Governo divulga tabela com valores de veículos para calcular IPVA 2018

Para saber o valor a ser pago ano que vem basta o contribuinte multiplicar o valor venal que consta na tabela pela alíquota referente ao veículo


A Secretaria Estadual de Fazenda divulgou no Diário Oficial desta terça (26) os valores venais que serão base para calcular o valor do IPVA 2018. Os valores variam de acordo com o modelo do veículo e combustível. 

São isentos de pagar o imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de outros casos previstos em lei, como veículos adaptados para portadores de deficiência física, de aluguel e reboque etc.


Para quem precisa pagar o imposto, é necessário calcular. Para isso, basta multiplicar o valor venal que consta na tabela (publicada a partir da página 4 do Diário Oficial do dia 26 de dezembro) pela alíquota referente ao veículo. É preciso consultar o modelo e ano de fabricação.


No caso dos carros flex, a alíquota é de 4%, assim como para a maioria dos carros de passeio. Para veículos com GNV, é de 1,5%, enquanto que para motos é de 2%.


Por exemplo, para calcular o IPVA de um Fiat Uno Way 1.0 ano 2016, basta multiplicar o valor venal do carro - R$ 29.628, segundo a tabela do Diário Oficial – por 4 e dividir esse valor por 100. O resultado encontrado é de R$ 1.185,12, valor do imposto.


Vale lembrar que os proprietários de veículos terão desconto de 3% para o pagamento em cota única e até a data de vencimento. Os boletos começam a ser gerados a partir do dia 10 de janeiro. Os pagamentos começam no dia 22 de janeiro, para quem tem final de placa 0.


CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE 2018:

 

 

 

 

Categorias: Economia

Fotos da notícia




Outras notícias