BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (2)

Greve da Educação suspensa; Baleia é aprovada em seleção de Cabo Frio; Segurança do Carnaval é pauta de reunião em Cabo Frio; Ton Porto perde mais uma em Arraial; Henrique Gomes é cortejado pelo PP e DEM; Abaixo assinado em Iguaba; E muito mais...


GREVE SUSPENSA

A Prefeitura de Cabo Frio conseguiu liminar no Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), no fim da tarde desta sexta-feira (2), tornando ilegal a greve dos profissionais da Educação. A determinação judicial é que o Sepe Lagos suspensa a paralisação em até 24h, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A reposição das aulas da rede municipal foi inciada pela Secretaria de Educação na quinta-feira (1º). Mas a categoria optou pela greve em assembleia e até fez protesto na porta da Prefeitura. Vem queda de braço por aí...

 

 

PAU QUE DÁ EM CHICO....

Dá em Francisco”, não é assim que diz o ditado? Pois o comentário mais bombado nesta sexta-feira (2), em Cabo Frio, foi a reportagem surpreendente do Jornal Nacional sobre Dr Laterça, delegado federal que prendeu Claudio Moreira (ex-presidente da COMSERCAF) e apontou desvios de R$ 60 milhões na autarquia cabofriense, mas que agora aparece como suspeito de esquema de favorecimento de amigos e familiares junto ao governo do estado, de ligações com grupos políticos e filiação ao PSC. Suspeitas que o delegado nega. “Fizeram uma matéria tendenciosa com o intuito de desmerecer o meu trabalho, talvez por uma briga de poder que iniciou quando fui convidado para o cargo. Minha indicação causou desconforto em muita gente dentro da própria PF” disse o delegado. De qualquer forma, a notícia caiu como bamba na cidade e não se falava noutra coisa. O prefeito Marquinho Mendes ficou em absoluto silêncio sobre a questão. E agora? Como ficam as coisas é a pergunta que todos se fazem. O Brasil é realmente um pais surpreendente em que tudo pode acontecer a qualquer momento. São realmente muitas emoções.

 

 

 

QUEM É BALEIA

Todo mundo quer saber quem é a Baleia, candidata aprovada no Processo Seletivo 2018 dos contratados para a Educação da Prefeitura de Cabo Frio. Ela passou na 51ª colocação, para o cargo de Docente I, da Educação Infantil. O comentário nas redes sociais é que, na ficha de inscrição, o candidato podia se inscrever e digitar o nome que bem entendesse. Agora, a Baleia só poderá ser desclassificada se não puder comprovar o que declarou. Curioso será se a dita cuja for contratada como professora. No blog dele, Chicão ironizou a história e fez muita gente rir da situação, com a entrevista (exclusiva) com a Baleia Free Willy.

 

 

 

SEGURANÇA NO CARNAVAL

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, se reuniu com os comandantes do 25º Batalhão da Polícia Militar, coronel André Henrique, e do 18º Grupamento dos Bombeiros Militar (GBM), coronel Fidalgo, além dos secretários e coordenadores da Prefeitura que estão na organização da grande festa, para tratar da segurança do Carnaval. A expectativa é reunir meio milhão de pessoas na cidade. O comandante do 25 BPM disse que o combate aos flanelinhas será intensificado. Ele lembrou ainda que as caixas de som estão proibidas em toda a cidade, sobretudo na Praia do Forte. A Polícia Militar, em parceria com a Guarda Municipal, terá dois pontos de observação na orla. Mas a GM está aquartelada e o prefeito garantiu que o pagamento dos atrasados será regularizado.

 

 

 

PASSEIO CICLÍSTICO

O secretário de Esportes de Cabo Frio, Átila Motta, se reuniu com representantes da Associação Ciclística de Cabo Frio (Acicaf) e do Bike Night para tratar da organização do Passeio Ciclístico Solidário, previsto para acontecer no próximo dia 25. Além de promover a prática esportiva e lazer, o evento também vai arrecadar alimentos, que depois serão doados para instituições da cidade.

 

 

 

 

LAURA EXONERADA

Pelo visto, a história de Laura Barreto no governo do prefeito Marquinho Mendes chegou ao fim. A Portaria 904, de 31 de janeiro de 2018, oficializa a exoneração dela. Laura foi secretária de Educação, cargo que depois deixou para Alessandro Teixeira, para assumir a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia. Mas ela nunca escondeu que o tempo como servidora era curto, só mesmo para ajudar a botar ordem na casa. Agora vai curtir a aposentadoria e o netinho que nasceu há poucos meses.

 

 

 

PAPO DE DOUTOR

Essa semana (quinta), um grupo seleto de advogados de primeiríssima em nossa região, se reuniu no Programa Noite Jurídica, do Dr. Rafael Andrade, para debater a candidatura de Lula. Estavam lá Dr. Cristiano Oliveira (Procurador Geral de São Pedro). Dr. Paulo Lage (Procurador Geral de Cabo Frio), Dr. Pedro Canellas (professor de Direito Constitucional e Eleitoral), além do apresentador, é claro. Na opinião dos respectivos doutores, Lula não poderá ser candidato nas eleições desse ano. Quem quiser conferir esse debate, é só buscar no youtube. Fica a dica.

 

 

 

PERDEU MAIS UMA

O vereador da oposição de Arraial do Cabo, Ton Porto, entrou com o Agravo de Instrumento nº 0049796-62.2017.8.19.0000 na Justiça, pedindo a suspenção da sessão realizada pela Câmara cabista, em 13 de abril do ano passado, na qual foi aprovado o Projeto de Lei Nº 29/17, que institui a TPA (Taxa de Preservação Ambiental), além de todas as providências relativas a audiência pública, realizada em setembro. Mas ele perdeu mais uma. O juiz que julgou o recurso negou provimento. Ou seja, o magistrado manteve a lei do jeito que ela foi aprovada. Nas redes sociais, a medida adotada por Ton não foi bem vista e os internautas comemoraram a derrota dele na Justiça.

 

 

 

NOVAS MUDANÇAS

Em Arraial do Cabo, o prefeito Renatinho segue realizando mudanças no secretariado. Sergio Fernandes vai realmente deixar a secretaria de Fazenda para jogar em outra posição, e no lugar dele, Reinaldo Martins. Na verdade, é uma movimentação de tabuleiro. Reinaldo já estava no governo na função de presidente do IPC (Instituto de Previdência Cabista). Outro nome cotadíssimo para uma secretaria é o vereador Sppencer Cardoso. Ainda não se sabe qual pasta ele irá assumir. A única certeza é que não será Saúde. Tudo isso, acontece logo após o Carnaval, conforme rádio corredor da prefeitura de Arraial.

 

 

 

 

 

PP OU DEM?

Chegou até nós a informação que o PP teria negado uma vaga para o vice-prefeito de Búzios, Henrique Gomes, concorrer a deputado estadual pelo partido. Mas, ao checar com membros da comissão que coordena essa área no partido, fomos informados que isso NÃO é verdade. Pelo contrário, Henrique Gomes tem as portas abertas no partido e espaço para concorrer a uma vaga na Alerj, se assim desejar. Porém, ele teria recebido um convite direto do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, para sair pelo DEM. Agora ele está estudando qual partido escolhe. Quem pode, pode!

 

 

 

 

 

CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

O vereador de São Pedro da Aldeia, Zezinho Martins, se reuniu nesta sexta-feira (2), com o deputado federal e presidente do Solidariedade (SD), Áureo, para tratar de assuntos pontuais do partido, entre os quais, a candidatura de Zezinho a deputado estadual. “É com grande felicidade que venho dizer que é desejo do Partido que eu seja candidato a deputado Estadual”, postou o vereador no Facebook nesta tarde.

 

 

 

 

VISITA PARA CHUMBINHO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, recebeu nesta semana o deputado federal Júlio Lopes e o subsecretário de Turismo do Rio, Anderson Moura. O deputado esteve na Região dos Lagos para uma reunião com membros do Partido Progressista (PP) de Cabo Frio, com objetivo e reorganizar a sigla na cidade. Participaram da reunião, o presidente do diretório cabo-friense, Alcimar Caldas, o vice Alan Silva, além de outros membros do partido. Detalhe: Anderson foi convidado a ser candidato a estadual pela sigla.

 

 

 

ABAIXO ASSINADO

Cansados de viver no escuro, cidadãos de Iguaba Grande se mobilizam para recolher assinaturas em abaixo assinado. A intenção é enviar o documento para o Ministério Público, pedindo que o promotor ajuíze ação civil pública para solucionar os problemas com a iluminação pública no município. E mais, querem questionar as cobranças abusivas nas contas de consumo, referentes as taxas de iluminação pública. O problema é que Iguaba Grande, há muito tempo, tem sofrido com a escuridão nas ruas e praças públicas. Agora, a população quer que a Justiça determine que a Prefeitura tenha máxima urgência em resolver os problemas, mantendo a cidade sempre iluminada e, até a solução do problema, os cidadãos querem ficar desobrigados de pagar a taxa de iluminação. Afinal, atualmente pagam e andam no escuro.

 

 

 

COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO

E por falar em Iguaba, 48h após ser solto, Jeffinho do Gás, foi visto fazendo compras no supermercado da cidade, ao lado da esposa. O que deixou alguns cidadãos muito confusos, já que o vereador, que outro dia foi preso como se fosse um criminoso de alta periculosidade, agora circula como se nada tivesse ocorrido. O povop parece desconfortável com essa situação. Só se fala em descrença na política lá pela praça Edila Pinheiro.

 

 

 

 

 

PAVÃO MISTERIOSO

O pré-candidato ao governo do Estado pelo Avante, Chiquinho da Educação, deu entrevista coletiva de imprensa, em São Gonçalo, transmitida via Facebook, para falar sobre a situação política do Rio de Janeiro. Falou que o grande câncer está na Alerj que faz todos os governadores reféns da alta cúpula do PMDB, que hoje está na cadeia. O curioso é que o pavão falou e falou, mas sequer citou o problema dos passarinhos, em Araruama, que foi destaque na imprensa nacional nesta semana.

 

 

 

 

 

REINO SE PARTINDO

E por falar em Araruama... Um passarinho que conseguiu escapar da armadilha da Praça do Blindex, contou que a prefeita, aproveitando a folga dada pelo maridão, que agora anda envolvido com a pré-campanha dele, está botando as manguinhas de fora. A conversa é que o reino está se partindo, pois a rainha estaria tirando os puxa sacos do rei, para colocar os dela no lugar. Até espião para vigiar tudo o que se passa no palácio a soberana teria colocado. O comentário é que o clima anda meio sinistro lá em Araruama. Será?

 

 

 

 

CHICO NA PRAÇA

O deputado federal Chico Alencar esteve hoje em Cabo Frio e após participar do lançamento do seu livro “Caminhos de um aprendiz” no MART, foi prestar contas do seu mandato na Praça Porto Rocha, no Centro. Conseguiu reunir alguns eleitores, mesmo sendo fim de expediente. Chico é pré-candidato a senador.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias