BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (4)

Três baixas no governo Marquinho Mendes; Transparência no Youtube; Arraial do Cabo planeja 2018; Carrocinhas de pipoca apreendidas em Araruama; A polêmica dos pontos de ônibus em São Pedro; E muito mais...


FORA DO GOVERNO

Em Cabo Frio, a coordenadora de Planejamento, Rosane Vargas, e a arquiteta Beth Peralta pediram demissão dos cargos que ocupam no governo de Marquinho Mendes. Elas são duas importantes figuras da coordenadoria que pularam do barco logo no início de 2018. Coincidência ou não, na mesma época, outro que também pediu demissão é o coordenador de Industria e Comércio, Bernardo Ariston. Os motivos de cada um ainda é segredo, pelo menos para a imprensa, mas o que se sabe é que não há relação entre os pedidos de desligamento das arquitetas do planejamento com Bernardo Ariston.

 

 

 

TRANSPARÊNCIA NO YOUTUBE

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, parece que quer acabar com qualquer “disse me disse” referente ao seu governo. E foi orientado pelos seus técnicos que a melhor saída seria adotar sistemas modernos de transparência e controle fiscal, especialmente em setores nevrálgicos como licitações e compras. Para isso, as concorrências públicas e licitações serão transmitidas ao vivo para um canal da prefeitura no Youtube. E não para por aí. As compras terão o setor de economicidade, onde a prefeitura vai cotar os preços no mercado, garantindo a melhor média de partida de cotação. Ou seja, secretários não iram mais cotar nada. Desta maneira, Renatinho espera otimizar ao máximo os recursos municipais e dar transparência e lisura. Tudo isso, ainda no primeiro trimestre desse ano. É ver para crer!

 

 

 

PLANEJANDO 2018

Nesta quinta-feira (4), todo o secretariado do governo Renatinho Vianna se reuniu no Porto do Forno, em Arraial do Cabo. O objetivo foi discutir o planejamento e organização administrativa do município para este ano. A expectativa para 2018 é a melhor possível, ainda mais depois que Renatinho conseguiu fechar 2017 sanando diversos problemas no governo. Outra boa notícia, foi a posse dos concursados, convocados recentemente pela Prefeitura cabista, para ocupar as vagas na Secretaria Municipal de Ordem Pública. A posse ocorreu nesta quinta para concursados que vão ocupar 10 vagas de Guardas Municipais, quatro de Guarda-Vidas e sete de Fiscais, entre eles de Posturas, Obras e Meio Ambiente. Todos assinaram o termo de posse.

 

 

 

CARROCINHAS APREENDIDAS

Em Araruama, a apreensão das carrocinhas do Fernando Pipoqueiro feita pela Guarda Civil Municipal, supervisionada pelo marido da prefeita e pré-candidato ao governo do Estado, Chiquinho da Educação, deram o que falar, nas redes sociais. O ambulante que também é cadeirante ficou muito bravo com a apreensão dos carrinhos, uma vez que ele tem licença e alvará para trabalhar na cidade há anos. O mais curioso é a supervisão de Chiquinho, que em tese, é apenas o cônjuge de Lívia. Na Praça do Blindex, o comentário é que a rédea colocada pela Justiça já afrouxou e ele agora está mandando e desmandando na cara dura. Veja o vídeo postado por Fernando Pipoqueiro nas redes sociais:

 

 

 

 

 

 

DE VOLTA À ESTACA ZERO

Foi publicado nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, o adiamento (sem previsão de data) da concorrência pública, tipo pregão, com objetivo de contratar a empresa especializada para a realização do evento carnavalesco no Parque de Exposições Manoel Marinho Leão, o Araruama Folia 2018. Não se sabe se o adiamento ocorreu por causa da má repercussão que o assunto teve nas redes sociais. Muitos internautas não gostaram da proposta do governo de mandar o Carnaval para a Fazendinha, ao invés de fazer no Centro, onde tradicionalmente acontece.  Até agora, não foi feito qualquer comunicado oficial sobre a exata localização dos shows durante o Carnaval ou mesmo se o poder público vai ou não promover a festa. A turma da Praça do Blindex está dizendo que é melhor o povo parar de reclamar, senão outro decreto proibindo a folia de momo vai “baixar” em Araruama.

 

 

 

 

A FAMOSA GERIBÁ

O presidente da Colônia dos Pescadores Z-23, de Armação dos Búzios, Chita de Sa, fez um protesto nesta quinta-feira (4) chuvosa. Ele foi filmado em um bote a remo nas ruas de Geribá, que teve vários pontos de alagamento. Chita disse que o prefeito e os vereadores não fazem nada para combater as enchentes, nem mesmo na “famosa Geribá”. Confira no vídeo:

 

 

 

 

ABASTACIMENTO NA RASA

O prefeito de Búzios, André Granado, se reuniu na quarta-feira (3) com representantes da Prolagos para tratar sobre o fornecimento de água para o bairro da Rasa (alvo de protesto dos moradores nesta semana, que ficaram sem água). A empresa deu a previsão de março de 2018 para o início das obras de ampliação da rede do município. Na mesma reunião também foi discutida a importância da identificação e coibição de ligações ilegais para evitar que o usuário regularizado seja prejudicado. Estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Gomes, os secretários de Obras e Saneamento e de Desenvolvimento Urbano e vereadores do município.

 

 

 

 

PROCESSO SELETIVO

A Prefeitura de Búzios realizou nesta quarta (3) e quinta-feira (4) o Processo Seletivo Simplificado visando à criação de cadastro para eventual Contratação Temporária de professores e equipe pedagógica. Mas a turma do Sepe Lagos questionou o edital, dizendo que a Secretaria de Educação esqueceu que existe uma lei federal que garante 1/3 da carga horária para planejamento. “Espero que tenha ocorrido algum "erro" quando digitaram 16 horas em sala de aula. Não aceitaremos nenhum direito a menos”, postaram os sindicalistas que já se estão se mobilizando nas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

OS ENFEITES DO CANHÃO

A chuva e os estragos causados por ela foram o tema dos debates nas redes sociais. No grupo do Facebook, “Não Cala São Pedro”, o debate foi sobre os pontos de ônibus inacabados, feitos pela Prefeitura aldeense. Uma foto de um deles, mais precisamente o que fica na RJ-140, sentido Cabo Frio, na altura do bairro Campo Redondo, foi parar no grupo. Acontece que o referido ponto, assim como outros, só tem as vigas e não possui telhados e nem bancos. No debate, os internautas disseram que cada ponto custou aos cofres públicos R$ 10 mil e estão sendo construídos desde julho de 2017, mas até agora não foram concluídos. A turma do Canhão, que não é boba nem nada, já jogou a peteca para os vereadores, que fazem indicações e distribuem moções de aplausos à vontade, mas nenhum deles parou para fiscalizar os pontos de ônibus. Aí a turma não perdoa: “Não generalizando, mas, muitos dos vereadores que ocupam cadeira na nossa Câmara, estão de enfeite, literalmente. Uma VERGONHA”.

 

 

 

 

UM CAFEZINHO

Quem anda visitando Iguaba Grande é Carlos Victor Mendes, o Vivique. Ele esteve por lá nesta semana visitando o amigo e vereador Vantoil Martins. Os dois foram acompanhados no café do comerciante Eloi Ramalho. Lembrando que Vivique é pré-candidato a deputado federal.

 

 

 

 

 

 

 

TEVE OU NÃO TEVE?

A Prefeitura de Iguaba Grande, nesta quinta-feira (4), divulgou nota dizendo que o “Show da Virada 2017”, na Praia do Popeye, foi um espetáculo. Teve shows com diversas bandas e queima de fogos e atrações durante todo o feriado do Réveillon. Porém, a turma da Praça Edila Pinheiro e também dos grupos do Facebook e Whatsapp discordam. Segundo eles, a festa foi tão ruim que é como se não tivesse tido nada. Olha, é bom deixar claro que, não é o Portal RC24h que está afirmando isso. Bem da verdade, o povo aumenta mas não inventa.

 

 

 

 

COMERCIANTES CHATEADOS

Inclusive, Tatiana Duarte (Tatiana da Farmácia), presidente da Associação Comercial de Iguaba Grande lamentou a festa xoxa. Segundo Tati, se soubesse da situação com antecedência, teria reunido empresários da cidade para angariar recursos e garantir pelo menos os fogos: “Estou bastante chateada. Se ela (Grasiella) tivesse me avisado, faríamos como fizemos no Carnaval de 2016. Uma parceria entre município e comerciantes para assegurar a festa na cidade”, desabafou a empresária tradicionalíssima do município.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias