BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (1º)

A volta do Legislativo na Região dos Lagos; Jeffinho do Gás reassume vaga na Câmara de Iguaba; Confusão no QG da Oposição em Arraial; Janio fala sobre segurança pública na Alerj; Mortandade de passarinhos em Araruama (DE NOVO) na Globonews; E muito mais...


A VOLTA DO LEGISLATIVO

Fevereiro começou e com ele os trabalhos legislativos. Já no primeiro dia do mês, retornaram as sessões ordinárias das Câmaras de Iguaba Grande e Cabo Frio. Em São Pedro da Aldeia, os vereadores se reuniram na sessão extraordinária, realizada nesta quinta, para votar o aumento salarial do funcionalismo público, conforme determina a lei federal. Os trabalhos legislativos na Câmara aldeense volta no dia 6 de fevereiro. Em Búzios, o recesso legislativo termina nesta sexta (2) e as sessões voltam na semana que vem. Em Arraial do Cabo as férias dos vereadores é maior e os trabalhos recomeçam em 15 de fevereiro, após o Carnaval. Araruama, a Casa Legislativa não tem assessoria, não tem página no Facebook e não se sabe quando começa o ano legislativo.

 

 

ABERTURA EM CABO FRIO

A abertura do expediente legislativo em Cabo Frio foi marcado pelo protesto dos vereadores Silvio Blau Blau e Alexandra Codeço em face à proibição de uso de bujão de gás nas praias da cidade. O vereador da oposição, Rafael Peçanha, também aproveitou para criticar o governo Marquinho mais uma vez. Já Oséias de Tamoios pediu mais atenção ao segundo distrito. Além disso, o presidente Aquiles Barreto pediu um minuto de silêncio para homenagear o policial assassinado em Arraial, tenente Brito e o falecido ex-vereador Acyr Rocha.

 

 

NÃO É QUE FOI APLAUDIDO?

E por falar na volta dos trabalhos Legislativos... Foi vergonhoso assistir à primeira sessão do ano da Câmara de Iguaba Grande, marcada pelo retorno do vereador Jeffinho do Gás (PTC), que reassumiu a vaga e o posto de 1º vice-presidente da Casa. O suplente Paulo Rito entregou a cadeira para o titular que ficou oito meses afastado porque estava preso, acusado de homicídio. O plenário da Câmara estava lotado a, por incrível que pareça, o vereador recém liberto foi muito aplaudido. Ele retorna e vai compor a base da prefeita, enquanto que o suplente, que presidiu uma das CPIs, que mostrou várias irregularidades no atual governo, deixa o trabalho legislativo. E detalhe, apesar de reassumir o cargo de vereador, Jeffinho não pode se ausentar da comarca de Iguaba Grande, ou seja, nem a Araruama ou Cabo Frio ele pode ir.

 

 

 

NO FUNDO DO POÇO

Iguaba Grande está, definitivamente, no fundo do poço. E essa constatação não é do Portal RC24h, mas sim dos internautas da cidade. Enquanto muitos aplaudem, outros criticam duramente: "O cara tira a vida de uma pessoa e vai assumir cargo público e ainda tem um monte de desocupado que acha bonitinho", postou um internauta. "Como Iguaba vai para frente com um povo desse que vai bater palmas na Câmara?", questiona outra internauta. "Lamentável"... E por aí vai.

 

 

 

 

CONFUSÃO NO QG DA OPOSIÇÃO

Em Arraial do Cabo, o comentário na Praça do Cova é que deu ruim com núcleo duro que orienta os passos do vereador de oposição Tom Porto. Almir Teixeira, que é o principal mentor do jovem parlamentar, ficou p* da vida com a repercussão negativa da iniciativa de Tom, ao denunciar ao MP o transbordo do lixo em Arraial. A situação prejudicou cerca de 40 famílias de catadores de recicláveis e deixou a cidade suja. Fechou o tempo! A turma do Cabo disse que Almir botou dedo na cara dos assessores de imprensa do vereador, e quase saíram no tapa. Há quem aposte que a ideia genial saiu do pessoal que cuida da imagem do edil.

 

 

 

 

 

SEGURANÇA PÚBLICA

Na primeira sessão legislativa da Alerj, o deputado estadual Janio Mendes falou sobre a segurança pública na Região dos Lagos e destacou a morte do tenente Brito em confronto com bandidos no Morro da Coca Cola, em Arraial do Cabo; e também do crime passional ocorrido no início da tarde de quarta-feira, em Cabo Frio, que culminou na execução de um servidor público no centro da cidade. Janio afirmou que a PM e a sociedade organizada estão fazendo os papeis que lhe cabem, mas o Estado não corresponde. “Precisamos de uma resposta do governo do estado. Semana que vem é Carnaval e nossa região estará lotada de turistas. Precisamos de reforço no policiamento constante e de mais viaturas”, afirmou o parlamentar.

 

 

 

 

BLOCO DA EDUCAÇÃO

A turma da Educação de Cabo Frio entrou mesmo em greve. E, no ritmo do Carnaval, já lançaram o bloco “Farinha Pouca, Meu Pirão Primeiro”, com direito a samba e tudo. O protesto desta manhã foi só um ensaio para a saída, programada para a quinta-feira (8) que vem, às 17h, da Praça da Cidadania.

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSESSOR ESPECIAL

Dias atrás noticiamos que Bernardo Ariston pretendia sair do governo Marquinho Mendes. Ele chegou a entregar ao prefeito de Cabo Frio uma carta de demissão, mas o mesmo rasgou o papel e disse que não aceitava a saída dele. Depois de uma conversa, ele ficou com o cargo de assessor especial de relações institucionais e estratégia.

 

 

 

 

 

COLÔNIA DE FÉRIAS

O prefeito de Búzios, André Granado, que anda sumido desde que a polêmica sobre o fechamento das turmas do Colégio Municipal Paulo Freire e do Inefi, apareceu em público nesta quinta-feira (1º), no encerramento da Colônia de Férias, realizada pela Secretaria de Eventos, Esportes e Lazer, Robinho. Granado posou para fotos ao lado das crianças e tudo mais. Embora ele estivesse leve e tranquilo, a comunidade escolar afirma que não vai dar sossego. Na parte da tarde alunos e professores se reuniram novamente para protestar ou tentar dialogar como governo.

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

As Secretarias de Governo e de Urbanismo e Habitação de São Pedro da Aldeia vão realizar uma audiência pública acerca das alterações na Lei Municipal nº 1.828, de 16 de março de 2005, que trata da lei de uso e ocupação do solo. O encontro acontecerá na próxima quarta-feira (07), às 14h, na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia.

 

 

QUE SECRETÁRIO É ESSE?

A forma como os membros do governo da prefeita Lívia de Chiquinho, principalmente, os que ocupam cargos na Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca de Araruama, tem reagido e se posicionado, sobretudo nas redes sociais, com relação à mortandade de pássaro na muralha de blindex do Complexo de Lazer e Cultura Manoel Fernandes Ribeiro é, no mínimo um tapa na cara de qualquer ambientalista, defensor do meio ambiente e do cidadão. Enquanto as pautas ambientais estão cada vez mais presentes no dia a dia da população, o governo de Lívia, trata com sarcasmo a questão levantada pela Globo News. O secretário responsável pela pasta, Claudio Barreto, numa demonstração de desprezo total ao assunto, postou no facebook dele: “Estou pensando se eu sair de casa, um passarinho pode bater no meu vidro!!”. A postagem foi repercutida pelo jornalista André Trigueiro, com perplexidade, diga-se de passagem, e também foi abordada novamente no Estúdio I, da jornalista Maria Beltrão (mais uma vez). Depois de muita polêmica, o post do secretário foi retirado da rede social. Que vergonha, hein?

 

 

 

ENTRE PÁSSAROS E MICOS

Tudo indica que o Meio Ambiente em Araruama está entregue às traças. Pelo menos é o que parece. O governo não se posicionou até hoje sobre o blindex e os pássaros continuam colidindo no muro, agonizando e morrendo. Um caso tão simples, que seria resolvido com a aplicação de uma película, adesivos ou qualquer outra medida. Mas não, preferem tratar o assunto de forma irônica, como se não tivesse importância. Na quarta-feira (31), ajudamos com publicação no Facebook, a um sagui doente, que apareceu no bairro Mataruna. Os internautas de Araruama não sabiam para quem ligar (na Prefeitura) para poder ajudar ao animal. Já que, em tempos de febre amarela, o aparecimento de um macaco com cara de doente causa apreensão. Mas, depois da mobilização nas redes sociais, eis que apareceu um profissional (que não é da Prefeitura), para recolher o miquinho. Ficou então claro que o mesmo estava machucado e não com febre amarela. Moral da história: cadê o poder público? Cadê o Meio Ambiente. Não se sabe. O que se sabe é que o secretário está com medo dos passarinhos baterem no para-brisa do carro dele. Me poupe! Ou melhor poupe a população.

 

 

 

BORDA ADESIVADA

A Prefeitura de Araruama não se pronunciou, nem mesmo para a grande imprensa. Mas nesta quinta-feira (1), a borda do blindex começou a ser adesivada. Está recebendo a cor preferida da prefeita, roxo. De qualquer forma, tomara que isso sirva para evitar a mortandade dos passarinhos. No entorno da praça, o comentário é que isso somente não vai adiantar. “É só adesivo para inglês ver”. Então tá!

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias