Marinha encontra peças de caça desaparecido há mais de um ano em Saquarema

Material foi encontrado por pescadores na Praia de Ponta Negra


A Marinha confirmou nesta terça-feira (7) que duas peças do caça que estava desaparecido após cair no mar de Saquarema em julho de 2016, foram encontradas na Praia de Ponta Negra. Por meio de nota, a Marinha informou que "as peças metálicas apresentam indícios de que teriam se desprendido da fuselagem do AF-1B".


O material recolhido foi encontrado na quarta (1º) e segunda-feira (6) por pescadores. De acordo com a Marinha, foram encontradas duas partes do estabilizador vertical da aeronave. A análise realizada apontou que as peças estavam soltas no mar e que não foram retiradas da aeronave pela rede de pesca.


Em agosto do ano passado a Marinha confirmou que encontrou dois pneus do trem de pouso do caça. As peças foram encontradas nas praias de Monte Alto, em Arraial do Cabo, e do Peró, em Cabo Frio.


O acidente


A queda aconteceu durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície a 44 km da costa. As buscas pela aeronave e pelo Capitão de Corveta duraram 88 dias.


Os caças da Marinha do Brasil participavam do treinamento. Durante o voo de afastamento do navio, que era o alvo no exercício, houve a colisão entre as aeronaves e a queda de uma delas no mar.


O piloto que conseguiu retornar para a base de São Pedro da Aldeia não viu se se o colega ejetou antes da queda da aeronave. O caça não tinha GPS (Sistema de Posicionamento Global), apenas dois equipamentos de localização pessoal do piloto, que não tiveram o sinal detectado, de acordo com a Marinha.


Segundo a Força Aérea, o Capitão de Corveta Igor Simões Bastos era instrutor e tinha experiência com missões de ataques a alvos de superfície, a mesma do treinamento praticado durante o acidente. Cada piloto militar passa por uma formação específica durante 3 anos para pilotar caças. O último ano da formação é feito com a Força Aérea dos Estados Unidos.

 

 

 

 

 

 


As buscas


As buscas pelo piloto foram encerradas quase três meses após a queda da aeronave. No dia 21 de outubro, a Marinha do Brasil informou que as buscas ao piloto Capitão de Corveta Igor Simões Bastos e ao caça que caíram no mar de Saquarema foram encerradas.

 


"As equipes de salvamento realizaram, nesse período, varredura ao longo da área marítima e trechos de praia situados nas imediações do acidente, inclusive com o emprego de mergulhadores da Marinha do Brasil, porém, lamentavelmente, o piloto e a aeronave não foram encontrados", informou a nota enviada à imprensa na época.

 

 

Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias