Colunista RC24h - Marcia Jeovani: Companheiros de criação

'É imprescindível que os alunos, em seu desenvolvimento intelectual e emocional, sejam orientados e conscientizados sobre a preservação do bem-estar dos animais, principalmente quando ameaçados no ambiente natural'


Francisco de Assis, o fundador da Ordem Franciscana, costumava dizer que os animais, as plantas, as pedras, os astros e toda a natureza são nossos companheiros de criação. Todos nós fazemos parte do mesmo universo existente. Temos todos laços em comum com a mãe-natureza.


Da visão holística de São Francisco vamos para o cuidado que devemos ter com os animais — cuidado esse que precisa ser ensinado e motivado desde cedo para que as crianças cresçam conscientes dessa responsabilidade.


Pensando na educação dos pequenos em relação ao cuidado com os animais, elaborei o projeto de lei nº 3.427, de 26 de setembro de 2017, que proíbe a apologia aos maus tratos com animais em cartilhas pedagógicas e materiais didáticos da rede estadual de ensino público ou privado no Rio de Janeiro. Abordar tais questões desde a infância é de extrema importância, uma vez que é sabido que a criança forma boa parte da sua personalidade e hábitos com o que é ensinado na escola e no convívio social. 


Sabemos que uma imagem é gravada pela memória com muito mais facilidade. A realidade se apresenta, na maior parte das vezes, de maneira visual. Nesse sentido, entendemos ser necessária a retirada de desenhos ou representações gráficas dos instrumentos visuais de educação das crianças. É imprescindível que os alunos, em seu desenvolvimento intelectual e emocional, sejam orientados e conscientizados sobre a preservação do bem-estar dos animais, principalmente quando ameaçados no ambiente natural.

 


Também sugiro a publicação de uma Cartilha de Proteção Animal, em que as crianças tenham a oportunidade de conhecer as necessidades básicas dos bichos e sejam motivadas a planejar, de forma criativa, maneiras diversas para ampliar o cuidado dos animais.


De qualquer modo, a ideia principal do meu projeto é mais do que proteger animais contra os maus tratos ou a exploração cruel. O projeto de lei trata-se, essencialmente, de oferecer à criança a oportunidade de se sentir engajada ao sagrado sistema da vida, no qual — para que todos os seres vivam bem e — precisamos assumir a responsabilidade de manter o vínculo de respeito e cuidado para com todos os seres.


Afinal, somos todos companheiros de criação.

 

 

 

 

 

 

*Marcia Jeovani é deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ex-primeira-dama de Araruama e empresária. Muito atuante na Alerj, faz parte das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Obras Públicas, da Pessoa com Deficiência, Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, Cultura e Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira. 

 

 

 

 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias