BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (28)

Marquinho e a venda da folha de pagamento; Granado que pegar novo empréstimo; EJA Monte Alto; Comitiva chinesa em Arraial; Saudade de Miquéias; Controvérsias em São Pedro; E muito mais...


SÓ PENSA NAQUILO

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, pensa obsessivamente em uma coisa: a negociação para a venda da folha de pagamento da Prefeitura para os bancos. Alternativa que vem a ser a única saída do governo dessa encruzilhada de atrasos e o pagamento do 13º dos servidores. Já temos informações de que o Bradesco e o Itaú já pegaram o edital e o Santander pega o documento amanhã (29). A abertura das propostas vai acontecer na semana que vem, no dia 6 de dezembro, na Prefeitura. Ou seja, a quarta-feira que vem pode ser o dia D para o município. Tem muita gente na torcida. A bem da verdade, uns contra, outros a favor!

 

 

 

 

 

GRANADO QUER EMPRÉSTIMO

Em Búzios, tudo parece correr como se nada estivesse acontecendo. E isso há muito tempo. Nem parece que o prefeito, André Granado, teve o mandato cassado e governa pendurado numa liminar. Também não parece que ele passou por impeachment na Câmara e escapou por pouco, muito menos que teve parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE), para as contas de 2016. E neste clima de aparente “normalidade”, ele enviou para a Câmara, uma mensagem – a de número 53/2017 – pedindo autorização para R$ 25 milhões de empréstimo na rede bancária. E detalhe: o pedido entrou na Casa em regime de urgência. Lembrando que, na época em André enfrentava forte oposição, chegou a ter cancelada a aprovação do empréstimo de R$ 30 milhões. Mas agora, com a bancada governista recheada, ele tenta novamente. Não há muitas explicações para a destinação do crédito. O curioso é que a pauta vai passa pela Câmara bem quando a vereadora (única oposicionista) está afastada, após passar por processo cirúrgico. Na Rua das Pedras, as péssimas línguas dizem que o empréstimo vai passar sem muitos questionamentos, pois os vereadores se bandearam para o lado do prefeito. Quem viver, verá!

 

 

 

 

PARCERIA PARA ACESSIBILIDADE

Nesta terça-feira (28), firmaram parceria a Prefeitura de Arraial do Cabo e o Sistema Firjan, para levar o Projeto Calçada Acessível para o município, oferecendo desenvolvimento de uma série de ações estimulando a discussão e orientando sobre questões relacionadas à mobilidade urbana. Estiveram presentes o prefeito, Renatinho Vianna, o vice-prefeito, Serginho Carvalho, secretários, a coordenadora de Acessibilidade, Vanessa Pimentel e representantes do Firjan. Vanessa, aliás, ficou muito feliz com a parceria.

 

 

EJA DE MONTE ALTO

Ainda sobre Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, a secretária de Educação, Mônica Nilze, os vereadores Ton Porto e Pancinha, se reuniram com a promotora pública, Kefrine Flarys, para tratar da extinção do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Monte Alto. De acordo com a secretária e o prefeito, a reunião foi muito positiva. A promotora ouviu a alegação do governo, que é contra o fim do EJA nos distritos, devido à falta de oferta e dificuldade de locomoção dos estudantes. Segundo Renatinho, ela pediu uma semana para estudar o caso e chegar a uma solução. “Mostramos o nosso interesse e vontade de manter o EJA em Monte Alto. Acreditamos que ela entendeu nosso lado e agora vamos aguardar o posicionamento dela”, disse o prefeito.

 

 

 

COMITIVA CHINESA

Nesta quinta-feira (30), o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, vai receber uma comitiva chinesa para tratar de assuntos relativos à Câmara de Comércio Brasil – China. A reunião será no Porto do Forno e os secretários cabistas também vão participar. Boas novas podem surgir num futuro próximo.

 

 

 

COMBATE À OBESIDADE

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, recebeu no gabinete dele, nesta terça-feira (28), o cirurgião bariátrico, Dr. Cid Pitombo. O médico é referência internacional no combate à obesidade e com a equipe está produzindo um documentário sobre este tema para o Ministério da Saúde. Segundo Marquinho, Cabo Frio foi escolhida para participar do filme. Em postagem no Facebook, o prefeito parabenizou o médico e comemorou a escolha da cidade para o filme.

 

 

 

 

SAUDADES DE MIQUÉIAS

Por causa da ausência do vereador Miquéias Gomes na sessão desta terça-feira (28), na Câmara de Iguaba Grande, a oposição conseguiu aprovar três novos requerimentos que vão promover um inferno na vida da prefeita Grasiella Magalhães. Os oposicionistas querem que o Executivo disponibilize documentos sobre a compra de material de construção no ano de 2016; querem também detalhes do parcelamento da Prefeitura com o INSS; e ainda que o governo informe o que foi feito dos recursos oriundos das multas de trânsito aplicadas na cidade. Na Praça Edila Pinheiro, a turma falou que o celular de Miquéias tocou umas 20 vezes nesta terça, das 10h às 13h, horário em que acontecia a sessão. De quem teria sido tantas ligações?

 

 

 

 

CHOQUE DE ORDEM

Ainda sobre a prefeita Grasiella Magalhães... Ela baixou decreto limitando o horário de funcionamento de bares nas ruas do Centro de Iguaba Grande. Segundo informações da Comunicação da Prefeitura, o Decreto 1736/2017, determina que os estabelecimentos comerciais devem funcionar das 7h às 23h. A regra vale para estabelecimentos que vendam bebida alcoólica, localizados na Rua Paulino Pinto Pinheiro, do número 130 ao número 261. O motivo, de acordo com o governo, são as inúmeras denúncias e reclamações de moradores e comerciantes do Centro da cidade. Em Cabo Frio, uma medida parecida causou o maior alvoroço na cidade. Vamos ver como vai ser em Iguaba.

 

 

 

 

 

OBRAS E SALÁRIOS ADIANTADOS

A crise financeira parece que não atingiu Araruama que segue na contramão das demais cidades da região. Enquanto muitos prefeitos estão quebram a cabeça para encontrar formas de pagar a folha de pagamento e o 13º salário, Lívia de Chiquinho, antecipa (pelo segundo mês consecutivo) os salários dos servidores. Nesta terça-feira (28), ela anunciou o programa de rádio que o pagamento de novembro já está disponível para saque e o repasse para o Ibasma será feito no dia 30. E mais, disse que dia 18 de dezembro sai a licitação para obras de ampliação e restruturação da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, em Sobara, com a construção de uma grande quadra coberta e três novas salas, além de um posto de saúde para atender a comunidade.  O curioso é que nem assim a prefeita consegue segurar as críticas. A obra da Praça Antônio Raposo, que recebeu até blindex, já rendeu muito disse me disse. Agora o local está coberto com plástico preto e o pessoal no entorno anda dizendo que a praça está de luto.

 

 

 

 

 

HÁ CONTROVÉRSIAS

Embora a turma de Guga de Mica diga pelos quatro cantos da cidade que ele tem trabalhado para disputar a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, tem gente que acha que tudo não passa de blefe. Nas contas de muitos dos analistas políticos do Canhão, o ex-vereador (que teve o mandato cassado ela Justiça) não terá condições para disputar a eleição de 2020, pois ainda estará inelegível. Só se os advogados dele tiverem estratégia mirabolante. E nesse país, não dá pra duvidar de nada...

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias