S.O.S MAR DE BÚZIOS: Projeto Ecorais promove 3ª etapa da campanha

Ações acontecem dias 12 e 13 de janeiro, no Píer Municipal da Orla Bardot, das 11h às 13h, e em tenda montada na Praça Santos Dumont, das 18h às 21h


O Projeto Ecorais, do BrBio – Instituto Brasileiro de Biodiversidade, realiza em Armação dos Búzios, nos dias 12 e 13 de janeiro, a 3ª Campanha S.O.S Mar de Búzios, em parceria com a ABATUR – Associação de Barcos de Turismo de Búzios, Atnab - Associação de Turismo Náutico da Armação dos Búzios, e as operadoras Navegue a Bordo e Buziana. A atividade tem como objetivo sensibilizar turistas e moradores da região sobre a biodiversidade dos ambientes coralíneos e importância da conservação marinha. As ações vão acontecer no Píer Municipal da Orla Bardot, das 11h às 13h, e em uma tenda montada na Praça Santos Dumont, das 18h às 21h.

A 3ª Campanha S.O.S Mar de Búzios inclui a exibição de animais marinhos da coleção do Museu Nacional/UFRJ e a realização de um quiz  sobre os corais de Búzios e com indicações sobre como é possível aproveitar os atrativos costeiros da região de maneira consciente e sustentável. A programação conta ainda com jogos interativos e distribuição de brindes, como um guia de identificação de espécies marinhas do Parque dos Corais.

"Todos os turistas que visitam Búzios deveriam conhecer os corais da região, devido aos ambientes de grande biodiversidade marinha que formam. Como alguns já sabem, existe, desde 2006, o Parque Natural Municipal dos Corais da Armação dos Búzios. O local é uma área de proteção criada especialmente para conservação marinha dos corais, onde a pesca, ancoramento de embarcações e retirada de animais é proibida”, esclarece Elianne Omena, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Ecorais.

O trabalho para sensibilização do público foi lançado a partir de encontros entre a equipe do Projeto Ecorais e representantes dos mestres e marinheiros de escunas e traineiras, quando foram discutidas ações para um turismo náutico mais sustentável na região. Todas as escunas e traineiras do município receberam um cartaz com informações sobre corais, sua importância e dicas para conservação.

SOBRE O PROJETO

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O Projeto Ecorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

 

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias