BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (8)

Confirmada vinda do tratamento de Radioterapia para Cabo Frio; Solução para o Carnaval cabo-friense; Mulheres cabistas empoderadas; Portão em praia gera polêmica em Búzios; E muito mais...


RADIOTERAPIA À VISTA

Prefeito Marquinho Mendes está convicto que os dias ruins foram deixados para trás. Começou esta semana bastante otimista. Principalmente depois de receber o telefonema (hoje), do Secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, confirmando que a radioterapia está liberada para Cabo Frio. E já nesta quinta-feira (11), acontecerá na cidade, uma reunião com todos os secretários de Saúde dos municípios beneficiados. No encontro irão definir os recursos que cada cidade irá destinar para garantir o atendimento. Marquinho comemorou a notícia: “Estou muito feliz. Minha luta começou quando ou trouxe o atendimento de quimioterapia. Mas era pouco. E agora, o atendimento ficou completo. Desta maneira a gente evita o sofrimento de muitas famílias dos nove municípios que Cabo Frio socorre. Isso evita o deslocamento para Niterói”, explicou o prefeito. A propósito, Marquinho informou que pagou a Guarda Municipal nesta segunda-feira  (8).

 

 

SOLUÇÃO DO CARNAVAL

Apesar de não ter um centavo para investir no Carnaval, pelo menos o prefeito Marquinho garantiu que os desfiles dos blocos estão assegurados. Vai liberar a Orla, mas somente na parte do Algodoal, num circuito dos blocos, que fica entre o Hotel Mandaí e até junção da Litorânea com Av Ver. Antônio Ferreira. A ideia é ordenar, sem impedir que haja folia na orla. Outra novidade acertada, do projeto apresentado pela ABACCAF, é uma rádio indoor, que vai garantir música em toda orla das 10h às 22h. Embora o prefeito já disse que não vai ter subvenção, pelo menos a segurança e ordenamento de trânsito vai ter o apoio do município. Apenas quatro blocos deverão sair na Praia. Cada bloco terá que viabilizar sua folia com parceiros comerciais. A prefeitura esse ano, só fez liberar a rua para o desfile que ficou impedido ano passado. Mais nada além disso. E olhe lá, viu?!

 

 

 

CLAUDIO NA RUA

Surpreendeu toda Região dos Lagos a libertação do ex-presidente da Comsercaf, Claudio Moreira, no plantão do judiciário do último sábado (6). Pouco mais de um mês da prisão dele. Nem o filho dele, Guilherme Moreira estava otimista com essa possibilidade (nos falamos na sexta-feira e ele não demonstrou confiança). No embasamento do Habeas Corpus, o desembargador do TJRJ, disse que não havia necessidade da prisão: "Analisando os autos bem como os fundamentos do decreto de prisão preventiva, verifica-se que em que pese toda aquela narrativa não foi possível vislumbrar a real necessidade do acautelamento (prisão) do paciente (Cláudio Moreira)", declarou o desembargador Fernando Antônio de Almeida. E o douto juíz foi além. Desqualificou a denúncia e o pedido de prisão de forma mais categórica ainda. Desancou o pedido de prisão, dizendo que foi feito com base em “suposições e fundamentos genéricos". Ou seja, são dois pesos e duas medidas. Um a PF e MP sendo categórico nas convicções de que houve crime e por outro, o desembargador do plantão, que colocou no chinelo a denúncia. E agora, José? O que pensar disso tudo?

 

 

 

BOICOTE AO IPTU

A semana enlameada de Araruama inspirou cidadãos mais impacientes a lançarem uma campanha inusitada, #NãoPagueIptu2018. Desde sexta-feira (5), já estavam deflagrando nas redes sociais essa iniciativa. Alguns chegam a sugerir que se faça depósito em conta para não caracterizar inadimplência. Dentre os motivos que inspiraram essa campanha, além da lama que tomou conta da cidade na semana passada, está ainda a famosa Praça do Blindex. Já pensou se essa moda pega? E pior, se ela se alastrar pelos demais municípios da Região dos Lagos?

 

 

 

 

DHECO ESFAQUEADO

O caso do vereador de Araruama, Magno Dheco, que foi esfaqueado no fim de semana, por um usuário de drogas em surto, casou bastante comoção e foi muito comentado nas redes sociais. Ele estava com o presidente da Câmara araruamense, Carlos Alberto, o Russo, no Rio de Janeiro, no bairro Caju, quando foi atacado. Ele levou uma facada na nuca, foi socorrido, levando alguns pontos no ferimento. O edil já está em caa e passa bem. Os dois estavam na capital e busca de alianças para a pré-candidatura de Russo para deputado.

 

 

 

 

MULHERES EMPODERADAS

E outra mulher foi empoderada no governo Renatinho Vianna. Marcia Mendonça, que estava no cargo de subsecretária de Educação, foi alçada à chefia de Gabinete, através de um convite de Natinho, que pegou Marcia de surpresa. Nesta segunda-feira (8). Agora, a chave da sala do prefeito fica no bolso dela. Isso mesmo! Marcia já era pessoa de confiança de Renatinho, não é de hoje. Foi secretária dele durante o mandato de vereador. E teve importante papel de liderança na campanha, bem como no começo do governo, na hora de ajeitar a casa. Profissional séria e dedicada. Aposta interessante.

 

 

 

 

PORTÃO NA PRAIA

Um portão foi instalado em um dos acessos à Praia de Caravelas, em Búzios, causando muita estranhesa aos moradores da região que costumam frequentar o local. Um cartaz indica que trata-se de propriedade particular e, por essa razão, a entrada é proibida. A vereadora Gladys Costa, de posse de fotos e ofícios, foi até o secretário de Meio Ambiente, Cássio Cunha, comunicar a denúncia e saber se o governo está ciente do portão, que é totalmente irregular, de acordo com a edil. O secretário se comprometeu em ir ao local para averiguar a situação e resolver o impasse.

 

 

 

 

CHOQUE DE ORDEM

O novo secretário de Ordem Pública, João Carlos, o Dom, nem bem assumiu a pasta e já está dizendo a que veio. Neste fim de semana, ele e o secretário de Meio Ambiente, acompanharam a Operacão da Lei do Uso do Solo e Alvará, realizada na madrugada de sábado para domingo (7). Eles foram fiscalizar se os bares e restaurantes da Orla Bardot estavam respeitando a legislação. Os bares que estavam com caixas de som na calçadas foram autuados, um multado em R$ 7 mil, por não ter licença para o uso de som. Estabelecimentos com excesso de mesas e cadeiras nas calcadas também foram notificados para adequacão. A operação contou com apoio da Guarda Municipal e Fiscalização de Postura.

 

 

 

SÃO PEDRO DA BURAQUEIRA

Os moradores do Porto da Aldeia estão indignados com os buracos da Estrada do Porto. Tem algumas crateras que estão vazando esgoto dia e noite e, até agora, nada foi feito. Para evitar acidentes, os próprios moradores fizeram uma barricada para que os veículos não caiam nas “armadilhas”. A turma do Canhão anda dizendo que o esgoto corre mais pela rua do que Chumbinho pelo bairro. Nas redes sociais, os internautas cobram dos vereadores, para que cobrem do governo que resolva o problema. Mas os edis estão de recesso parlamentar, então, fica ainda mais complicado. Oremos!

 

 

 

 

LOBO NO DEFESINHA

O vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Mauro Lobo, esteve na Praia do Centro, acompanhando o primeiro dia de atividades do projeto “Defesinha Verão”, realizado pela Defesa Civil Municipal. Aproveitou para fazer aquela foto com coordenador Dotávio e atleta Monike Azevedo. Como bom pré-candidato a deputado federal que ele é, não poderia deixar de comparecer.

 

 

 

 

VEREADORES DE OLHO

Em Iguaba Grande, os casos de suspeita de meningite deixou os vereadores e a população preocupados. O líder da oposição, Vantoil Martins, ligou para o secretário de Saúde do município, Leonidas Heringer, após a morte de um menino de quatro anos no fim de semana, para saber como a situação está sendo tratada pelo governo. Em entrevista ao Portal RC24h, o secretário disse que não há surto da doença na cidade e apenas dois casos foram registrados e ainda estão sob suspeita. A Saúde aguarda o resultado dos laudos para ter certeza de que se tratam de meningite.  O secretário disse ainda que o estado é de atenção e que as famílias dos pacientes passaram pela profilaxia necessária em casos da doença.

 

 

 

ELEIÇÃO 2018

O ano legislativo só começa a partir de meados de fevereiro, mas em Macaé, a movimentação nos bastidores segue intensa destes os primeiros dias de 2018. Muitos políticos da cidade estão de olho nas eleições deste ano. Segundo o Blog do Daniel Galvão, dificilmente, a Câmara de Macaé não terá vereadores disputando cadeiras na Alerj ou no Congresso. Contudo, da própria mesa diretora do Legislativo deve surgir ao menos três candidatos: Cesinha (PROS), Julinho (PMDB) e Welberth (PPS). Cesinha, que é o segundo secretário da mesa, deve concorrer a uma cadeira de deputado federal. Já Julinho – primeiro vice-presidente da Câmara – e Welberth, primeiro-secretário, vem sendo convidados a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias