A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionbe0a1abfb944840f71c6eebabad8c93bd8fdf685): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Saúde faz alerta sobre aumento de casos de tuberculose em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Saúde faz alerta sobre aumento de casos de tuberculose em Cabo Frio

Maior incidência é entre os jovens; tratamento é disponibilizado PAM de São Cristóvão e no de Santo Antônio, em Tamoios. Ano passado foram 97 casos da doença e em 2017 foram diagnosticados 149 casos até o início de dezembro


Uma doença antiga e um pouco esquecida pela população segue causando vítimas em todo o Brasil. A tuberculose é infecto-contagiosa, transmitida pela bactéria (Bacilo de Koch), afeta principalmente os pulmões, e atinge cerca de 10,4 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Cabo Frio houve um aumento de 52 casos em um ano. Em 2016 foram registrados 97 casos da doença e em 2017 foram diagnosticados 149 casos de janeiro até o início de dezembro.


Segundo a enfermeira da Saúde Coletiva, Veleida Silva, a maior incidência está entre jovens que tiveram contato com presídios. "Por não saber da doença, acabam ‘passando’ para as pessoas próximas e gerando mais casos", disse.


Os sintomas da tuberculose são febre baixa, geralmente no fim do dia, emagrecimento, suor noturno e tosse contínua. A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, ao falar, espirrar ou tossir. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.


"Nossa orientação é que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima assim que surgirem os primeiros sintomas para que se inicie o tratamento adequado evitando passar a doença para outras pessoas, já que a transmissão é interrompida já nas duas primeiras semanas de tratamento", alertou Veleida.


O tratamento da tuberculose é feito a base de antibióticos e é 100% eficaz desde que o paciente não desista do processo, que dura seis meses. No município o tratamento é feito no Posto de Assistência Médica (PAM) de São Cristóvão e no de Santo Antônio, em Tamoios.


"Sempre orientamos que o paciente não desista do tratamento e o faça durante os seis meses necessários porque quando ele é interrompido, a doença volta mais forte, tornando o processo mais difícil, e podendo causar até a morte", explicou a enfermeira.


No Brasil, em 2016 foram diagnosticados e registrados 66.796 casos novos e 12.809 de retratamento de tuberculose, segundo o Ministério da Saúde. A OMS aponta que mais de 1 milhão morreram por conta da doença em 2015. Esses resultados configuram a tuberculose como um grave problema de saúde pública, destacando que a OMS a reconhece como a doença infecciosa de maior mortalidade no mundo, superando o HIV e a malária juntos.

 

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias