Após pressão em audiência pública da Alerj, Enel anuncia antecipação do Plano de Verão

Prefeitos de Arraial do Cabo e Iguaba Grande cobraram medidas enérgicas da empresa, para acabar com os problemas no fornecimento de energia


Depois de muita pressão dos deputados e prefeitos, na audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), ocorrida na manhã desta quarta-feira (11), a Enel – concessionária de energia elétrica que atende a Região dos Lagos – se comprometeu em antecipar o Plano de Verão para o dia 30 de outubro. A ação é uma medida em que a empresa se programa para desempenhar na alta temporada, de forma a minimizar problemas no período em que os municípios da área de atuação mais recebem turistas. Mas, depois que as autoridades pressionaram a direção da Enel, o plano foi antecipado, já para atender o feriado de Finados, dia 1º de novembro.

 

 

A previsão inicial era de iniciar somente em dezembro, de acordo com a responsável pelas relações institucionais da Enel, Cláudia Guimarães. Mas após a audiência pública, ficou acordado que a empresa vai apresentar o Plano de Verão na próxima semana para os prefeitos e deputados.

 

 

A audiência pública para discutir a crise no fornecimento de energia elétrica na Região dos Lagos foi convocada pelo deputado Janio Mendes, em conjunto com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Luiz Martins, que presidiu o evento. Estiveram presentes os prefeitos de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães. A deputada Marcia Jeovani também participou da audiência.

 

 

A empresa alegou que está fazendo investimentos na Região dos Lagos que ultrapassam os R$ 86 milhões, além disso, está trocando o maquinário por equipamentos mais modernos, inclusive já renovou boa parte da subestação que fica em Arraial do Cabo.

 

 

Janio Mendes ficou bastante satisfeito com o resultado da audiência pública. “Tivemos um saldo muito positivo, com antecipação de 45 dias do Plano de Verão, aumento do efetivo para atender a Região, entre outros pontos. Além disso, a empresa vai mostrar o plano para os parlamentares e prefeitos e poderemos acompanhar tudo de perto”, disse Janio Mendes.

 

 

 

 

A prefeita de Iguaba foi enfática nas cobranças. “Queremos ver resultados, a salinidade na rede não é novidade. Precisamos de manutenção urgente. Além de problemas no fornecimento de energia, estamos com nossas ruas escuras, sem braços de luz, que têm sido retirados pela empresa. Isso sem falar em vários bairros que está há dias em energia em Iguaba. É preciso resolver essa questão, não podemos aceitar desculpas”, disse Grasiella.

 

 

O prefeito cabista também cobrou soluções. “Precisamos que o problema seja resolvido imediatamente, com planejamento eficaz e sem prejuízo para o cidadão. Arraial do Cabo é uma das cidades mais afetadas pelas constantes quedas de energia. Espero que consigamos chegar a um consenso na paz, sem precisar acionar a Justiça”, rebateu Renatinho Vianna.

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias