Interior vai ganhar Delegacia de Homicídios

Unidade será instalada em Macaé e vai atender a área que vai de Cabo Frio até Campos


As regiões dos Lagos e Norte Fluminense vão ganhar uma Delegacia de Homicídios – a primeira fora da Região Metropolitana. A DH-Norte Fluminense terá base em Macaé, mas atenderá também a Região dos Lagos. Segundo a Polícia Civil, as duas regiões registram cerca de 50% dos homicídios cometidos no interior do estado. Esse projeto, de acordo com o chefe de Polícia Civil Carlos Leba, está inserido em uma cooperação institucional na área de Segurança Pública.

A previsão é de que este ano a DH do Norte Fluminense esteja em atividade, atendendo uma área que vai de Cabo Frio até Campos dos Goytacazes, englobando cerca de dez municípios.

Atualmente, o estado possui três especializadas em homicídios: a da Baixada Fluminense, em Belford Roxo; a que atende Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, sediada no Centro de Niterói; e a da Capital, na Barra da Tijuca. A área que será englobada pela DH de Macaé, hoje, é atendida por delegacias distritais, assim como a das outras regiões do interior.

De acordo com o chefe de Polícia Civil, Carlos Leba, a parceria com a Prefeitura de Macaé foi importante para esse avanço, mas a Polícia Civil já vinha se estruturando para expandir esses atendimentos por todo o Rio de Janeiro.

– A Divisão de Homicídios e suas delegacias subordinadas vêm se esmerando para aumentar os percentuais de resolução de crimes a partir do tempo de resposta e de alocação de equipes especializadas, inclusive peritos, em uma abordagem que vem trazendo bons resultado. A intenção subsequente seria fazer com que esse aprimoramento se estendesse para as demais regiões do estado. Campos, por sua importância regional e econômica, já estava nos planos. A Região dos Lagos, pela vocação turística, também precisava de um olhar atento. Macaé foi escolhida como sede por ser o meio-termo logisticamente adequado para atender a toda essa região – explicou Carlos Leba.

A ideia da Polícia Civil é alcançar outras regiões: Sul, considerando-se a importância dos eixos Dutra/Rio-Santos, tanto pela vocação balneária quanto pela potência industrial de Volta Redonda e adjacências; e a Região Serrana.

Categorias: Polícia

Fotos da notícia




Outras notícias