Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Superando barreiras e enfrentando os desafios

"Muito mais do que favores, vantagens ou benefícios, tais pessoas desejam que o poder público propicie oportunidades para demonstrarem e provarem seu valor"


Criar políticas públicas que atendam aos anseios da população — esse deve ser o principal objetivo de um político verdadeiramente comprometido com o bem-estar de todos. Para ampliar essa visão, por meio da elaboração de projetos e práticas que representem a melhoria efetiva da vida dos cidadãos, é necessário que o representante esteja sempre próximo de seu povo.

 

Ainda em tempo, quero lembrar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que sugere uma séria reflexão sobre as reais expectativas das pessoas com deficiência.  Muito mais do que favores, vantagens ou benefícios, tais pessoas desejam que o poder público propicie oportunidades para demonstrarem e provarem seu valor — pois é o Estado, afinal, que tem, como obrigação sob a luz da Constituição, de criar condições iguais a todos para trilharem seus caminhos.

 

Pude comprovar essa verdade quando recebi em meu gabinete o técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Surdos. Nossa conversa girou em torno de como poderíamos buscar parcerias, na viagem da nossa seleção, para a Surdolimpíada, realizada na Turquia, em julho deste ano. Percebi o mesmo ao receber na Alerj a delegação brasileira que representou o nosso país nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado. Superando barreiras e enfrentando os desafios do dia-a-dia, as pessoas com deficiência só precisam ter seu espaço respeitado, uma vez que não há diferenças, e sim características da condição humana.

 

Ao constatar a atuação de pessoas com deficiência, como atletas, palestrantes, escritores e profissionais das mais variadas áreas, somos motivados a também superarmos nossos desafios, bem como inspirados a crer que podemos também fazer mais, ir além dos recursos e oportunidades que já temos à disposição.

 

Em meu mandato também percebi a importância do Estado fazer sua parte, concedendo acesso para pessoas com deficiência às oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. A partir desse ideal, nasceu a Lei 7.024 de 2015, de minha autoria, que assegura a adaptação das provas físicas para as pessoas com deficiência nos Concursos Públicos. Tenho a firme convicção de que a aplicabilidade dessa Lei ajudará muito na construção de mais histórias de sucesso.

 

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, reafirmei a minha missão de continuar sendo instrumento que viabilize às pessoas com deficiência, o livre acesso a oportunidades diversas, a fim de que a sociedade continue sendo inspirada por esses guerreiros e  guerreiras que, a despeito das dificuldades, servem como belo exemplo de uma vida repleta de sentido e realizações, justamente por seu engajamento e pensamentos positivos.  Parabéns a esses verdadeiros mestres da autêntica felicidade.

 

Deputada Estadual Marcia Jeovani

 

 

*Marcia Jeovani é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ex-primeira-dama de Araruama e empresária. Muito atuante na Alerj, faz parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Obras Públicas, da Pessoa com Deficiência, Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Cultura e Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias