BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (1º)

A emoção de Clésio Guimarães; Situação preocupante na saúde; Polêmica na Educação de Cabo Frio; O estilo fitness de Joãozinho Carrilho; O telefone sem fio em São Pedro; E muito mais...


O INDISPENSÁVEL

O secretário de Fazenda, Clésio Guimarães, se emocionou na tarde dessa quinta-feira (30), na inauguração da casa do Empreendedor de Cabo Frio. Ao lado do prefeito Marquinho, Clésio revelou a angústia de fazer pagamento de salários com atrasos. Lacrimejando e com a voz embargada, usou a fábula do “Cavalo Velho” (que ao cair no poço, as pessoas jogaram terra para matá-lo enterrado, mas ele usou a terra para fazer uma plataforma e escapar) para motivar o grupo e dizer que a pior fase já passou e que a cidade vai voltar a crescer. Clésio Guimarães e o adjunto Paulo César são dois grandes quadros do governo Marquinho. E mais que isso, Clésio e PC emprestam credibilidade, serenidade e seriedade, que em muitos momentos, ajudaram a amenizar conflitos com sindicatos e bancada oposicionista. Ambos são respeitados até pelos mais radicais. Uma coisa é certa: sem Clésio, a vida de Marquinho seria mil vezes pior.

 

 

 

 

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Alcelmo Gois, do Jornal O Globo, divulgou na coluna dele, que 17 unidades neonatais credenciadas pelo governo do estado do Rio anunciaram que vão suspender novas internações a partir desta sexta-feira (1º), por causa de R$ 100 milhões em dívidas. Os hospitais alegam que, há 10 meses, não recebem a verba acordada com a Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo são 250 leitos para recém-nascidos que ficam em cidades, entre elas, Cabo Frio. O secretário de Saúde cabo-friense, Roberto Pillar, disse que esse dado é real e a situação é muito preocupante.

 

 

 

 

POLÊMICA NA EDUCAÇÃO

A consulta para diretores das escolas municipais de Cabo Frio foi uma das brigas da categoria, que culminou na alteração da Lei Municipal Nº 2902/2017 e na criação da Comissão Central, que organiza todo o processo. Nesta sexta-feira (1º), grande polêmica se formou após o anúncio do indeferimento de chapas de mais de 20 escolas. O motivo? Prestações de contas irregulares. Os vereadores tiveram que entrar na negociação e mediar a situação. Desta vez, nem o Sepe Lagos pode palpitar muito, pois faz parte da comissão que indeferiu as chapas. Uma reavaliação dos indeferimentos foi feita pela comissão nesta tarde. Na semana que vem, os membros da central vão se reunir com os vereadores da Comissão da Educação da Câmara de Cabo Frio, para tentar acabar com o impasse. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, disse que a central cumpriu o que determina a lei e indeferiu quem não entregou a prestação de contas no prazo determinado. Vamos ver como vai terminar essa história.

 

 

 

 

ATIVISMO NA ZONAS RURAL E QUILOMBOLA

A Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher de Cabo Frio aderiu à Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra à Mulher, Nesta sexta-feira, na Escola Municipal Agrícola Nilo Batista, foram realizadas várias atividades voltadas para as mulheres da área rural e quilombolas. A escola está estrategicamente localizada entre os Quilombos de: Botafogo, Preto Forro, Maria Romana e Maria Joaquina. O Ônibus Lilás, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Políticas Públicas para Mulheres e Idosos esteve no local. Foram feitas várias palestras para os estudantes do ensino médio e algumas turmas de 7a. e 8a. série do ensino fundamental e para as mulheres dos Quilombos e da área rural.

 

 

 

 

REUNIÃO COM CONTADORES

Em reunião com contadores do município, o secretário de Fazenda e Finanças de Arraial do Cabo, Sérgio Fernandes, afirmou que a modernização dos processos de alvarás já está em andamento e conta com a parceria da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro. Outra novidade é a criação da sala do empreendedor, que dará suporte aos empresários da cidade e será responsável pela tramitação dos processos de concessão de alvarás. Pelo projeto, após a aceitação da viabilidade da instalação da atividade empresarial, no prazo de 72 horas, o alvará Provisório (desde que a atividade empresarial não se enquadre nas atividades listadas pelo Corpo de Bombeiros como de alto risco) será expedido em até 48 horas.

 

 

 

 

ESTILO FITNESS

O secretário de Ação Social de Búzios, Joãozinho Carrilho, estava na noite de quinta, no evento Vinho’s Day, no bairro Passagem, em Cabo Frio, acompanhado da mãe Claudinha e da irmã, Yasmin Carrilho.  Mas o que chamou a atenção é ele está 16kg mais magro, graças ao estilo fitness que assumiu. Perguntei o que aconteceu para ele mudar tanto e ele disse: “- Tomei vergonha na cara”. Claudinha Carrilho tem uma Champanheria, no Porto da Barra, em Búzios. Ela aproveitou o Vinho’s Day para pesquisar novas marcas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTAÇÃO DO ALUGUEL TEMPORÁRIO

Na Câmara de Búzios, o Projeto de Lei 48/2017 - que visa regulamentar a hospedagem residencial não-profissional, caracterizada pelo aluguel temporário de casas e apartamentos particulares por período inferior a 30 dias, foi reprovado por unanimidade na sessão ordinária de quinta-feira(30). O PL 48/2017 determina que o proprietário do imóvel cadastre a atividade de hospedagem residencial junto à Secretaria Municipal de Fazenda, apresentando documentações e prevê uma vasta lista de exigências para o imóvel, que vão desde ser provido de abastecimento de água potável; estar ligado à rede pública de esgoto ou com tratamento de afluentes e coleta de resíduos sólidos até dispor de extintores de incêndio e materiais de primeiros socorros. O Projeto também estabelece a capacidade máxima de "habitante" por metro cúbico. A vereadora Joice Costa explicou o parecer desfavorável da Comissão de Turismo ao projeto. “Eu acredito que a gente precisa primeiro resolver os gargalos: a fiscalização da Guest House, da hospedagem tipo “Cama e café”. Depois que o poder público resolver essa situação de regularização urbanística, que também precisa acontecer, aí a gente parte para discussão do aluguel de temporada.”, explicou Joice.

 

 

 

 

TELEFONE SEM FIO

Na sessão de quinta-feira (30), da Câmara de São Pedro da Aldeia, o vereador Ediel Teles, em desabafo na tribuna deixou evidente o telefone sem fio que se formou entre o Executivo e Legislativo no município. Segundo ele, chega a frustrar os edis, a demora que o governo leva para responder os ofícios e indicações feitos e encaminhados para o prefeito Chumbinho. Os edis chegam a pedir encarecidamente ao Sr. Francisquinho (o São Francisquinho), para que ele leve a reclamação ou pedido ao chefe do Executivo. Mas, em muitas vezes, nem retorno eles têm. “Eu quero dar respostas aos cidadãos de tudo que pleiteio junto ao Executivo, mas muitas vezes eu não recebo um retorno das autoridades competentes” desabafou Ediel. Não é de hoje que relatamos aqui na Boca Miúda a inoperância da Câmara de São Pedro. A figura do assessor parlamentar do prefeito, que leva a demanda do Legislativo para o Executivo, no lugar do líder do governo, é no mínimo inusitada. O pessoal do Canhão anda comentando que é melhor votar o Sr. Francisquinho na próxima eleição.

 

 

 

 

GUARDA CIVIL MOTORIZADA

A prefeita Lívia Bello entregou nesta sexta à Guarda Civil Municipal seis novas motos e outras quatro que foram totalmente reformadas. O objetivo é que, com os guardas motorizados a segurança pública no Centro da cidade seja reforçada, oportunizando a PM a se dedicar ainda mais no combate à criminalidade em outros bairros.

 

 

 

 

 

PELAS MÃOS DE VANTOIL

Em Iguaba Grande, quem anda “como quem não quer nada”, visitando famílias com o vereador e líder da oposição, Vantoil Martins, é Carlos Victor Mendes. Ele é pré-candidato a deputado federal e tem andado pelos municípios da Região dos Lagos em busca de apoio e também para consolidar a candidatura para o ano que vem. Na última eleição, Vantoil liderou um grupo que conseguiu quase dois mil votos para Vivique. Foi uma votação inédita para um candidato a federal no município.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias