BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (12)

Mais uma de Brunão na Câmara de São Pedro; Marquinho vai prestar depoimento na PF; Corte de luz e protesto em Cabo Frio; Aumento na taxa de embarque em Arraia; Polêmica em Saquarema; E muito mais...


“NÃO PODEM CALAR A MINHA VOZ”

O vereador  líder da oposição, Vanderlei Bento, na sessão desta terça-feira (12), da Câmara de Cabo Frio, desabafou. A plenária começou sob forte protesto de sindicalistas e servidores, contra os escândalos de corrupção envolvendo a autarquia de serviços de limpeza (Comsercaf) e o atraso nos salários do funcionalismo público. O edil conseguiu tomar a palavra no gogó, com dificuldade e debaixo de protesto dos manifestantes, que não queriam deixa-lo falar, mesmo depois do presidente da Casa suspender a sessão. Ele ficou visivelmente abalado e subiu o tom da voz várias vezes. Falou sobre o impeachment e que a cidade tem que mudar o modelo de governo, "que hoje só serve para deixar os prefeitos mais ricos".  O vereador chegou a pedir "pelo amor de Deus" para se pronunciar.

 

 

 

 

 

 

 

MAIS PRESSÃO DA OPOSIÇÃO

também vereador da oposição, Rafael Peçanha, ao contrário do colega, foi aplaudido pela assistência e conseguiu falar sem precisar alterar a voz. Ele disse, incusive, que as empresas envolvidas na Operação Basura, da Polícia Federal, operam nas cidades administradas pelo PMDB no Estado do Rio. Ao final, Rafael disse que o que acontece no município hoje é que o prefeito não governa e não deixa os vereadores fazerem o papel deles, sendo o "anti-prefeito." 

 

 

 

 

 

ATÉ CORTE DE LUZ

Aliás, o governo de Marquinho Mendes, não passa por boa fase e isso todo mundo sabe. É bomba atrás de bomba que o prefeito e secretários vêm enfrentado. Operação da PF, denúncia de fraude em contratos da Comsercaf, bloqueio de contas, pedido de impeachment, greve de servidores, protestos e até corte de energia elétrica. Pois é, nesta terça, segundo nota divulgada pela Comunicação, alguns setores da Prefeitura ficaram sem energia, devido ao corte por falta de pagamento. Ainda segundo a nota, nenhum setor essencial teve o fornecimento interrompido e que o governo aguarda o desbloqueio das contas bancárias para retomar a negociação com a Enel. Que urucubaca, hein?!

 

 

 

 

COMISSÃO DA CÂMARA

Voltando à Câmara de Cabo Frio, o pedido de impeachment do prefeito Marquinho Mendes, protocolado pelo vereador Vanderlei Bento, será analisado pela Procuradoria-Geral da Casa, antes de chagar à Mesa Diretora, segundo informou o presidente da Casa, Aquiles Barreto. Na sessão desta terça, ele anunciou que a Câmara formará uma comissão de vereadores para acompanhar o trabalho de intervenção na Comsercaf, que está sendo feito pelo Executivo. O assunto, aliás, tem sido comentado com muito cuidado pelos edis, principalmente pelos que compõe a base. Ninguém quer polemizar. O líder do governo, Miguel Alencar, disse apenas que o colega tem o direito de entrar com o pedido. “As pessoas devem ter consciência do que querem buscar para o município e o vereador está no papel dele. O assunto será analisado pela Casa e passará pelos ritos necessários. Não quero polemizar”, disse Miguel. Ou seja, ninguém está querendo colocar mais lenha na fogueira, pois a pressão ja está grande. 

 

 

 

 

DEPOIMENTO NA PF

O depoimento do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, à Polícia Federal está marcado para a quinta-feira (14), às 15h, em Macaé. O chefe do Executivo cabo-friense foi intimado a depor sobre o esquema de fraude envolvendo a Comsercaf, exposto após a Operação Basura, na semana passada. A intimação foi entregue no fim da tarde de ontem, na Prefeitura por um agente da PF (foto), conforme antecipamos por aqui na edição de ontem. De acordo com a comunicação da Prefeitura, Marquinho vai comparecer para testemunhar.

 

 

 

 

PASSA POR CIMA MESMO

O presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia, Bruno Costa, na sessão desta terça-feira (12), voltou a surpreender. Em decisão unilateral, ele passou por cima do plenário, que aprovou a realização de sessão extraordinária, quando seria votada pautas como a autorização para o Executivo parcelar dívidas previdenciárias (INSS). Porém, logo após a leitura do versículo bíblico (pela segunda vez na mesma manhã), ele anunciou que, apesar da aprovação da extraordinária, as pautas não seriam votadas porque precisam do prazo de 48h para apreciação. Então, sob protesto de pelo menos cinco vereadores, ele encerrou a sessão, dando as costas para os nobres colegas, numa demonstração clara de falta de decoro. Na Praça do Canhão, o comentário é que Brunão não sabe o que está fazendo, não conhece o regimento interno da Câmara e está muito mal assessorado. Porém, como ele tem o apoio da maioria dos vereadores, o ocorrido nesta manhã não foi nada demais, pois ninguém terá peito para confrontar o “todo poderoso”. Será mesmo?

 

 

 

 

TIRANDO SATISFAÇÃO

O vereador Thiago Fantinha, que na semana passada pegou o microfone na tribuna da Câmara para protestar contra um aumento de taxa de embarque de passeios de barco, na sessão desta terça (12), voltou a usar a palavra, mas dessa vez, muito mais calmo. Disse que esteve reunido com prefeito Renatinho Vianna de quem ele cobrou essa questão. E saiu da reunião com o compromisso do prefeito de que a taxa não seria (e nem será) reajustada de R$ 5,00 para R$ 8,00. O vereador aproveitou o ensejo para dissipar de vez qualquer possibilidade nessa direção. Depois do pronunciamento, a turma ficou admirada comentando que Fantinha está bem com prefeito: “Está com moral, hein?! Entra e sai do gabinete do homem quando quer.” Quem pode, pode!

 

 

 

 

PROEIS E LOA EM BÚZIOS

Em Búzios, após muita reclamação sobre o aumento da violência na península, a Prefeitura e a Polícia Militar anunciaram que as atividades do Programa de Integração na Segurança (PROEIS) começam a partir do dia 20 de dezembro. O programa possibilitará ao município contratar policiais nos dias de folga, para aumentar a proteção em áreas que foram previamente estudadas e programadas. Ainda sobre Búzios, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara se reuniu na tarde desta terça (12), com as entidades representativas e com os vereadores da Casa para tratar da Lei Orçamentária Anual 2018.

 

 

 

 

 

LAGOS SÃO JOÃO

Autoridades municipais da Região dos Lagos participaram no fim de semana, da assinatura do contrato de gestão que viabiliza o Consórcio Intermunicipal Lagos São João como Agência Delegatária. O evento contou com a presença dos representantes dos municípios de Cabo Frio, Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, São Pedro Da Aldeia, Silva Jardim, Rio Bonito, Rio das Ostras e Iguaba Grande. Contou também com a presença da presidente do Consórcio Lagos de São João, a prefeita iguabense Grasiella Magalhães, o presidente do Comitê de Bacias, o vice prefeito de Iguaba, Leandro Coutinho, representantes do Instituto Nacional do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) além dos deputados estaduais André Corrêa e Jânio Mendes.

 

 

 

ASSESSOR OGRO

Diego Neves, assessor do prefeito André Granado, já é bastante conhecido em Búzios por ser um “grandalhão poético”. Mas o que era apenas um hobby, virou coisa séria. Tanto que Diego lança no próximo sábado (16), em Cabo Frio, seu primeiro livro, “Ogro Poeta”. Será às 17h, na Nobel, no Shopping Park Lagos. O livro também foi lançado em Búzios, no Espaço Cultural Zanine, em novembro, e contou com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que já estava na cidade para o Festival de Cinema de Búzios. Boa dica para quem gosta de ler.

 

 

 

 

PARA ALEGRIA DE CHIQUINHO

Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), está inelegível por oito anos. A notícia chegou como música em Araruama, principalmente para a turma de Chiquinho da Educação. Dizem até que no “Paço Imperial” o marido da prefeita, Lívia Bello, foi visto com um secador na mão, na hora do julgamento de Paes. Afinal de contas, ambos querem bater chapa no PDT, para ver quem será o candidato ao governo do Estado no ano que vem. Piadas à parte, o ex-prefeito de Araruama até pode festejar, ainda mais que o governo Lívia/Chiquinho tem conseguido grandes feitos para o município nos últimos meses, se comparado com as demais cidades da Região dos Lagos, com direito teatro novinho em folha e blindex na praça.

 

 

 

POLÊMICA NO SURF EM SAQUAREMA

Em Saquarema, a eleição para a nova diretoria da Associação do Surf tem gerado polêmica. A grande reclamação é a interferência direta da Prefeitura na entidade. O lance é o seguinte, a “Chapa 10 – Associação de Surf de Saquarema Para Todos” apoiada pelo vice-prefeito Pedro Ricardo Oliveira e pela irmã dele e vereadora, Raquel Oliveira, ganhou a eleição. Porém alguns pontos estão sendo questionados pela galera do surf. A começar pelo apoio do vice de Manuela Peres (caracterizado de cunho político), fugindo totalmente das regras determinadas pela Federaçã do Surf (Feserj). Os surfistas alegam que funcionários da associação e até o pessoal da segurança tiveram que se cadastrar e votar,para garantir a vitória da chapa apoiada Pedro Ricardo. O pessoal de Itaúna anda dizendo que o interesse dos políticos pela entidade é, no mínimo curioso, já que o município vai sediar em maio do ano que vem, um campeonato mundial de surf, que agora é um esporte olímpico e pode atrair muito investimento. A galera disse mais, que na formação que venceu a eleição, o pessoal não sabe pegar nem jacaré, que dirá ficar em pé na prancha. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias