PRESENTES: Compras de Natal do cabo-friense serão mais modestas este ano

Lojas de acessórios, roupas, bijuterias e calçados são as mais procuradas


Nada de gastos com presentes. O negócio é mesa farta - aproveitando que o preço do peru está mais em conta este ano - e, no máximo, aquela tradicional lembrancinha. Pelo menos esse é o pensamento da maioria dos cabo-frienses para o Natal deste ano. No centro comercial da cidade, lojas de confecção popular e bijuterias são as mais concorridas, bem como de artigos esportivos e calçados.


Nesta quinta-feira (21), o centro de Cabo Frio está bastante movimentado. No calçadão, onde se concentram lojas dos mais diversos segmentos e a maioria das de preços populares. "Hoje é que eu consegui comprar as lembranças de Natal, mas primeiro percorri várias lojas para pesquisar o preço. Quero gastar, no máximo, R$ 200 e, para isso, tenho que andar", disse a dona de casa Nair Perretti. O motorista Paulo Pereira concorda com o fato de ter que pesquisar antes. "Não tenho a menor pressa, principalmente porque tenho que calcular direitinho o que comprar, a grana tá curta, só os pequenos vão ganhar presente esse ano", disse.

 


PROCON DE CABO FRIO ALERTA: 'PESQUISAR PREÇOS E COMPRAR SEM PRESSA É FUNDAMENTAL'


O Natal, por mais que a data seja convidativa para presentear quem se ama, é importante que o consumidor tome alguns cuidados na hora de comprar as lembranças natalinas. Uma dica importante é não deixar as compras pra última hora. Os atrasadinhos tendem a não encontrar todos os produtos que desejam, e acabam pagando mais caro pelo o que sobrou nas prateleiras das lojas.


O Procon de Cabo Frio alerta: é importante evitar as compras por impulso.


Pesquisar: Visitar mais de uma loja para verificar o preço de um mesmo produto pode gerar uma grande economia. A correria do dia a dia pode ser um empecilho, por isso, uma boa ideia é conferir os preços pela internet. Outra dica interessante do Procon é ter em mãos os folhetos com as ofertas para comparar na hora da compra se o preço praticado é o mesmo do anunciado.


Preço fixado de forma clara: O órgão orienta ainda que os produtos têm que estar com seu preço fixado de forma clara, sem ambiguidade ou dúvidas, e nas compras à prazo devem constar o número de parcelas e a taxa de juros. O estabelecimento pode recusar o pagamento por meio de cheque, mas essa informação deve estar clara e em local de fácil acesso, onde o consumidor possa ver. Outra situação ressaltada pelo órgão é que o estabelecimento não pode estipular quantia mínima para compras no cartão de crédito ou débito. Essa prática é irregular e deve ser denunciada, caso o consumidos se sinta lesado.


Troca de presentes: Segundo o Procon, as lojas não têm nenhuma obrigatoriedade de trocar produtos novos que não apresentem defeitos. Apenas compras feitas pela internet têm o prazo de arrependimento sete dias, contado do momento que recebeu o produto, mesmo que não esteja apresentando defeito.

 


OUTRAS DICAS:


- Faça uma lista com os nomes de quem vai presentear e o quanto pretende gastar com cada um para não correr o risco de comprar demais, e também evitar presentes que saiam do seu orçamento


- Após o Natal é comum as lojas fazerem saldões e liquidações. Pode ser interessante deixar para comprar alguns presentes neste período, principalmente para aquele parentes que moram longe e você só vai ver depois do Natal


- Se o consumidor deixa para comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços ou encontrar opções de produtos mais baratos. Com isso, tende a gastar mais, comprometendo o orçamento


- Outra dica é exigir e guardar a nota fiscal, para hipótese de acontecer algum problema futuro 


O Procon Cabo Frio está localizado na Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

 

 

 

Categorias: Economia

Fotos da notícia




Outras notícias