, postou o prefeito aldeense no Facebook.

 

 

 

 

 

CARGO SERÁ MANTIDO

Em São Pedro da Aldeia, apesar da repercussão negativa do caso do coordenador municipal de Políticas Públicas LGBT, Victor Jotha, que foi acusado de esfaquear uma travesti, o governo do prefeito Cláudio Chumbinho não vai extinguir a coordenadoria. A secretária de Assistência Social, Ester Marques, está de férias. E a subsecretária, Olívia Sá, disse que está avaliando com a Procuradoria toda a situação de acordo com o que determina a Constituição Federal e logo que tiver orientação devida, vai passar maiores detalhes de como vão proceder. Ainda não se sabe se Victor Jotha será afastado do cargo. Mas nos corredores da prefeitura, o comentário é que caso seja provada culpa dele, o cargo não será extinto e outra pessoa com qualificação adequada poderá assumir as funções.

 

 

 

 

 

 

MUNDO ÀS AVESSAS

Em Iguaba Grande, o mundo parece estar às avessas. Com tanta chuva, os cidadãos quase não têm como circular devido ao lamaçal. Tem internauta postando nas redes sociais um desafio à prefeita Grasiella Magalhães. Estão desafiando a bela chefe do Executivo a sair sozinha pelas ruas da cidade, que estão às escuras, oferecendo grande risco à segurança dos cidadãos, sobretudo às mulheres. Não bastasse toda a problemática vivida pela população, nesta terça-feira (6), a sessão da Câmara foi presidida pelo primeiro vice-presidente, Jeffinho do Gás. O detalhe é que o nobre edil acabou de sair da cadeia, graças a um habeas corpus, depois de ficar preso por oito meses, acusado de homicídio. Será que o mundo está ao contrário e ninguém reparou?

 

 

 

CADÊ O HOSPITAL?

No dia em que Araruama completou 159 anos o que mais se viu nas redes sociais foi posts relembrando a promessa da prefeita Lívia Bello de que inauguraria o Hospital Municipal da cidade nesta terça-feira (6). O anuncio foi feito em setembro passado, mas ficou só nas palavras. No pronunciamento feito no rádio, reproduzido nas redes sociais, Lívia falou sobre as conquistas do governo dela, sobre os avanços na Saúde e Educação. A prefeita anunciou o início do projeto “Consultório Móvel”, que vai levar médicos aos bairros da cidade. Quanto ao Hospital, ela esqueceu de falar que a inauguração foi adiada, mas lembrou de dizer que o mesmo já foi liberado pela Vigilância Sanitária.

 

 

 

OS PÁSSAROS DE ARARUAMA

Ainda sobre o aniversário de Araruama... O dia foi chuvoso e, por essa razão, boa parte da programação foi adiada. Mas o que chamou a atenção foi o número de pássaros que pousou no fio de energia elétrica da Praça Antonio Raposo. Eles talvez estivessem analisando a muralha de blindex, que depois de tanta polêmica, recebeu película e foi adesivada. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias