COLUNISTA RC24H - SILAS BENTO: Por que sou a favor da emancipação de Tamoios?

'É importante lembrar que a criação de novas cidades não traz aumento de despesas, pois os recursos do FPM serão apenas distribuídos em municípios diferentes. Vamos lutar sim para que essa situação seja resolvida'


Desde 1994, quando Búzios se emancipou de Cabo Frio, venho acompanhando um forte movimento político para a independência de Tamoios. Sabemos que hoje o 2º distrito de Cabo Frio tem aproximadamente 60 mil habitantes, muito mais do que os 46 mil, apontados pelo último censo do IBGE, realizado em 2010. Tamoios também é responsável por boa parte dos royalties que o município de Cabo Frio recebe pela exploração de petróleo em sua plataforma marítima. Mas apesar de toda essa representatividade, a população vive com a falta de infraestrutura em todas as áreas. Falta saúde, educação, segurança. Existe ainda um histórico de denúncias relacionadas à extração ilegal de minerais e à degradação ambiental.

No meu ponto de vista, essa independência só trará benefícios para o novo município. Primeiro porque a transformação em cidade vai permitir que o distrito consiga mais investimentos, pois terá autonomia administrativa e financeira. Além disso, com uma prefeitura e com uma câmara de vereadores, o poder público se fará mais presente na vida da população. Redução das desigualdades regionais e crescimento na geração de empregos são outras vantagens que podemos citar. 

Desde 2010, existe um decreto aprovado na ALERJ para a realização de um plebiscito a fim de que a população de Tamoios possa se manifestar sobre o seu desejo emancipacionista. Serei sempre solidário à emancipação, mesmo que muitos me critiquem. Para aqueles que dizem que estou trabalhando à favor da emancipação de Tamoios porque sou candidato à reeleição em 2018 estudem mais sobre o assunto e parem de falar besteira. 

Nós que moramos em Cabo Frio também não precisamos nos preocupar com a emancipação de Tamoios. Qualidade de vida e organização, aliadas à beleza de nossas praias e à natureza privilegiada, fazem da nossa cidade um ponto forte da Região dos Lagos e importante destino turístico a despontar no cenário nacional. Basta que se tenha boa vontade em administrar este município com responsabilidade para que possamos crescer um pouco mais a cada dia.

Além disso, é importante lembrar que a criação de novas cidades não traz aumento de despesas, pois os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) serão apenas distribuídos em municípios diferentes. Vamos lutar sim para que essa situação seja resolvida. Já estamos participando de grupos de trabalho com este intuito. É um orgulho poder ter a chance de participar de um processo como esse, onde as pessoas buscam uma cidade bonita, com segurança e infraestrutura. Sei que ainda não foi possível viabilizar a emancipação, mas se o desejo ainda hoje está presente, continuo solidário à população de Tamoios participando desse esforço. E Cabo Frio é meu maior presente. Sempre vou trabalhar pelo seu desenvolvimento, mais empregos, saúde, segurança e educação para todos nós.

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias