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Influenciadoras digitais ensinam empresários de Cabo Frio a trabalhar sua marca nas redes sociais | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Influenciadoras digitais ensinam empresários de Cabo Frio a trabalhar sua marca nas redes sociais

Em encontro promovido pela Associação Comercial e Sebrae, quatro blogueiras mostraram como a inspiração vinda do mundo real influencia no poder de compra


Já não dá mais para as marcas não desenvolverem um trabalho com as influenciadoras digitais, que tem o potencial de gerar conteúdo de relevância para as empresas, influenciando a compra de seus consumidores alvo. A afirmação é de Letícia Lopo, atriz e blogueira com 130 mil seguidores no Instagram, que participou nesta quarta (8), do encontro "Digital Influencers", promovido pela Associação Comercial de Cabo Frio, em parceria com o Sebrae, no Dream Land Pub, na Passagem. Lopo esteve ao lado de Lu Sabóia (Jornalismo da Cozinha), da blogueira de moda Lu Almeida e Katia Garrido, do Mulheres Maduras, durante a conversa com empresários. Juntas, elas tem 300 mil seguidores e vem influenciando consumidores na Região dos Lagos e em todo o país.

 
Em mais de uma hora de papo, elas deram dicas de que como as empresas podem utilizar essa nova mídia para trabalhar sua marca. Luma ressaltou que as influenciadoras digitais ajudam a aproximar a empresa do público, por serem consumidoras reais fazendo indicações. "Muitas vezes as pessoas olham uma atriz vestindo uma roupa de determinada grife e se sentem distantes daquela realidade. Já as influenciadoras inspiram mais facilmente, pois são do mundo real", completou Katia.

 
Segundo Lu Almeida, um exemplo recente de que esse modelo gera retorno para as marcas foi a decisão da Dolce & Gabbana de convidar um grupo de celebridades da internet para estrelar a nova campanha da marca. Nas fotos do verão 2017 da grife, clicadas em Capri, Cameron Dallas (que tem 16,1 milhões de followers no Instagram), Luka Sabbat (com 268 mil seguidores) e Presley Gerber (filho de Cindy Crawford que acumulou a marca de 165 mil seguidores) aparecem ao lado de uma série de influenciadores que, juntos, somam milhões de fãs nas redes sociais.

 


 

Durante o papo, mediado pela jornalista Iva Maria, elas ressaltaram, entretanto, que as marcas precisam se preocupar em contar histórias nas redes sociais, trabalhando o conteúdo a ser oferecido aos leitores e não apenas em vender produtos. "A venda é consequência. O público tem que conhecer a marca por meio das histórias que serão contadas", enfatizou Lu Almeida. 


Uma questão ainda de difícil entendimento para os empresários é a medição dos resultados. Segundo as blogueiras, é necessário testar vários modelos de posts, horários e formatos que garantam mais engajamento e conhecer o público que se relacionam. As métricas variam entre quantidade de curtidas, compartilhamento, geração de mensagens diretas, comentários, combinando resultado de imagem com vendas. "É um trabalho de tentativa e erro e muita observação. Você aprende com seu público o que dá mais engajamento", disse Luma.

 
Aos empresários, mandaram um recado: é necessário escolher bem a influenciadora, para ver se a mesma tem adesão ao seu público. Caso contrário, pode não dar certo. Elas também recomendaram planejamento para adotar esse modelo, mesmo porque as influenciadoras geram novas demandas, que precisam ser atendidas pela empresa.

 
Para Ielra Viter, vice-presidente da Associação Comercial, o encontro cumpriu seu objetivo de mostrar aos empresários locais que esta nova ferramenta de marketing pode ser utilizada dentro da estratégia de cada um de maneira positiva. "Ter alguém que legitime seu produto ou serviço estando mais próximo da realidade pode fazer toda a diferença no seu resultado da marca", argumentou.

 
Segundo Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, a instituição tem oferecido capacitação e consultoria para os empresários em marketing digital , pois entende que os empreendedores precisam conhecer este mercado. "As empresas precisam promover seu negócio e não podem ficar paradas no modelo tradicional. Hoje temos novas formas de marketing, entre elas a geração de conteúdo nas redes sociais e o trabalho das influenciadoras. Os empresários precisam estar atentos aos novos caminhos", disse ela.
 
 
 

Categorias: Economia

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