BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (30)

Oposição vai entrar com novo pedido de impeachment da prefeita de Iguaba; Secretário de Fazenda de Cabo Frio confirma pagamento para o 5º dia útil; Greve da Educação é legal; Postura de Ton Porto é criticada por internautas; Formatura do Defesinha em São Pedro; E muito mais...


IMPEACHMENT DA PREFEITA

Depois da repercussão negativa da reportagem da Globo News e do RJ 1ª Edição, da Intertv, sobre a CPI das Quentinhas e os contratos fraudulentos para o fornecimento de refeições para a Prefeitura de Iguaba Grande, os vereadores da oposição avaliam entrar com novo pedido de impeachment contra a prefeita Grasiella Magalhães. Uma reunião foi marcada para o início da noite desta terça (30), para tratar da questão, segundo informou os vereadores de oposição. Vale ressaltar que foi Vantoil Martins que teve a ousadia de levantar a questão na Câmara de Iguaba. O Portal RC24h acompanha o trabalho da CPI das Quentinhas desde o início e toda a apuração e análise documental, só foi parar nas mãos do Ministério Público, porque Vantoil peitou a bancada governista e fez a denúncia apresentando o relatório ao MP. Se dependesse dos vereadores que apoiam a prefeita, tudo teria acabado em pizza. Agora, o governo segue em situação insustentável. Lamentávelente.

 

 

 

SOLTARAM JEFFINHO

O vereador de Iguaba, Jeffinho do Gás, conseguiu habeas corpus, por decisão do Desembargador Luiz Sveiter, nesta tarde chuvosa de terça-feira (30). Jeffinho foi preso em junho de 2017, numa operação cinematográfica, em plena ponte Rio Niterói. Ele é acusado de homicídio por causa da venda de um terreno. Na ocasião, a polícia acreditava que ele pudesse fugir. Agora, Jeffinho que não foi cassado pelos seus pares, deverá volta à Câmara de Iguaba Grande para assumir a vaga como se nada, absolutamente nada, tivesse acontecido. Por outro lado, nesse momento em que o governo está atolado num lodaçal de escândalos, a oposição deverá perder Paulo Rito (suplente de Jeffinnho) um dos parlamentares mais atuantes na defesa dos interesses do povo.  Tem coisas que a gente só vê em Iguaba mesmo. 

 

 

 

 

PAGAMENTO ATÉ O 5º DIA ÚTIL

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio (Sindcaf), Olney Vianna, se reuniu com o secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, para tratar da situação dos pagamentos do 13º salário de 2017 e de janeiro/ 2018. E, segundo ele, o secretário garantiu que o pagamento para o 5º dia útil de fevereiro de todos os servidores (estatutários, contratados e comissionados). Quanto ao 13º, Clésio disse que a Prefeitura pretende pagar até março, dependendo da entrada de recursos nos cofres públicos, ou se a folha de pagamento for vendida.

 

 

 

GREVE LEGAL

Em audiência realizada nesta terça-feira (30), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o juiz considerou legal a greve dos profissionais da Educação de Cabo Frio do ano passado. Representantes do Sepe Lagos e da Procuradoria Municipal foram à audiência, em que foi apresentado ao magistrado todos os débitos pendentes da categoria: duas parcelas do 13º de 2015, e o de 2017; o pagamento de dezembro/17 dos aposentados, além do 13º de 2017 e 2017; triênio; mudança de nível e enquadramento.  O juiz lembrou na audiência que liberou o bloqueio do precatório e cobrou do governo o pagamento dos servidores. Ainda segundo o magistrado, a greve perdeu objeto por ter sido encerrada. A categoria se reúne em assembleia na noite desta terça-feira (30). Mas os sindicalistas já anunciaram o início de nova greve, em 1º de fevereiro, com o início das aulas.  Neste mesmo dia, os servidores organizam protesto na porta da Prefeitura, às 9h da manhã.

 

 

 

CARA NOVA

O partido Progressista (PP) está com nova executiva em Cabo Frio. E os novos diretores fizeram uma visita ao Portal RC24h nesta terça-feira (30). Fizeram questão de salientar que o partido NÃO está mais com ex-prefeito Alair Corrêa. Somente o vereador Vinícius Corrêa continua na sigla, mas com um mandato independente. Entretanto, destacaram que agora compõe a base do governo Marquinho Mendes. Segundo o vice-presidente Alan Silva: “nos colocamos a disposição do prefeito para ajudar na reconstrução de Cabo Frio, explicou ele. Para tal, o presidente Alcimar Caldas e o tesoureiro Rodolfo Del Ponte disseram que a primeira missão é tentar fazer com que o deputado Júlio Lopes (vice-presidente estadual do PP) apareça na região, se aproxime de MM e faça alguma coisa pela cidade.

 

 

 

PEGOU MAL

O vereador de Arraial do Cabo, Ton Porto, fez denúncia ao Ministério Público sobre o transbordo de lixo no município. Como é o único que faz oposição ao governo, o objetivo foi causar desgaste ao governo. O prefeito Renatinho Vianna foi ao MP e se reuniu com os promotores, na tarde de segunda-feira (29). Na oportunidade, ele apresentou toda a documentação, explicou as dificuldades do município promotores e disse ainda que as compactadoras novas chegaram à cidade nesta semana. O tiro saiu pela culatra. A postura do vereador gerou grande desgaste. Ton foi durante criticado nas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO

Nesta terça, em Arraial do Cabo, foi realizada uma reunião entre representantes da Prefeitura, entre eles, os secretários de Administração, Kall Alemão, de Segurança Pública, Márcio Galo, de Meio Ambiente, Márcio Croce, de Governo, Comunicação e Eventos, Ronnie Plácido, a chefe de gabinete, Márcia Mendonça, o subsecretário de Governo, Comunicação e Eventos, Raphael Barreto, e o chefe de Posturas, Leonardo Coutinho, juntamente com a Comitiva Estadual da Defesa Civil, com o objetivo de estreitar laços com a instituição e planejar projetos para garantir ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

 

 

 

FORMATURA DO DEFESINHA

Em São Pedro da Aldeia, nesta quarta-feira (31), será realizada a formatura do projeto Defesinha, realizado pela Defesa Civil aldeense, sob comando de Marcus Dothavio. Solenidade de encerramento e formatura, às 10h, no Space Hall, em Praia Linda. A expectativa é que muitas autoridades compareçam ao evento. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, coronel Ronaldo Alcântara, já confirmou presença. O prefeito Cláudio Chumbinho também deve aparecer por lá, entre outras figuras da cidade.

 

 

CONTRA O FECHAMENTO DE TURMAS

O deputado estadual, Waldeck Carneiro, que é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Comissão da Educação da Alerj, postou vídeo em apoio ao movimento contra o fechamento de turmas do Ensino Médio em Armação dos Búzios. O assunto ainda está gerando polêmica na cidade. Na tarde desta terça-feira (30), um novo protesto foi realizado na porta da Prefeitura de Búzios, liderado pela vereadora Gladys Costa, que aliás, protestou bastante, gritando palavras de ordem contra André Granado, chamando-o para “bater boca com ela”, do lado de fora da sede do Executivo. Os estudantes ocuparam a recepção do prédio, esperando que o prefeito receba os representantes do movimento.

 

 

 

 

 

GLOBO NEWS EM ARARUAMA

A reportagem da Globo News causou não só em Iguaba, mas também em Araruama. O assunto por lá foi o blindex da Praça Antônio Raposo, que está matando pássaros adoidado. O curioso é que os apoiadores da prefeita, estão querendo questionar o fato. A coordenadora de Cultura, em postagem no grupo que ela administra no Facebook, fez a seguinte postagem: “Fica a pergunta que não quer calar... Porque os passarinhos só estão se suicidando na Praça quando ao lado da mesma temos dois prédios com o mesmo blindex? Em pesquisa feita pela universidade de "Harvard", chegou-se a seguinte conclusão: Porque na praça tem teatro, concha acústica, hidroginástica aquecida, cascata musical, casa do Papai Noel, shows e entretenimento para toda a família, muito melhor que o blindex de um prédio de luxo. "É xique no úrtimu". Mas teve quem respondeu à altura a postagem: "Os passarinhos só morrem na praça, porque no prédio reflete e eles não colidem com o vidro, mas no chão ele vê a paisagem e continau à frente. Existe normas para a execução de um projeto e na praça Faltou técnico qualificado. O que está acontecendo é um crime contra a fauna e centenas de pássaros vão morrer", postou um internauta.

 

 

 

OMISSÃO ILÍCITA

Ainda sobre Araruama, os candidatos aprovados para o preenchimento das vagas do cargo de “Guarda Civil”, no Concurso Público de Araruama, tiveram que recorrer à justiça para que a prefeita, Lívia Bello, efetivamente cumprisse a determinação da posse. Na sentença, o juiz titular Rodrigo Moreira Alves assegurou que a convocação dos candidatos aprovados no certame deveria ser exclusivamente por meio da publicação estática dos atos convocatórios no site do Município na internet e no diário oficial. “Estamos convictos de que as autoridades impetradas atuaram de forma ilegal ao na?o promover a convocac?a?o pessoal dos candidatos”. Ainda na decisão, o magistrado afirmou que a ause?ncia de convocac?a?o pessoal da prefeita Lívia de Chiquinho e da secretária municipal de Administração, Dra. Jaqueline Prates, configurou omissa?o ili?cita da Administrac?a?o Municipal, por violac?a?o da Constituic?a?o Estadual e tambe?m dos princi?pios constitucionais da publicidade e legalidade dos atos administrativos. Além de determinar a posse imediata no cargo pu?blico de Guarda Civil, o juiz também deliberou a pena de multa dia?ria de R$ 100,00 (cem reais), imputa?vel pessoalmente aos responsa?veis pela execuc?a?o dos atos ordenados, no caso de descumprimento da decisão.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias